4K? 5K? HD, Full HD, Smart TV

4K? 5K? HD, Full HD, Smart TV? Entenda melhor o que esses termos querem dizer

Fique por dentro dos termos para saber escolher a melhor TV. 

É tanta tecnologia que fica difícil entender qual é a melhor entre os modelos de TV atuais. Neste artigo, vamos explicar o que significa cada uma das siglas e termos mais comuns nesse mercado e te ajudar na escolha da sua próxima televisão.

Termos como HD, Full HD, 4K, 5K e 8k estão relacionados às diferentes resoluções da tela dos televisores. Eles se diferem de acordo com a quantidade de pixels que são exibidos na TV. Para entender melhor, vamos explicar a seguir o significado de cada termo, confira: 

HD

Uma tela HD possui a metade dos pixels do Full HD. Com a resolução de 1280 x 720, as TVs mais antigas trazem esta resolução na proporção 16:9 (retangular). O HD também é conhecido como 720p.

Com novas tecnologias chegando rapidamente ao mercado brasileiro, as TVs em HD devem ser cada vez menos comuns no país. 

Full HD

O Full HD é a evolução do HD. As TVs deste formato têm resolução de 1920 x 1080, ainda na mesma proporção, 16:9. Também conhecido como 1080p, o Full HD é um dos formatos mais comuns para o grande público brasileiro.

Televisores Full HD possuem uma excelente qualidade, não apresentam uma imagem “pixelada” em telas maiores e nem em canais abertos. Esse modelo de TV ainda é bastante popular no país, mesmo com a chegada de tecnologias superiores. 

4K

A tecnologia 4K é a evolução do Full HD, sendo também conhecido como Ultra HD. A resolução é de 3840 x 2160 pixels, uma tela quatro vezes maior do que as TVs Full HD. O principal ponto de destaque dessa resolução é que ela proporciona maior conforto visual, mesmo para quem está próximo do televisor.

Após chegar ao mercado com valores mais elevados, pode-se dizer que as TVs 4K começam a entrar em faixas de preço mais acessíveis aos consumidores brasileiros. Em relação ao custo-benefício, comprar uma televisão com esta resolução pode ser mais interessante do que investir em uma Full HD.

5K e 8K

Com o crescimento da popularidade das TVs 4K no mercado nacional, as principais fabricantes do ramo já estão trazendo tecnologias de imagem ainda mais avançadas para o Brasil.

Duas delas são o 5K e 8K, que representam uma evolução ao 4K. O 5K tem definição de 5120 x 2160 pixels e formato retangular mais alongado na proporção 21:9 em televisores de mais de 100 polegadas. Também há monitores em 5K com resolução de 5120 x 2880 pixels e proporção de 16:9.

O 8K é o dobro do 4k, alcançando uma resolução de 7680 x 4320 pixels em proporção 16:9 e incríveis 10080 x 4320 pixels no formato mais alongado de 21:9. 

Smart TV

O termo smart TV também já é bastante conhecido no Brasil, ele vem do inglês e pode ser traduzido como “TV inteligente”. Aparelhos com essa tecnologia levam esse nome porque possuem conectividade com a internet.

Por meio delas é possível streamings de filmes, jogos, música e aplicativos diretamente na televisão, dispensando qualquer tipo de dispositivo para fazer a conexão como o Chromecast, por exemplo. 

LCD, LED, QLED, OLED

Por fim, vamos falar sobre os principais termos que se referem ao display dos televisores atuais. Os modelos mais antigos de alta definição no mercado nacional eram produzidos em LCD, sendo formados por células de cristal líquido reunidas em três grupos, com cada um correspondendo a uma cor principal do padrão RGB.

O LCD foi substituído no mercado pelas televisões de LED, que usam diodos emissores de luz nas cores primárias para criar as imagens e, que resultam em televisores mais finos, com mais brilho e maior ângulo de visão, além de serem mais econômicos.

O QLED e o OLED são evoluções do LED que já chegaram ao mercado nacional. As telas em QLED produzidas pela Samsung se baseiam em pontos quânticos, que são cristais minúsculos que absorvem e emitem as frequências de luz para criar a imagem. Elas se caracterizam por terem cores mais fiéis à realidade.

O OLED é uma tecnologia bastante utilizada em televisores da LG e da Sony. Essas TVs são produzidas com diodos orgânicos que irradiam luz, e são capazes de emiti-la e controlá-la, fazendo com que os pixels sejam auto iluminados. São TVs muito finas, com alto contraste e cores puras.