A Covid-19 trouxe a necessidade de novos cuidados na vida cotidiana nos mais diferentes espaços e contextos, incluindo na prática de atividades físicas

Quais cuidados ter na academia durante a pandemia

A chegada do novo coronavírus mudou a vida das pessoas de forma muito rápida e urgente. O acompanhamento diário dos dados sobre a evolução da Covid-19 no Brasil e a atenção a entrevistas com epidemiologistas se tornou um novo hábito diário.

As pessoas se viram obrigadas a permanecer em casa, só podendo sair em situações realmente necessárias, como ir ao mercado, e sempre usando máscara. As recomendações incluem ainda não encontrar pessoas além das com que você compartilha a sua casa e lavar as mãos constantemente para reduzir as chances de transmissão.

Nesse contexto, alguns cuidados se tornaram essenciais tanto no espaço doméstico quanto em espaços externos, quando há necessidade de saída. Por isso, antes de preparar as suas roupas fitness para voltar à academia, confira quais cuidados deve ter nesse espaço.

Use máscara


Como ocorre em qualquer outro espaço que não seja sua casa, é essencial usar máscara durante todo o tempo em que você permanecer na academia. É recomendado usar máscaras N95 ou PFF2.

Esses dois tipos de máscara têm uma maior capacidade de filtragem em relação às máscaras cirúrgicas, sendo comumente usadas como Equipamento de Proteção Individual (EPI) por profissionais de saúde. Mesmo oferecendo maior proteção, epidemiologistas apontam que nenhuma máscara elimina 100% dos riscos de contaminação.

É essencial utilizar máscaras que não tenham válvula, já que ela não filtra as partículas vindas do interior da máscara para fora. Ou seja: quem usa essas máscaras com válvula pode contaminar o ambiente caso esteja infectado.

Além de usar boas máscaras, é essencial ajustá-las corretamente na cabeça. Primeiramente, é preciso posicionar de forma adequada os elásticos e ajustar o clipe de metal no nariz, para moldá-la ao rosto. Para verificar se a máscara está ajustada, assopre o ar e veja se ela infla: se o ar estiver saindo, a máscara precisa ser ajustada novamente.

Agende horário


Outro cuidado fundamental é agendar horário com antecedência a fim de evitar aglomerações. É importante não chegar atrasado nem usar os aparelhos da academia ou permanecer no local após o horário estabelecido.

Evite também alguns hábitos que podem pôr sua saúde em risco, como trocar de roupa e tomar banho em vestiários fechados. Mesmo que os vestiários e banheiros tenham ventilação, opte por tomar banho em casa. Isso evita que você passe muito tempo perto de outras pessoas em locais pequenos.

Sempre que possível, evite compartilhar espaço com outras pessoas na academia e verifique se a sua academia tem portas e janelas abertas, além de filtros de ar portáteis com filtros HEPA - fatores que ajudam a manter os espaços bem ventilados. Ao precisar compartilhar, mantenha o distanciamento de dois metros em relação a outras pessoas.

Também é importante não utilizar os bebedouros, mas sim levar a sua garrafa de água, sem compartilhá-la com outras pessoas. Antes de usar um aparelho ou item usado por outras pessoas, limpe cada um deles com um paninho umedecido com álcool em gel e lave as mãos em seguida e ao fim do treino.

Mantenha os cuidados


Se você realmente sentir que precisa ir à academia, é fundamental seguir cuidados básicos, já que o aumento do esforço respiratório durante a prática de atividades físicas em espaços fechados aumenta o risco de transmissão da Covid-19, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

O risco de infecção é maior para quem não recebeu as duas doses da vacina, mas é importante ter em mente que mesmo as pessoas imunizadas podem contrair a Covid-19 e transmitir o vírus para outras pessoas.

Se você apresentar sintomas como dor de cabeça, febre e dificuldade para respirar, é recomendado não ir à academia (para não oferecer riscos para as outras pessoas) e desmarcar o treino agendado, além de realizar um exame após três dias do início dos sintomas para detectar se você está contaminado.