Trabalha em home office

Trabalha em home office? Veja os itens que não podem faltar na sua rotina

Itens essenciais para deixar a rotina mais funcional.

Muitos de nós mudamos nossas rotinas há cerca de um ano e a expressão “morar no trabalho” ganhou literalidade. O home office já faz parte do nosso dia a dia e, para muitas profissões, ele veio para ficar.

Pensando nisso, é importante conjugar bons equipamentos e itens que garantem ergonomia para tornar seu home office mais funcional e também manter sua higiene mental, deixando o espaço de trabalho e de descanso o mais separado possível.

1 – Cadeira ideal

É importante separar um espaço somente para sua rotina de trabalho em casa. Isso é importante para que o cérebro processe a diferenciação do seu ambiente doméstico e de lazer em relação ao ambiente de trabalho — que costumavam ficar separados fisicamente.

Portanto, embora seja possível acomodar notebook em qualquer superfície plana, seja escrivaninha ou mesa de jantar, uma boa cadeira vai evitar que você sinta dores na coluna após longas horas sentado na frente do computador e proverá o reforço mental de separação de ambientes.

Caso você goste de jogos MMORPG, já deve estar familiarizado com o conceito de cadeira gamer. Ela é ergonômica e pode ser utilizada como cadeira para o home office. Caso não seja do universo gamer, invista em cadeiras de escritório com encosto alto e braços para garantir a ergonomia.

Veja também: Confira a melhor cadeira para home office

2 – Mouse

Hoje em dia, a maioria de nós usa notebook para trabalhar e a maioria vem com painel tátil (trackpad nos produtos Apple). Embora seja prático, não é indicado passar longas horas utilizando apenas o touch pad para funções do mouse por risco de desenvolver LER (lesão por esforço repetitivo).

Hoje existem diversos modelos de mouses, inclusive verticais, sem fio, que são importantíssimos para quem trabalha utilizando computador durante longos períodos.

3 – Monitor

Dependendo do tipo do seu trabalho, comprar um monitor extra para seu computador ou notebook pode melhorar sua produtividade, tornando a realização de algumas tarefas mais prática.

Ao invés de ficar abrindo e fechando abas ou comprimindo janelas numa única tela, investir em uma segunda tela pode ajudar na sua rotina laboral e torná-la menos cansativa.

4 – Quadro de planejamento

Trabalhar em casa exige um planejamento dobrado porque é muito fácil se distrair com imprevistos ou afazeres domésticos que podem roubar um precioso tempo do nosso dia.

Um quadro de planejamento (mensal ou semanal) é um item que vai te ajudar a planejar melhor seu tempo de trabalho e de lazer. Tanto para procrastinadores quanto para workaholics, psicólogos aconselham fazer um planejamento mensal que inclua um tempo para lazer e hobby.

Pode ser um quadro de planejamento de mesa ou parede, o importante é tentar organizar seus horários para evitar contratempos e lembrar de que, apesar de estar trabalhando em casa, você não deve morar no seu trabalho.

5 – Deskpad

Já falamos acima da importância de separar um cantinho com mesa e cadeira para você trabalhar. O deskpad é um detalhe que pode fazer a diferença mesmo se você já tiver uma mesa específica para o trabalho.

O deskpad é um mouse pad gigante, geralmente em couro ou material emborrachado. Além de tornar seu ambiente de trabalho mais sofisticado, a delimitação de espaço promovida incentiva a manter aquela área organizada.

Outra vantagem é sua variedade de cores, de modo que você pode escolher sua cor preferida ou aproveitar os benefícios da cromoterapia. Um ambiente esteticamente bonito e uniforme ajuda a manter o foco e a organização.

Algumas cores, como o amarelo, são consideradas estimulantes e capazes de aumentar a concentração e o foco. Já o cinza e o marrom clássico lembram ambientes mais formais, e o cérebro entende como ambiente de trabalho, separando-o, assim, dos demais ambientes domésticos.