Como saber o tamanho ideal de televisão para a minha sala de estar

Como saber o tamanho ideal de televisão para a minha sala de estar?

Distância, tamanho do ambiente e outros fatores são determinantes para escolher uma TV para a sua sala.

Escolher bem o tamanho da TV é importante para a sua comodidade. Isso pode parecer algo dispensável, mas ter a noção do tamanho ideal da televisão para diferentes ambientes faz toda a diferença para gerar uma experiência de qualidade.

TV e home theater são equipamentos que podem ter sua qualidade otimizada se estiverem na distância e posicionamento correto no cômodo. Quem quer ter uma experiência de cinema em casa precisa estar por dentro dos principais fatores para comprar uma TV do tamanho adequado ao ambiente.

Não adianta comprar um TV grande de 55,58 ou 65 polegadas para ambientes pequenos porque o que poderia ser uma experiência de cinema pode incomodar a sua visão por conta da curta distância, por exemplo.

Anote as medidas do seu cômodo

Este é o primeiro passo para definir o tamanho ideal da sua TV. Meça o cômodo não considerando apenas a altura e o comprimento da TV, mas também a profundidade e a distância necessárias para outros acessórios como o sistema de som ou o console de videogame, por exemplo.

Decida o tamanho da tela

Há diversos infográficos que indicam o tamanho da tela e a distância ideal de cada televisor, de acordo com o tamanho do seu cômodo. Assim, você pode definir o tamanho da TV e também a resolução e as polegadas.

A intenção sempre é encontrar a distância ideal de acordo com o tamanho da TV e do ambiente, para que o televisor não fique tão grande a ponto de que você não consiga ver a imagem toda no seu campo de visão ou tão pequena seja difícil distinguir a imagem à distância.

Confira abaixo as distâncias ideais de TVs em Full HD ou 4K/UHD de acordo com o tamanho do seu ambiente:

TVs Full HD

  • 32 polegadas – 1,7 m de distância
  • 42 polegadas – 2,3 m de distância
  • 50 polegadas – 2,7 m de distância
  • 60 polegadas – 3,3 m de distância

TVs 4K/UHD

  • 50 polegadas – 2 m de distância
  • 55 polegadas – 2,3 m de distância
  • 65 polegadas – 2,6 m de distância
  • 75 polegadas – 3 m de distância
  • 82 polegadas – 3,3 m de distância

Cálculo para descobrir a distância ideal da TV

Existe um cálculo bem simples para descobrir o tamanho ideal da TV para a sua sala de estar. Para TVs Full HD, o cálculo é: D x 18 = P. Para TVs 4K/UHD, o cálculo seria: D x 25 = P.

O “D” significa a distância em metros do seu sofá para a posição da TV na sua sala. “P” é o número de polegadas ideal do seu televisor. O cálculo pode ser feito de duas formas:

  • O primeiro é considerar a distância na equação. Então, se do seu sofá para o local em que sua TV ficará é de 2,4 m de distância. Faça a conta 2,4 x 18 = P 43,2, ou seja, o ideal para o seu cômodo é de uma TV de 43 polegadas.
  • Se você tiver o tamanho da sua TV em mente, você pode fazer a conta sem medir a distância. Seguindo os números do exemplo acima, basta passar o 18 para o outro lado da equação e dividi-lo pelo P. Nesse caso, você pode fazer o cálculo 43/18 = D, o que dá 2,38 m, arredondando 2,4 m.

No caso do cálculo para uma TV em 4K/UHD, troque o 18 por 25 na equação.

Tipo de painel de tela

O tipo de tela não é um fator que deve passar despercebido porque essa é uma característica muito importante em qualquer TV. Há tipos de painel de tela que se adaptam melhor a espaço aberto e ângulos de visão mais restritos.

Se a sua sala de estar é mais aberta e a TV será vista por várias pessoas no ambiente, escolher uma TV com tela IPS pode ser a melhor opção para que todos consigam ver da mesma forma, já que essa tecnologia favorece a perspectiva, fazendo com que todos tenham a mesma percepção da tela, mesmo assistindo de ângulos diferentes.

Os painéis tipo VA têm melhor contraste, oferecendo uma qualidade de imagem superior, mas com ângulo de visão limitado, o que pode ser a melhor opção para um quarto pequeno em que as pessoas assistam de um mesmo ângulo, por exemplo. 

Com as nossas dicas, você não tem como errar na escolha do tamanho da TV ideal. Garanta qualidade de vídeo e áudio para ter uma experiência de cinema no sofá de casa.