Dicas para tornar a rede da sua empresa mais segura

Dicas para tornar a rede da sua empresa mais segura

Quantas vezes você ligou a tv e ouviu a história de alguma empresa que tenha sido hackeada e teve as informações pessoais de clientes e da empresa roubados? Provavelmente, algumas vezes, e é por isso que a segurança da rede das pequenas empresas é um tema tão importante.

Pequenas e medias empresas podem ser alvos frequentes para o roubo dessas informações, dado que muitas dessas empresas menores não tem orçamento ou habilidades para manter a segurança de sua rede atualizada. Os hackers percebem que muitas das empresas menores são muito vulneráveis, e que a probabilidade de eles serem pegos é baixa, portanto, não seria um grande desfio invadir esse tipo de rede para roubar informações.

Uma vez que as empresas menores podem não ter funcionários em tempo integral, algumas falhas de segurança podem passar despercebidas, o que pode aumentar a quantidade de danos causados.

A importância da segurança da sua rede

Há muitas coisas a se considerar quando você leva em conta o custo de um desses ataques de hackers. Obviamente, se eles roubam algum dinheiro, isso é um problema. Mas existem outras consequências graves que podem impactar diretamente no seu negócio, e o que acontecera com a sua reputação se você for hackeado? Seus clientes continuarão fazendo negócios com você ou se sentirão inseguros e irão para os seus concorrentes? Isso pode ter um custo ainda maior… Negócios perdidos.

Para te ajudar, aqui estão algumas dicas!

Tenha um firewall sempre ativo

Ter um bom firewall é o primeiro e mais importante passo para garantir sua rede segura, tanto em casa quanto no escritório. Certifique-se de que o software de firewall esteja atualizado e ativo em todos os computadores. Se você possui algum conhecimento mais avançado de informática, configure os computadores para que o firewall não possa ser desabilitado por funcionários.

Tenha uma política de segurança de dados

Desenvolva uma política de segurança de dados para o seu negócio, com algumas especificações simples que farão a diferença, como:

  • Utilizar sempre senhas adequadas e seguras;
  • Atualização de senhas a cada 2 ou 3 meses.
  • Oriente seus funcionários a não acessar sites duvidosos.
  • Invista nos Melhores Repetidores de Sinal Wifi, para que você estar seguro em todos os ambientes em que tiver internet.

Tenha um software antivírus

Mantenha todo o seu software antivírus atualizado e ativado em todos os computadores da sua rede, e certifique-se de que seus funcionários tomem cuidado sites e com e-mails suspeitos. Treinar seus funcionários é uma atitude importante para garantir que seu negócio esteja seguro.

Softwares antivírus gratuitos já ajudam bastante mas, caso você tenha algum orçamento adicional, invista em um antivírus com recursos mais avançados.

Tenha um seguro

E por último, e não menos importante, certifique-se de ter cobertura para crimes cibernéticos na cobertura de sua apólice. Converse com seu corretor para garantir que seu negocio esteja protegido de possíveis prejuízos.

A segurança da sua rede não é algo para tomar cuidado casualmente. Lembre-se: o prejuízo que pode ser causado em uma situação de invasão hacker pode passar despercebido por minutos, horas ou meses, e você pode ter dados muito sensíveis perdidos durante esse período. Portanto, dedique um tempo e um orçamento e garanta a sua tranquilidade.