Quarto hippie

Quarto hippie: saiba tudo que você precisa para montar um

Movimento contracultural dos anos 60 inspira decoração de quartos contemporâneos.

O que chamamos de “movimento hippie”, surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de São Francisco. Os adeptos a esse estilo de vida pregavam o amor livre, o pacifismo, a harmonia, simplicidade e respeito à natureza. Combatiam a existência de guerras e o excesso de consumismo, imperantes na época: por isso eram considerados ativistas da contracultura.

Os hippies tinham toda uma estética baseada em seus valores, conhecida pelas estampas e adereços de cores vibrantes, símbolos característicos com elementos psicodélicos, místicos e naturalistas, além de inspiração em culturas orientais. Esse estilo influencia até hoje projetos de moda, design e decoração de interiores.

Se você quer ter um quarto no estilo paz e amor, saiba que ele pode ser mais chic e elegante, com itens sofisticados, ou mais simples e contemporâneos. Você pode alterar sua mobília ou apostar apenas em objetos de decoração.

Móveis em estilo hippie podem ser feitos em madeira rústica, madeira de reaproveitamento e de materiais mais simples, como pinus. Uma característica da cama do quarto hippie é ela ser baixa, próxima ao chão, como as camas orientais. Araras, baús, estantes e cômodas podem fazer a vez de um guarda-roupa.

Pufes e almofadões de chão são bem vindos. Na cama, invista em colchas e muitas almofadas, que devem ser coloridas, com estampas vibrantes, étnicas ou com temas psicodélicos.

Por falar em mandalas, elas podem ganhar um espaço de destaque com um panô, tecido estampado que pode compor uma cabeceira de cama ou cobrir uma parede do quarto. Ela pode ser em forma de quadro ou discos na parede.

As paredes podem ser decoradas com pôsteres de banda, cartazes de filme, adesivos temáticos e colagens, além de quadros coloridos ou com elementos da natureza. Você pode usar fotos suas na parede ou colocar um quadro de fotos feito de materiais naturais, como madeira e cordas.

O que não pode faltar na parede ou janela do seu quarto é um filtro dos sonhos, amuleto típico da cultura indígena norte-americana feito de fibras, linhas, miçangas e penas. Segundo a tradição, ele consegue purificar as energias, evitando sonhos negativos. Além do filtro, você também pode apostar em outros elementos artesanais, como objetos em macramê e crochê. Um cachepot com macramê fará toda diferença no espaço.

Vasos e jarros de plantas também são muito bem vindos, na parede ou no chão. Espécies como Jiboia, Espada de São Jorge, Costela de Adão, Zamioculcas adornarão seu quarto, dando um ar verde especial. Você pode pesquisar outras plantas que tenham certo aspecto místico e protetor.

Cortinas e tapeçaria também podem ajudar a criar o clima aconchegante e harmônico de um quarto hippie. Outros itens interessantes para compor a decoração são pedras, cristais e outros elementos naturais, como conchas, búzios, folhas e flores secas.

No seu quarto hippie não pode faltar um incensário ou um difusor com óleos essenciais, para proteger, emanar boas energias e proporcionar um cheirinho único e terapêutico ao quarto. Outro elemento importante são as velas, que também podem ser aromáticas, além de iluminarem.

A iluminação é outro ponto a se pensar, invista em iluminação indireta, como velas, abajur ou luminárias. Um item que está em alta e tem tudo a ver com um quarto hippie são as “luzes de fadas”, cordão com pequenas lâmpadas que pode ficar acima da cama ou entre prateleiras. Os pontinhos de luz podem ter formato de flores, folhas ou pompons coloridos, que darão um charme a mais para a decoração.

Elementos místicos orientais conferirão um ar hippie ao seu quarto. Você pode incrementar a decoração com estátuas ou imagens de Buda, Krishna, Brahma, Ganesha e outras entidades sagradas. Use, ainda, amuletos e o famoso símbolo hippie de paz e amor.