Ter algumas dicas para estudar para concursos é essencial quando se quer melhorar o desempenho. Afinal de contas concursos públicos são em si extremamente concorridos.

Mulher estudando

Mas também não devemos negar o fato de que mesmo se não fosse a concorrência, as provas poderiam te deixar um posição ruim. Então para te ajudar a ter bons resultados o melhor mesmo é garantir um curso online ou qualquer tipo de estruturação de conhecimento. Porém deixamos aqui também as melhores orientações para o seu sucesso!

As melhores dicas para estudar para concursos

5 principais


Criei uma lista não muito grande, pois você já tem muitas responsabilidades e não deveria ser obrigado gastar muito tempo aqui. Mas com certeza cada orientação vai te guiar no caminho correto para o sucesso.

Qualquer dúvida sobre qualquer pergunta estamos dispostos a responder nos comentários, ok?

1 - Crie um cronograma de estudos


Entenda, para a maioria das pessoas estudar não é exatamente a melhor coisa do mundo. O que não falta são pessoas que se possível nunca tocariam em um livro na vida.

E é exatamente por isso que tantos são excluídos por zerar em alguma parte da prova, ou mesmo não chegarem nem perto de uma vaga excedente.

Estudar é necessário, e uma das melhores dicas para estudar para concursos seria definitivamente fazer dos estudos uma prioridade.

Então antes de começar sua semana faça um cronograma de todas as suas tarefas. Entre as prioritárias coloque aquelas que realmente não podem ser deixadas para depois.

E a principal delas deve ser estudar. Se você não separa um tempo específico para estudar, com certeza tudo parecerá muito mais urgente. Fica fácil deixar para depois, o que não é nem um pouco inteligente.

2 - Faça resumos


Após ter contato com apostilas e livros de uma matéria o ideal é que você passe a criar maneiras de decorar melhor aquele conteúdo.

Então você vai passar a criar resumos, mapas mentais ou qualquer outro tipo de artifício que vai te ajudar a decorar o conteúdo. Assim se torna muito fácil conquistar aquilo que você mais precisa para decorar.

Cada um vai se beneficiar de um estilo. Tem que goste de fazer mapas mentais bem coloridos e ilustrados. Outros que colocam resumos estilos perguntas e respostas.

Mas também existem aqueles que definitivamente não vão gostar disso e pulam direto no texto puro. Não sei qual o seu estilo, porém é necessário que você invista no que mais te ajuda.

Utilize aplicativos como o Xmind, Mindomo para auxiliar a criar algo bem feito. Você ganha tempo por não precisar desenhar seus mapas mentais na mão.

Além disso uma técnica muito comum e eficiente são os famosos flashcards. Sua principal estrutura é utilizar papéis com uma pergunta na frente e uma resposta atrás, até que você decore o conteúdo.

O aplicativo Anki te permite criar todo um baralho bastante versátil desses flashcards. Além de permitir várias formas de estudo semelhantes. E até mesmo levar à tona as opções que você tem mais dificuldade.

3 - Não fique em uma só fonte


Existem vários meios de você estudar, e muitos apostam em algum curso online ou mesmo apostilas prontas. Seja como for é sempre necessário procurar novos conteúdos.

Diferentes autores e professores vão trazer opiniões e pontos de vistas variados. Isto é o melhor jeito de garantir bons resultados caso você tenha dificuldade em alguma matérias específica.

Então alterne sempre que possível as suas fontes de consulta. Se você usa apostilas, procure vídeo aulas. Mas se você já está preso em vídeo aulas, tente outras vertentes.

4 - Prepare o local de estudo


Você tem que fazer do seu local de estudos uma espécie de templo sagrado! Nada de simplesmente ficar com qualquer ambiente desconfortável e bagunçado. Sujeira então, nem pensar!

O local que você vai passar o dia estudando deve ser o mais convidativo possível. Se a tarefa de estudar já é difícil para você, então ficar em um local desconfortável não irá ajudar em nada!

É importante também pedir ajuda de quem mora com você. Sejam eles família ou amigos, eles precisam respeitar seu tempo de estudo.

Converse sobre a necessidade de precisar se concentrar e se necessário só te chamem em situações urgentes.

Das dicas para estudar para concurso esta é a que mais vai envolver terceiros. Não tenha medo, se eles se recusarem (o que quase nunca acontece) basta procurar um novo local de estudo longe de casa.

Uma opção viável é também utilizar abafadores de som, caso esteja lendo. Ou então fones de ouvido que tenham isoladores acústicos, caso esteja vendo uma vídeo aula ou ouvindo um audiobook.

Incensos (se controlados e longe de qualquer coisa inflamável) podem dar uma aroma suave e relaxante também. E para dar um toque final é possível utilizar músicas com frequências que induzam o foco.

5 - Faça provas anteriores


Não, as provas anteriores não serão da mesma matéria exata que você vai fazer sua prova. Dificilmente alguma das questões vai se parecer com alguma outra que será feita no concurso.

Mas estudar para um concurso utilizando todo o seu potencial é excelente. Ou seja, após ter parte do conhecimento necessário para resolver a prova, gaste um tempo igual ao da prova que você irá fazer.

Fique sentado em uma cadeira como a que será utilizada e siga as mesmas regras. Depois tente ver como você se saiu.

Ainda que o resultado não tenha sido excelente este exercício é fantástico. Pois irá te preparar para a rotina da realização da prova em si. Pois muitas vezes o cansaço e desânimo serão os piores inimigos do raciocínio e da memória.

Treinar sua resistência pode te salvar várias questões que farão toda a diferença.

Conclusão


As dicas para estudar para concurso são essas. Entretanto o resultado só vai chegar se você realmente começar a estudar. Então dê um passo além e comece a conquistar a sua vaga em um emprego com estabilidade e garantias.

Por hoje é só isso, esperamos que cada uma dessas orientações tenham sido claras também. Mas se ficar alguma dúvida é só entrar em contato pelos comentários, ok?

Até a próxima!