Por que as pequenas empresas precisam de sites

Por que as pequenas empresas precisam de sites?

A internet é o canal de marketing mais eficaz que existe e tem a capacidade de alcançar muito mais pessoas do que qualquer flyer ou propaganda no jornal. Além disso, os custos para manter seu site online são baixos, com opções até gratuitas, e você vai causar uma boa impressão ao apresentar sua empresa para seus clientes demonstrando que possui um site. Então, considere sim investir um pouco de tempo e de recursos para começar o seu negócio causando uma boa impressão.

Mas você mesmo deve produzir seu próprio site?

Tudo depende de suas habilidades. Se você tem conhecimento para montar seu próprio site, e com uma qualidade razoável, vá em frente! Você vai economizar um pouco de dinheiro, vai poder explorar recursos por conta própria e vai deixar seu site com a sua cara.

Hoje em dia, existem alternativas boas para você conseguir produzir seu próprio site, sem tanto conhecimento técnico: o WordPress é uma das plataformas para criação de site mais difundidas no mundo todo! Sim, você vai precisar de alguma habilidade para fazer as configurações do seu site no WordPress, mas é uma ótima opção.

Outra opção é verificar com o serviço de hospedagem do seu site as ferramentas disponíveis para criação de sites: hoje em dia, os provedores de hospedagem possuem aplicativos ou sistemas muito fáceis de criação de sites básicos, que vão resolver o seu problema.

No entanto, se suas habilidades são limitadas para esse processo, você pode contratar alguém que te ajude, afinal, seu site será uma das principais formas de apresentação da sua empresa, e é importante que fique bem profissional.

Você precisa gastar muito dinheiro?

Depende muito do resultado final que você procura, ou do tamanho do site que você precisa. Em geral, se você for produzir um site simples, o ideal é você ter um notebook razoável que te permita utilizar aplicativos de criação de sites com um bom desempenho ( dê uma olhada aqui nesse comparador de notebook para conferir opções ).

Porém, se você estiver buscando um site grande, para uma loja online com muitos produtos, com recursos mais avançados ou que vá receber muitas visitas, pode ser mais interessada contratar empresas especializadas nisso e, claro, seu investimento será maior.

De que conteúdo você precisa em seu site?

Cada negócio tem uma necessidade diferente e as possibilidades são praticamente infinitas. O mais básico é você utilizar seu site para divulgar quais são seus produtos ou serviços e informar uma maneira para seus clientes realizarem a compra.

Dessa forma, você estará cumprindo com a função mais básica do seu site: apresentar sua empresa e gerar negócios.

Gostou? Então comece!

Se você está convencido de que o seu próximo passo é conseguir um site, vá para a execução: veja qual alternativa se enquadra no seu orçamento e nas suas capacidades: construir um site por conta própria ou contratar um profissional para isso. Para facilitar ( e muito ) o processo, pesquise sites de empresas concorrentes, e veja quais recursos utilizam em seus sites, para que você possa ter uma base do que fazer.

Agora é só começar e, em breve, esperamos encontrar seus produtos e serviços na internet!