geladeira French Door

O que é uma geladeira French Door?

Conheça as vantagens de ter esse eletrodoméstico moderno na sua cozinha

Grandes ou pequenas, brancas ou de inox, com uma porta, duas portas ou três portas: com tantos tipos de geladeira e refrigerador no mercado, é quase impossível não sonhar em ter um destes para montar sua cozinha dos sonhos.

Um dos modelos mais cobiçados é a robusta French Door, considerada sinônimo de funcionalidade, que possui design moderno para deixar o visual de qualquer cozinha com um toque de glamour.

O que é uma geladeira french door?

Uma das características mais marcantes desse refrigerador são suas três portas, sendo uma na parte inferior, onde está localizado o freezer; e duas na parte superior, no espaço que compõe a geladeira. O nome “french door” se deve à abertura das portas na parte de cima, semelhante à de uma tradicional janela francesa.

Vantagens da geladeira french door

Os benefícios do eletrodoméstico vão além do design. Confira algumas das suas principais vantagens:

Disposição e aproveitamento interno

Essa disposição, também conhecida como “inverse”, não é apenas estética. Seu objetivo é deixar a parte mais acessada ao alcance de uma mão, perfeito para idosos e pessoas com problemas na coluna. Crianças ou pessoas de baixa estatura, no entanto, podem ter dificuldade em acessar o refrigerador.

Os modelos french door costumam ser maiores que os refrigeradores duplex: enquanto o primeiro pode chegar a 634 litros, as tradicionais comportam no máximo 500 litros. Ainda, seu aproveitamento interno também é mais funcional, em virtude da presença de nichos para cada tipo de alimento.

Freezer eficiente

Nesse modelo o freezer também não fica para trás, uma vez que ganha espaço interno devido à ausência de prateleiras típicas dos modelos tradicionais. Itens como iogurte e sorvete ganham ainda uma subdivisão especial, que mantém a cremosidade dos produtos sem congelar.

Um ponto positivo para aqueles que gostam de uma bebida gelada é o rápido refrigeramento que o modelo oferece. Alguns modelos até dispõem de espaço para colocar taças.

Comporta famílias numerosas

Qualquer casa pode se beneficiar da praticidade e do design de uma french door, porém lares com muitos moradores ou famílias que costumam receber convidados com muita frequência são quem mais se beneficia do modelo, devido à quantidade de itens que podem ser alocados dentro dela.

Gaveta de verduras

Alguns modelos com mais de 600 litros contam com uma gaveta entre a geladeira e o freezer para guardar verduras, legumes e frutas, que necessitam de temperatura e umidade próprias. O compartimento cumpre essa função, conservando as hortaliças por mais tempos e mantendo-as muito mais frescas.

Dispenser de água

Localizado na porta da geladeira, o dispenser de água é uma maneira prática de sempre ter água gelada ou natural a qualquer hora do dia, com vantagem de não precisar abrir o eletrodoméstico e gastar energia elétrica.

É importante lembrar que, dependendo do modelo, o compartimento pode precisar de reposição periódica com água. Alguns refrigeradores mais modernos, no entanto, contam com uma entrada para conectar o dispenser com uma saída de água.

Economia de energia

As geladeiras french door economizam mais energia que os modelos tradicionais. Isso ocorre por terem duas portas: ao ser aberta apenas uma delas, o ar frio se mantém no interior do eletrodoméstico, diferentemente do que acontece nos refrigeradores comuns.

No final do mês, essa redução no gasto de energia é maior se comparada ao consumo de modelos convencionais de geladeiras grandes.

Como escolher o modelo certo?

A primeira coisa que se deve ter em mente são as funcionalidades mais importantes para a residência, como o dispenser de água, a gaveta de hortaliças e o tamanho do eletrodoméstico, por exemplo.

Depois, considerando a decoração da sua cozinha, opte por um aparelho que irá combinar com o estilo do cômodo e o seu gosto pessoal. Não se esqueça de conferir se o modelo em questão caberá no cômodo e se possui uma entrada de água fácil para fazer funcionar o dispenser, caso seja necessário.

Por fim, apesar de o investimento ser lucrativo em longo prazo devido à economia gerada, escolha um refrigerador que caiba no seu orçamento para não desequilibrar as contas da casa.

Qual é o investimento?

Os modelos das geladeiras french door com funcionalidade básica custam em torno de 4 mil reais. Já nos eletrodomésticos mais completos, o investimento pode chegar a mais de 20 mil reais.