Como passar mais rápido em Concursos de Odontologia

Como passar mais rápido em Concursos de Odontologia?

A carreira odontológica não é fácil e, muitas vezes, o consultório próprio não é o real sonho de um dentista. Por esse motivo, muitos profissionais almejam os concursos de odontologia, que proporcionam mais estabilidade financeira. 

Para passar nos concursos é preciso muita disciplina e dedicação, o que também demandará um planejamento maior da agenda para aqueles que já atuam em clínicas ou convênio odontológico.

Mas como nada é impossível, selecionamos algumas dicas para te auxiliar nesse momento.

Independentemente da sua forma de estudo, que pode ser apenas lendo os materiais ou anotando para memorizar, algumas técnicas auxiliam nessa fase e podem te deixar mais tranquilo na hora de enfrentar as provas.

Planejamento

O primeiro passo antes de abrir os livros é se planejar.

Pesquise e analise se você deseja trabalhar apenas na área da odontologia ou se um cargo que pede curso superior ou técnico atende seus objetivos e desejos.

Decidindo entre essas opções, você terá um melhor direcionamento sobre estudar temas mais gerais ou assuntos mais específicos, como os casos relacionados a pediatria odontológica ou processos envolvidos nos sistemas públicos e no convenio dental.

Após isso, crie uma planilha com todos os temas a serem abordados e distribua ao longo do tempo que você terá até o dia anterior a prova.

Se possível, defina seus horários diários e cumpra seu cronograma. Após sair o edital do concurso, adapte seu cronograma com o conteúdo que estará na prova. 

Tenha bons materiais

De acordo com o Curso Preparatório EPCAR em Natal, começar seus estudos com materiais disponíveis na internet é uma boa opção para não ficar parado, mas assim que o edital for lançado, invista em materiais atualizados e que abordem os temas que você necessita estudar.

Busque por livros que tenham uma linguagem clara e simples, próprios para concursos. Lembre-se: nem sempre o mais complicado irá te ajudar.

Estudar as provas dos anos anteriores também é uma forma de conhecer e se familiarizar com o que a banca espera. Faça exercícios e releia quantas vezes for necessário o material de base.

Além disso, utilize do seu dia a dia de trabalho para colocar em prática o que você tem estudado.

Por exemplo, se você é um profissional que exerce atividade em plano empresarial odontológico, tente lembrar ao longo do dia o que está relacionado ao que você leu no seu horário de estudo com os casos que chegam para você ao longo do dia.

Assim você estará colocando em prática o que tem estudado teoricamente e a fixação será acentuada.

Espaço de estudo

Esse é um fator que pode influenciar (e muito) no seu desempenho.

Espaços tumultuados e barulhentos são mais propícios a afetar a concentração e fazer com que você se disperse mais facilmente.

Por isso, escolha lugares isolados, com pouco barulho e bem iluminados. Procure manter um ambiente organizado e limpo, pois isso também ajuda no foco.

Evite estudar na cama ou sofá, afinal, nossa mente está programada para associar esses lugares a descanso e, por isso, facilmente seu corpo irá relaxar e se desconcentrar. 

Rotina

Após a decisão de realizar o concurso, o candidato precisa ter em mente que até o dia da realização da prova, sua vida e rotina mudará drasticamente.

Nesse momento é necessário ter disciplina e seguir com o seu planejamento, equilibrando sua rotina nas clínicas, consultórios ou plano odontologico com o estudo.

Estude todos os dias que você estipulou e, se possível, sempre no mesmo horário, assim será mais fácil de se organizar e logo se tornará uma rotina.

Mas não pense que o estudante deve viver apenas de estudo.

Conforme o tempo for passando, é normal que o estresse e nervosismo cheguem, por isso, separe um dia da semana para relaxar. Assista algo do seu interesse ou saia com os amigos, mas não abuse, no dia seguinte a rotina deve retornar.

Ótimas dicas para não ter picos de estresse é incrementar na sua rotina pelo menos oito horas de sono e momentos de relaxamento.

Antes de dormir, desligue todos os aparelhos eletrônicos e relaxe, permita que seu corpo reponha as energias para a manhã seguinte. 

Véspera da prova

Algumas dicas básicas também podem te auxiliar na véspera e durante a prova:

  • No dia anterior, relaxe e descanse;
  • Se programe para chegar ao local com antecedência;
  • Leve uma garrafa de água e algo para comer;
  • Programe o tempo que você passará em cada questão;
  • Comece a prova pelas questões que valem mais.

Estar bem disposto e alimentado no dia é primordial, se planeje para ter uma boa noite de sono e não se esqueça de se alimentar antes da prova. Se houver alguma questão muito complicada, passe para a próxima e volte nela depois.

Coloque em prática o que estudou e não esqueça da sua meta. Por mais difícil que possa parecer, passar em um concurso não é impossível.

Não existe um método mágico, mas criando um bom plano de estudos que seja compatível com a sua realidade e seguindo uma rotina regrada, essa vaga estará mais perto de você.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.