destinos incríveis no Brasil para quem ama natureza

8 destinos incríveis no Brasil para quem ama natureza

Seja na praia, na montanha ou em um resort, o Brasil é privilegiado quando o assunto é turismo ecológico, com roteiros que enchem os olhos

Bonito por natureza, o Brasil tem roteiros incríveis para apaixonados por destinos que exploram experiências no meio ambiente. Há praias, montanhas, parque e resort, além de lugares únicos que atraem a curiosidade de turistas do mundo inteiro.

Além da flora e fauna abundantes, os lugares são preservados e oferecem paisagens deslumbrantes em cenários que trazem história e valorização do meio ambiente. Confira destinos imperdíveis por diferentes regiões do país!

Rio Quente (GO)

A cidade goiana oferece diversidade de atrações por conta do Resort, com piscinas de águas naturalmente quentes e infraestrutura impecável.

A paisagem é de tirar o fôlego e o complexo reúne seis hotéis, com parque das fontes, Hot Park, piscinas diversas, lago das águas quentes, duchas, academias, spa, restaurantes, bares nas piscinas, entre muitas outras opções de lazer.

O passeio é inesquecível e inclui atividades para pessoas de todas as idades, com a garantia de relaxamento em um ambiente muito agradável no coração do Brasil.

Foz do Iguaçu (PR)

Sendo um dos roteiros mais conhecidos do Brasil, Foz do Iguaçu não poderia ficar de fora da nossa lista. O principal destaque são as Cataratas do Iguaçu, com imensas cachoeiras.

As atrações contemplam ainda trilhas ao lado das quedas, inclusive do lado argentino do local, e também passeios na cidade, como no Parque dos Dinossauros — tudo em pleno contato com a natureza.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Cachoeiras, trilhas, sítios arqueológicos, vales e rios de águas cristalinas são apenas alguns dos atrativos da Chapada dos Veadeiros, que fica em Goiás, em uma área considerada patrimônio mundial.

A Chapada dos Veadeiros proporciona momentos únicos, que valorizam o autoconhecimento em paisagens fantásticas. Vale a pena conhecer os cânions e os locais com águas termais. Há vários mirantes naturais e amplo espaço para a prática de esportes radicais, como rapel e mergulho.

A dica é sempre fazer passeios com guias credenciados e beber muita água ao longo das trilhas, pois o calor da região exige hidratação constante.

Paraty (RJ)

Praias, cachoeiras, eventos culturais e um centro histórico todo charmoso fazem de Paraty um destino excelente para quem gosta de apreciar as belezas naturais. O passeio pode ser incrementado ainda com uma gastronomia ímpar e visitas a igrejas.

A cidade tem forte herança do Império, como ruas de pedras, sem falar em locais com paisagens maravilhosas, como Trindade e praia do Sono. Há diversos modelos de hospedagem e opções variadas de passeios de barco ou lanchas. O destino ainda oferece diversas opções de lazer, como rappel, tirolesa, caiaques, arvorismo e trilhas com a Mata Atlântica preservada.

Fernando de Noronha (PE)

Fernando de Noronha é um paraíso à parte. O arquipélago pernambucano é um dos mais belos do Brasil e conta com preservação ímpar, exibindo vasta fauna e flora que enchem os olhos dos turistas.

Quem gosta de mergulhar encontra ambientes muito favoráveis, inclusive com a presença de golfinhos. As águas são límpidas e há ondas para quem gosta de surfar, bem como trilhas e paisagens fantásticas. Ainda, a comunidade local é acolhedora e totalmente conscientizada sobre preservação ambiental.

Entre os destaques da região está a Baía do Sancho, que já ganhou o título de uma das praias mais belas do mundo.

Jalapão (TO)

Com paisagens praticamente intocadas pelo homem, o Jalapão fica no Centro-Oeste brasileiro, dentro do Parque Estadual. O local reúne cânions, cachoeiras e chapadões, além de proporcionar o clima característico da savana brasileira. O passeio é muito procurado por apaixonados pelo universo trekking e chama a atenção por seus cenários rústicos.

Chapada Diamantina (BA)

Situada em vários distritos e municípios baianos, com sede em Lençóis, a Chapada Diamantina se espalha por 152 mil hectares. O destino reúne trilhas, cachoeiras, rios, grutas e cânions, com histórias por todos os lados.

Você não pode deixar de conhecer a cachoeira da Fumaça, a Pedra do Pai Inácio e a gruta Torrinha, com a maior flor de Aragonita do mundo (formada por cristais de água). A Chapada tem riquezas naturais bem preservadas e é um roteiro alternativo para fugir das praias do Nordeste.

Bonito (MS)

O ecoturismo é o carro-chefe da viagem a Bonito, no Mato Grosso do Sul, bem pertinho do Pantanal. Há grutas com água azul e cachoeiras refrescantes, formando paisagens paradisíacas. O destino já está entre os mais procurados no Brasil e conta com atrações de total contato com a natureza.