O concurso para odontologia é uma ótima oportunidade para dentistas que desejam exercer a sua profissão fora de clínicas odontológicas particulares. 

Concurso para odontologia

Sabemos que existem muitas pessoas que se formam em odontologia, mas desejam realizar um serviço público.

Para aqueles que desejam seguir este caminho, é necessário realizar um concurso, que possui uma prova que se assemelha aos vestibulares universitários.

Mas é preciso ter uma boa preparação para conseguir ter um excelente desempenho.

Continue lendo e descubra quais são as possibilidades que você pode ter ao prestar um concurso e aprenda 4 poderosas dicas para isso. Aproveite!

Quais são as possibilidades de carreiras a serem seguidas?


No momento em que um dentista resolve prestar um concurso público, além de estudar para a prova, é preciso decidir qual será a especialidade escolhida.

Para te dar um norteamento, separamos uma lista com as especialidades mais procuradas pelos profissionais.

Confira:

Ortodontia


Para ser um ortodontista ficará responsável pelo alinhamento e pela correção da arcada dentária dos futuros pacientes.

Esse profissional é conhecido por cuidar de todos os tipos de aparelhos ortodônticos, desde os fixos até os móveis, sendo estéticos como o aparelho transparente ou os metalizados.

Além disso, caso o paciente apresente alguns problemas na formação do maxilar ou da face, este é o profissional que pode auxiliar na resolução. 

Odontopediatria


O odontopediatra é a especialidade que proporciona o cuidado com as crianças e adolescentes.

Este profissional tem como responsabilidade o cuidado de todo o desenvolvimento da arcada dentária de um bebê e pode acompanhar até a adolescência.

Por meio do trabalho deste profissional, é possível prevenir doenças como a cárie e a periodontite.

Além disso, a odontopediatria pode auxiliar no ensinamento de uma boa escovação e também pode acompanhar mulheres gestantes.

Afinal, existem muitas mulheres grávidas que perguntam sobre “tratamento de canal preco”, mas não sabem se é possível realizar este tratamento.

Justamente por isso, este profissional realiza também o pré-natal odontológico para acompanhar a mulher durante os nove meses de gestação e, depois disso, continuar cuidando da saúde bucal do bebê após o nascimento. 

Implantodontia


Uma pessoa que tem vontade de se especializar em implante dentario pode escolher a implantodontia.

Este profissional trabalha com casos em que é preciso realizar a reposição de um ou mais dentes.

Assim, é essencial ter especialistas em implantes dentários para que os pacientes consigam não somente ter um sorriso completo, como também possam ter uma boa mastigação.

Vale lembrar que essas são apenas algumas das diversas opções possíveis a serem cursadas. Mas existem outras especialidades, como:

  • Patologia Oral;
  • Radiologia;
  • Odontologia do Trabalho;
  • Especialista em Disfunção Têmporo Mandibular.

Enfim, existem várias opções para que você consiga encontrar o que de fato deseja fazer.

Por isso, é possível ser um dentista que realiza procedimentos como o clareamento dental ou então aqueles que fazem tratamentos cirúrgicos.

Preze sempre por sua felicidade e satisfação! 

As principais dicas para ter sucesso em um concurso


Agora que você já sabe um pouco mais sobre as especialidades que você pode seguir, chegou o momento das 4 dicas que podem te ajudar a potencializar o seu resultado.

Vamos lá?

1- Tenha um bom planejamento


Elaborar um cronograma de estudos é fundamental para que você consiga adaptar a sua rotina diária.

É preciso criar um plano que seja real e que, de fato, considere todos os seus compromissos do dia a dia. 

Geralmente, os concursos de odontologia se resumem em provas objetivas de múltipla escolha.

Os assuntos são, geralmente , divididos em gerais e específicos. Portanto, inclua em seu plano de estudos matérias como Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico e Atualidades.

Em assuntos mais da área odontológica, foque em conhecimentos nas especialidades que citamos acima e também na legislação do serviço público.

Vale mencionar que não é preciso que você estude sobre tudo todos os dias. É possível separar cada dia para um tema, para que assim, você consiga absorver um pouco mais de cada assunto.

2- Tenha um local separado


Separar um ambiente especial para estudar é essencial para que você consiga ter um foco ainda maior.

Procure um local em sua casa que seja silencioso e bem iluminado. Certifique-se de que é possível ter uma boa postura para que você não se sinta desconfortável depois de um determinado tempo.

Dessa forma, você estará garantindo um aproveitamento muito melhor do seu estudo e não será prejudicado.

3- Leia provas anteriores


Geralmente, concursos públicos disponibilizam provas anteriores para consulta. Aproveite isso para que você consiga se preparar para o seu concurso.

Estude questões que já foram utilizadas e comece a se preparar para o estilo das questões e para entender qual o ritmo que você precisa ter de respostas.

Desse modo, você não será pego de surpresa e, com isso, sua confiança não será abalada no momento em que começar a ler as perguntas no dia da prova.

4- Tenha equilíbrio


Uma boa preparação também requer descanso.

Sabemos que muitas pessoas tendem a pular noites de sono para estudarem mais. Contudo, essas tentativas de burlar o descanso podem acarretar em complicações.

Nosso corpo funciona como o nosso celular e há um momento em que precisa recarregar a bateria e o ato de dormir tem justamente essa função.

Além disso, estudos apontam que o nosso cérebro consegue fixar melhor as informações após uma noite de sono, pois é durante este momento que ele se fortalece.

Para finalizar, queremos frisar que é importante ter um espírito persistente. Afinal, devido ao grande número de interessados, é possível que você precise tentar mais do que uma vez.

Usufrua das dicas e não se esqueça de manter o seu equilíbrio entre descanso e estudos. Boa sorte!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.