Montar uma cozinha exige planejamento e pesquisas sobre os modelos de móveis e eletrodomésticos, bem como a forma de organizá-los da maneira mais funcional.

cozinha compacta

A cozinha é um dos lugares mais importantes de uma casa. É nela onde as refeições são preparadas e se constroem memórias afetivas envolvendo o compartilhamento de alimentos.

Quem está montando uma casa ou apartamento sabe o quão trabalhoso esse processo é. No que se refere à cozinha, é importante investir em bons eletrodomésticos e organizá-los de forma que sua durabilidade não seja prejudicada.

Uma tendência que vem se fortalecendo nessa área é a cozinha compacta. Por isso, se você está buscando um conjunto de mesas e cadeiras e ainda não conhece esse estilo, confira mais.

Economia de espaço


A principal razão para pensar em uma cozinha compacta é a necessidade de economizar espaço. Ao escolher móveis para esse cômodo, como armários e bancadas, uma ótima opção é apostar nos planejados, que são feitos para atender às necessidades da sua casa de modo personalizado.

Outra vantagem da cozinha compacta é usar cada espaço do cômodo da forma mais funcional e prática possível. Um exemplo disso são móveis com portas de correr, que além de otimizarem o espaço dão um visual super moderno para a cozinha.

Triângulo de trabalho


Outra tendência quando o assunto é cozinha compacta é a formação do chamado “triângulo de trabalho”, composto por pia, fogão e geladeira, que são os itens mais usados enquanto preparamos uma refeição. Essa organização é super prática e pode agilizar a preparação das refeições, já que coloca esses itens em posições estratégicas e sequenciadas.

Contudo, uma recomendação importante é não deixar o fogão ao lado da geladeira. A razão para isso é que esses dois eletrodomésticos alcançam altas temperaturas enquanto estão funcionando e, se forem colocados próximos, podem ficar ainda mais quentes, acelerando o processo de deterioração. Por isso, mantenha-os longe um do outro para garantir maior durabilidade desses itens.

Revestimentos


Outra dica importante é caprichar nos revestimentos escolhidos para a cozinha. No piso, é bom escolher revestimentos simples de limpar e de cores não muito claras, já que pisos brancos deixam a sujeira mais nítida.

Esse modelo de cozinha requer itens estratégicos que ampliem a sensação de espaço. Um exemplo é o espelho, item super estratégico de se colocar nas áreas da sua casa que são mais apertadas, já que dá a sensação de que os espaços são maiores.

Contudo, na cozinha, o espelho deve ser menor, já que vai ser sujo com mais facilidade do que se estivesse em outro cômodo (devido à evaporação de fumaças e respingo de óleo durante o cozimento de alimentos). O vidro é um material bem interessante para aparecer em prateleiras, já que isso também aumenta a amplitude desejada para esse cômodo.

Suportes aéreos também são bastante estratégicos na cozinha compacta, já que ajudam a organizar esse ambiente, mas sem ocupar o espaço que pode ser destinado para eletrodomésticos e móveis. Outra vantagem desse item é que ele deixa a decoração moderna e despojada.

Essencial


Outra vantagem da cozinha compacta é que ela pode poupar esforços e dinheiro de transporte e entrega dos móveis. A prioridade desse tipo de cozinha é trazer o essencial para o cômodo.

As cozinhas compactas são marcadas por uma área reduzida e na medida justa para atender todas as necessidades, como guardar utensílios e eletrodomésticos em compartimentos estratégicos, deixando espaço para as pessoas transitarem.

Por isso, antes de comprar objetos, faça uma lista do que será realmente usado. Se você já tem alguns itens, verifique quais você realmente usará e doe aqueles que serão de certa forma inutilizados.