Nordeste se destaca entre os locais mais requisitados pelos turistas. Veja como viajar com segurança durante a reabertura gradual e quais são as vantagens de optar por um destino nacional. 

Homem andando sobre a trilha

Com as medidas de flexibilização e a retomada gradual do turismo, os brasileiros voltaram a pesquisar por destinos turísticos e programar suas viagens. O Rio de Janeiro e a capital catarinense são alguns locais que estão sendo buscados pelos turistas.

Um levantamento realizado pela MaxMilhas revelou que os destinos mais procurados na plataforma estão no Nordeste brasileiro. Além deles, a ponte aérea São Paulo—Rio de Janeiro também está retomando as atividades, já que a busca por voos neste trecho voltou a ser significativa.

A seguir, confira as sete cidades que lideram as pesquisas e veja como é possível viajar de maneira segura nesse momento de reabertura. 

1. Rio de Janeiro


Em julho, o Rio de Janeiro reassumiu o topo do ranking dos destinos para quem parte de São Paulo. A cidade maravilhosa atrai tanto turistas, quanto profissionais que precisam fazer uma viagem a negócios. Além disso, oferece a possibilidade de diversas atividades ao ar livre

2. Recife


A capital de pernambuco também tem sido muito buscada pelos turistas. Afinal, o litoral nordestino não decepciona, sendo um bom destino para se hospedar de maneira segura e evitar aglomerações. 

3. Salvador


A energia da Bahia conquista os turistas que, sempre que possível, voltam para conhecer novos lugares no estado. A capital, Salvador, também se destacou como um dos destinos mais procurados entre os brasileiros. 

4. Fortaleza


Conhecida por suas falésias e cenários cinematográficos, Fortaleza costuma atrair milhares de turistas todos os anos. Portanto, não é surpresa que o destino é considerado por muitos brasileiros. 

5. Maceió


Maceió é mais um destino nordestino que recebe milhares de visitantes anualmente. As praias próximas à capital são um verdadeiro exemplo da beleza natural e proporcionam uma viagem inesquecível aos turistas. 

6. Porto Alegre


A capital gaúcha mostra que os brasileiros não estão procurando apenas o litoral. Porto Alegre é a escolha ideal para quem busca uma viagem com boas opções gastronômicas, unindo natureza e vida cosmopolita em um só lugar. 

7. Florianópolis


Mais uma representante do Sul brasileiro, Florianópolis é uma boa opção para quem quer ir à praia, mas não pretende se deslocar até o Nordeste, por exemplo. Afinal, a cidade é recheada de orlas famosas, que fazem sucesso o ano todo e não decepcionam os turistas. 

Destinos nacionais ganham protagonismo


Segundo a pesquisa da MaxMilhas, a busca por destinos nacionais cresceu 6%. O estudo também mostra que, em julho, 22% dos brasileiros buscavam passagens para períodos distantes, enquanto 27% buscaram voos em um intervalo de 8 a 21 dias de antecedência.

Ou seja, os dados mostram que as pessoas estão se preparando para voltar a viajar, pois, estão se sentindo mais seguras. Vale ressaltar que, em um momento de abertura gradual, optar por cidades brasileiras é uma escolha assertiva.

Isso porque é mais fácil acompanhar as medidas que estão sendo implementadas no Brasil, uma vez que cada destino internacional está seguindo regras diferentes. O Selo Turismo Responsável, por exemplo, indica quais protocolos de segurança os hotéis e as pousadas estão adotando em solo brasileiro. 

Viagens feitas com segurança garantida


Depois de meses em isolamento social, há um cansaço geral em relação às telas. Afinal, as relações passaram a ser mediadas pelos computadores, celulares e tablets. Trabalho e lazer aconteciam em um mesmo lugar: a casa.

Por isso, programar uma viagem para mudar a rotina pode ser, sim, uma boa escolha. Os destinos estão adotando medidas para garantir a segurança de todos durante a viagem. Alguns hotéis, por exemplo, adaptaram suas atividades, que, agora, devem ser agendadas para garantir o distanciamento social.

Além disso, o turista pode optar por destinos mais próximos e fazer o trajeto de carro, evitando aglomerações em aeroportos e garantindo a segurança de toda a família. Desse modo, é possível aproveitar a natureza sem se expor de maneira desnecessária.