Como lavar roupa de praia

Como lavar roupa de praia?

Saiba como lavar corretamente suas roupas de banho.

A roupa de praia deve ser higienizada após o uso, assim como fazemos com qualquer outra peça. No entanto, por ser feita de um material diferente, próprio para a água, são necessários outros cuidados durante a lavagem.

Inclusive, você precisa se atentar à questão de o biquini ser liso, colorido ou do maiô estampado. Assim garante que a roupa de praia tenha maior durabilidade e possa ser usada em outras idas à praia ou piscina.

Veja agora dicas de como lavar maiôs, biquínis, sungas e shorts de praia corretamente, sem danificar as peças.

Retire restos de areia antes de lavar

Depois de um dia na praia é normal a roupa de banho ficar cheia de restos de areia. No entanto, antes de lavar, é interessante retirá-los, para evitar danos no tecido. O ideal é deixar a peça de molho em água logo que chegar em casa. No dia seguinte, é só lavar normalmente.

Além dos restos de areia, essa dica também remove o sal e prepara o tecido para a lavagem.

Lave com água fria

Água quente e roupa de banho não combinam. Tanto que não é recomendado lavar o biquíni ou maiô embaixo do chuveiro. Use água fria, saída diretamente da torneira. Inclusive, a regra é válida para deixar de molho e para limpar as peças.

Prefira lavar à mão

Roupas de praia não devem ser colocadas na máquina, sozinhas ou com outras roupas, pois podem rasgar o tecido. O correto é lavá-las à mão. Comece deixando todas as peças usadas de molho, em seguida, lave com sabão e esfregue delicadamente. Por último, enxágue em água fria. Evite o uso de tábuas de roupas.

Use sabão neutro

Produtos químicos não combinam com biquínis, maiôs, sungas ou shorts de praia. A chance de manchar o tecido e estragá-lo é bem alta. Além disso, por se tratar de uma peça que fica em contato com a região íntima, não é indicado usar produtos perfumados ou muito fortes.

O sabão neutro já é ótimo para fazer a lavagem e vai conseguir um bom resultado. Esfregue por toda a peça, deixe de molho por alguns minutos e enxágue em água fria abundantemente.

Deixe secar à sombra

O sol também pode ser responsável por desgastar o tecido das roupas de praia, então, após a lavagem, você deve secá-las à sombra. Pode ser dentro ou fora de casa, desde que o sol não bata diretamente sobre as peças.

Além disso, é proibido usar a secadora. Caso lave as peças em um dia úmido e chuvoso, deixe secar na lavanderia e, quando o clima melhorar, aproveite o vento para finalizar a secagem.

Não passe a roupa de praia

Roupas de banho não precisam ser passadas, então, pode deixar o ferro de lado. Assim que estiverem completamente secas, podem ser dobradas e guardadas em seu devido lugar.

Por ter lycra em sua composição, o tecido pode queimar e perder a elasticidade caso seja passado com o ferro de passar roupas, mesmo em temperaturas mais baixas.

Esfregue delicadamente

Na lavagem você está liberado para esfregar a peça, mas não exagere na força. Não é preciso usar a tábua de roupas, apenas as mãos, para deixar o sabão espalhado por toda a roupa de banho.

Por último, lembre-se de enxaguar bem. Deixar restos de sabão, mesmo o neutro, também é prejudicial para as fibras do tecido.

Não guarde peças úmidas

Antes de retornar as roupas de banho para o guarda-roupa ou gaveta, procure verificar se estão realmente secas. Peças guardadas úmidas mofam, o que deixa manchas e diminui a durabilidade do tecido. Na dúvida, deixe por mais um dia secando à sombra.