Veja como valorizar o olhar com truques práticos e funcionais para a rotina.

Dicas de maquiagem para quem tem os olhos fundos

A aparência das pessoas é muito diversa. O tamanho e o formato dos olhos, da boca, do nariz, do axilar e da sobrancelha variam bastante, criando uma beleza única. Por isso, é importante conhecer os próprios traços e entender o que você quer valorizar ou disfarçar em sua maquiagem.

Quem tem olhos fundos costuma apresentar côncavo aparente e pálpebras escuras. Essas características não são negativas, basta usar os produtos de beleza como aliados, e não inimigos. Então, separe tudo para sua make e confira nossas dicas para arrasar no visual e valorizar o olhar!

Iluminação faz toda a diferença


A iluminação é uma grande aliada de quem tem olhos fundos. Sombras cintilantes e com brilho podem ser usadas em toda a pálpebra ou apenas no canto interno, ajudando a projetar os olhos para fora. A sombra fosca também é uma opção, mas apenas em tons claros, que ajudam a criar uma make iluminada.

Algumas pessoas gostam de usar sombras claras embaixo das sobrancelhas, deixando-as mais marcadas. Contudo, esse truque nem sempre funciona nos olhos fundos. Então, prefira a sombra na pálpebra móvel.

Côncavo merece atenção


As pessoas com olhos fundos já possuem um côncavo naturalmente marcado e não precisam investir grandes esforços para esfumar a região. Na verdade, o ideal é deixá-la natural. Isso porque a área pode ficar com aparência ainda mais profunda quando esfumada intensamente ou com sombras escuras.

Se você é fã de olho esfumado, não precisa abrir mão disso. Você pode adaptar a técnica e esfumar apenas a parte mais externa do olho. Os tons também merecem atenção: dê preferência ao marrom claro em vez de sombras mais escuras.

Delineado é uma ótima escolha


O delineador é um grande aliado na maquiagem. Afinal, ele ajuda a marcar o olhar, criando um resultado ainda mais impactante. Uma boa maneira de usá-lo na rotina é optando por um traço mais fino no interior e mais grosso no exterior.

Em geral, o delineado preto é o mais utilizado para arrematar a maquiagem. Entretanto, também vale apostar em outros tons, como o marrom, para sair da zona de conforto.

Máscara de cílios nunca é demais


A máscara de cílios é um item essencial do kit básico de maquiagem: ela é prática e faz toda a diferença na rotina. Não à toa, ela está mais do que liberada para quem tem olhos fundos, podendo ser usada tanto na parte superior como inferior.

Existem diversas opções de rímel: alguns favorecem o volume enquanto outros aumentam o comprimento. Nesse caso, vale testar algumas opções para escolher aquela que atende às suas necessidades.

Aposte no contraste


Os olhos fundos não são um defeito, apenas uma característica. Portanto, é importante entender o visual que você está buscando para conseguir valorizar o olhar com o auxílio da maquiagem.

Uma das melhores dicas para abrir o olhar e evitar que eles fiquem com aparência ainda mais profunda é apostar no contraste entre as cores. A sombra clara deve prevalecer, enquanto o esfumado escuro funciona apenas como um detalhe na parte externa do olho.

As cores escolhidas contribuem para o resultado final. Por isso, dê preferência aos tons claros, vibrantes e quentes. Cores claras, mas apagadas, prejudicam essa ideia de contraste. Siga a mesma lógica para os tons escuros, dê preferência àqueles mais quentes e vivos e deixe os sóbrios de lado.

O rosto inteiro merece atenção


Não adianta se preocupar apenas com o olhar durante a maquiagem. Aproveite para fazer uma pele iluminada e use técnicas de contorno a seu favor. Pessoas com olhos fundos costumam ter maçãs do rosto marcadas, então lembre-se de apostar em um bom blush para valorizar a região.

Se a make seguir tons mais neutros, vale apostar em um batom marcante para chamar a atenção para a produção. Vermelho e vinho são excelentes opções. Apesar disso, também é possível apostar em batons nudes, que são curingas no dia a dia.