O guia definitivo para o ciclista iniciante

O guia definitivo para o ciclista iniciante. Orientações e dicas

Se um esporte triunfou na fase “pós-confinamento”, isso é, sem dúvida, ciclismo. As vendas de bicicleta aro 29 cresceram para níveis muitos grandes e o setor teve que enfrentar um dos mais surpreendentes booms esportivos da história. Primeiro estava correndo e agora pedalando.

A loucura das bicicletas foi desencadeada e com ela o número de novos ciclistas que semana após semana começam a pisar no asfalto. O ciclismo de estrada lidera o caminho e, embora todos nós que amamos este esporte há anos estamos com sorte, começamos a detectar comportamentos e comportamentos perigosos por parte desses iniciantes.

Diante dessa situação, que de passagem era algo previsível, não tive escolha a não ser fazer um guia para ciclistas iniciantes. Algo básico, direto e que mais de um ousará descrever como trivial. É verdade que algumas das dicas que listo abaixo iludem mais senso comum do que uma longa experiência em uma bicicleta, mas depois de mais de meia vida em cima da “magrela”, um servidor pode garantir que o que falta mais de uma é justamente isso. senso comum.

Vamos com uma série de dicas práticas para os recém-chegados começarem a respeitar o que levamos tantos anos para construir e transmitir. Educação, respeito, sacrifício e humildade.

E se você é um daqueles que tem dado os pedais há algum tempo, estou convencido de que uma revisão do código ético e moral do ciclismo também não vai machucá-lo. A licença do ciclista não é obtida pelo aplicativo Strava. Vamos deixar os valores deste esporte onde eles merecem

Papel e lápis, que nós arrancamos!

Ouça e aprenda com veteranos

Dizem que a experiência é um diploma e o ciclismo não é exceção. Minha recomendação é que você se deixe ser aconselhado pelos ciclistas que praticam este esporte há mais tempo que o seu.

Independentemente de sua condição física, eles terão passado mais horas na sela e isso você acha que não deve, em princípio, fazer a diferença.

Nos primeiros dias você deve ser todo ouvidos. Absorva o conhecimento e absorva todas as indicações que lhe são dadas.

Você é novo em tudo isso, então mostre respeito aos veteranos do grupo. É provável que eles andem mais do que você e que eles também farão um esforço extra para sair com você.

Ver alguém andando de de bicicleta na TV é muito bom, mas o dia a dia na estrada é outra história. Aproxime-se sempre que puder para pessoas que competiram ou que têm vasta experiência. Eles são a melhor opção para aprender a rolar em um grupo, dar relés ou melhorar o layout nas descidas. Você também aprenderá o código não escrito do ciclismo que inclui, por exemplo, a generosidade com colegas que se encontram quebrados na sarjeta.

“Alcance pessoas que competiram ou tenham vasta experiência. Eles são a melhor opção para aprender a rolar em um grupo, dar relés ou melhorar o layout.”

Alguns ciclistas ignoram completamente essa situação e com 4 partidas e uma boa progressão física eles acreditam estar prontos para competir no Tour de France. Este perfil é o verdadeiro problema. O excesso de confiança pode levar a distrações e já sabemos que uma distração em certos momentos pode levar a danos reais.

Obtenha algumas noções básicas de mecânica

Ao ter algumas noções básicas de mecânica, quero dizer a habilidade que qualquer ciclista deve ter que ser autossuficiente. Isso implica ser capaz de corrigir uma punção ou a obrigação de saber com alguma profundidade as partes de uma bicicleta.

Muitos são aqueles que saem para atirar sem qualquer conhecimento sobre este assunto. Acredite em mim você está deitado no meio de uma tempestade de verão você vai se lembrar deste ponto.

Trocar uma punção não é nada complicado, mas se você ainda não é capaz de resolvê-lo pelo menos saia para treinar com um kit básico de ferramentas de bicicleta.

Procure um desenvolvimento adequado

Você não é o primeiro que depois de comprar uma bicicleta de segunda mão percebe que o desenvolvimento que ela precisa não é adequado. Você deve escolher uma combinação de velocidades que se adapte o máximo possível à sua condição física.

Se você é novo e não tinha praticado ciclismo antes, opte por um desenvolvimento amplo o suficiente para subir qualquer encosta. Um dos grandes erros ao comprar uma bicicleta está na escolha errada do desenvolvimento.

Não tem nada a ver com o prato que um amador usa para competir com o que um ciclista pode precisar em seu primeiro evento esportivo. Se você quiser saber mais não hesite em consultar nossa publicação “desenvolvimento para bicicleta”. Um extenso guia para a estrada e MTB.

Seja realista

Heroísmo é muito bom, mas proezas esportivas não estão ao alcance de todos. Considere alguns primeiros objetivos realistas. Caso contrário, é provável que você acabe odiando a moto e que você vai começar a ser preguiçoso para sair e fazer certas rotas. Aproveite o momento e cada pedal.

Não faz muito tempo eu saí daqui algumas dicas práticas para enfrentar com garante seus primeiros 100 quilômetros de bicicleta. O crescimento deve ser progressivo e não faz muito sentido emplacar uma partida de cem quilômetros se não tiver chegado aos 50.

Esqueça a velocidade média

Ainda não entendo por que alguns ciclistas amadores são obcecados pela velocidade média. Esse valor deve ser simplesmente mais uma informação que levaremos em consideração no final do treinamento.

A velocidade média não significa absolutamente nada e nenhum treinador treinado vai forçá-lo a treinar com os olhos neste indicador. Se você mora em Andorra acredite em mim que não importa o quanto você tente você não vai conseguir uma média de 30 quilômetros por hora. Esqueça de comparar dados inconsistentes com outros ciclistas.

Comparar a velocidade média só faz sentido quando a mesma rota é tomada e em condições climáticas semelhantes. A potência média e normalizada, a inclinação ou as pulsações são dados muito mais relevantes quando se busca uma melhora na condição física. Treinar mais rápido não significa treinar melhor.

Descansar

Outro grande erro que alguns fãs cometem é não descansar. O descanso faz parte do treinamento e sem descanso não há progresso. É provável que você já tenha ouvido falar dele, mas se não eu recomendo que você leia “Super compensação no ciclismo: o segredo para melhorar seu desempenho”

Aprenda a ouvir seu corpo e não se esqueça que um bom descanso pode ser o melhor treino. Uma noite ruim, peso nas pernas ou desconforto muscular podem ser indicadores óbvios de que seu corpo precisa de uma pausa.

Cuide da alimentação

Ao cuidar da sua alimentação, não quero dizer comer brócolis e couve-flor no vapor. Quero dizer mais para seguir algumas diretrizes lógicas de hidratação e comida.

O café da manhã do ciclista é uma parte indispensável do treinamento. Tenha um café da manhã saudável se você tiver em mente para fazer um longo caminho. Comida é nosso combustível.

Respeita as regras de trânsito

Este ponto deve ser praticamente negligenciado, mas infelizmente não posso fazê-lo. Muitos ciclistas não respeitam o código da rodovia. Isso é um perigo para eles, mas também para a integridade física de outras pessoas.

Respeite semáforos, rotatórias e foque em rodar à direita. Cada vez mais grupos de ciclistas recém-iniciados estão rolando na estrada ocupando praticamente toda a estrada. Aprenda a rolar em grupo e não se esqueça do perigo que uma queda nessas velocidades pode ter.