Como montar um quarto harmonioso e aconchegante

Como montar um quarto harmonioso e aconchegante?

Itens como roupa de cama e tapete fazem toda a diferença no espaço.

O quarto é um ambiente de alta intimidade dentro de qualquer casa e, por ser o lugar onde descansamos e relaxamos, é preciso que ele seja, no mínimo, organizado e aconchegante.

Para unir essas duas características, você pode investir em diferentes elementos táteis — como o uso de um edredom soft touch nos dias mais frios — quanto visuais, a exemplo das cores das paredes e até mesmo a iluminação. Com algumas mudanças no ambiente e uma pitada de organização, seu quarto vai virar um verdadeiro reino dos sonhos.

Organização em primeiro lugar

É impossível pensar em um ambiente harmonioso e bagunçado ao mesmo tempo. Tais características são antagônicas e, por isso mesmo, é preciso escolher entre uma ou outra. Para quem busca a primeira opção, a dica é manter a organização em dia.

No caso dos quartos, um dos principais móveis é a cama. Seja ela de solteiro ou casal, é imprescindível que ela esteja devidamente arrumada assim que você levantar. Criar esse hábito pode facilitar a sua vida na medida em que essa simples tarefa não será um peso extra a ser feito depois.

Além da cama, guarda-roupa, armário e/ou cômoda precisam também seguir a mesma regra de organização. Mantenha as roupas guardadas de forma que faça sentido e que seja acessível para você. Por exemplo: colocar os pijamas na primeira gaveta, as camisetas na segunda e as roupas de malhar na última.

Em relação aos calçados, tenha um espaço reservado para eles — seja uma sapateira, prateleiras ou nichos. Evite guardá-los sujos e coloque as meias usadas no cesto de roupa suja. Falando nisso, nada de deixar roupas espalhadas pelo quarto. Estando sujas, seu destino deve ser o cesto. Caso contrário, guarde-as.

Acessórios também devem ser guardados de forma organizada. Se você tem itens de maquiagem, perfumaria e cosméticos, vale a pena ter um pequeno cesto para deixar tudo junto e de forma acessível.

Use prateleiras

No quesito organização, as prateleiras são itens indispensáveis, principalmente para quem tem coleções de livros, CDs, DVDs, jogos ou mesmo para quem quer decorar o quarto com objetos sem ocupar tanto espaço. Prefira tons neutros, como creme e branco, para dar um ar mais leve e clean ao ambiente. Peças de madeira clara também são uma ótima pedida.

Invista em roupa de cama

As peças usadas para arrumação da cama também fazem uma diferença enorme em um quarto. Tente usar modelos que tragam um pouco mais sobre a sua personalidade, seja ela mais romântica, divertida, serena ou moderna. Estampas geométricas, florais, degradê e até peças lisas darão outro ar à sua cama.

Busque por peças de acordo com cada estação. No verão e na primavera, vale a pena manter a cama com peças mais leves, enquanto no outono e inverno é preciso tirar os edredons e cobertores do guarda-roupa (não esqueça de colocá-los no sol ou lavá-los antes de usar).

Ajuste a iluminação

A depender de como você usa o seu quarto, é possível deixá-lo mais ou menos escuro. Quem usa o quarto como espaço de home office ou estudo, por exemplo, precisa de mais claridade. Nos dois casos, uma possibilidade é usar uma cortina blackout, deixando-a aberta quando precisar de mais luz.

Para deixar o ambiente mais aconchegante, é possível colocar luzes amareladas ou, ainda, aplicar pequenas lâmpadas de LED ou pontos de luz ao redor da cabeceira da cama. Luzes pendentes também são uma alternativa bem interessante.

Tenha um tapete

Por fim, escolha um tapete para deixar ao lado da cama. Existem diversos modelos — redondos, retangulares, persa, belga, indiano, felpudo, liso, estampado, entre outros. Procure por um que seja finado ao seu estilo e ao do seu quarto.