destinos para quem deseja aproveitar o turismo local do Rio de Janeiro

5 destinos para quem deseja aproveitar o turismo local do Rio de Janeiro

Capital é famosa no mundo todo, mas interior do estado também pode surpreender. 

O Rio de Janeiro é um estado abençoado por Deus e bonito por natureza, por isso, o turismo é uma das atividades que mais movimentam a economia carioca. Todos os anos, o estado recebe milhares de pessoas, de todos os lugares do Brasil e do mundo, interessadas em explorar a natureza e a cultura local.

Quem pensa que as atrações estão só na capital está muito enganado. Tomar um ônibus da Riodoce e explorar o interior também é uma ótima ideia. A dica vale tanto para quem vem de longe e chega no Rio de avião, quanto para quem mora no próprio estado.

Recentemente, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) lançou o Portal Turismo Consciente, que visa garantir a segurança de quem quer aproveitar o turismo local, entre outras ações. Vale a pena conferir o site e as nossas ideias de destinos, na lista a seguir. 

Lumiar

O distrito de Nova Friburgo fica a 176 quilômetros da capital e esconde uma natureza exuberante, além do charme de uma pequena cidade. O destino é bastante procurado por quem gosta de turismo de aventura e apreciam a boa gastronomia.

Com cachoeiras, trilhas e um lago, que é o cartão postal da cidade, Lumiar tem atrações o ano todo, conquistando os mais diversos perfis de turistas. Os casais costumam gostar do clima serrano da cidade no inverno, perfeito para curtir um friozinho e namorar. 

Cabo Frio

Com belas praias de areias finas e brancas, Cabo Frio é um dos destinos mais procurados pelos turistas no estado. Localizada a 150 quilômetros do Rio, a cidade estruturada é a maior e a melhor da região dos lagos.

As famílias costumam apreciar bastante o destino, mas esse não é o único público que visita a cidade. Durante a alta temporada, as noites são badaladas, o que atrai muitos jovens. Os surfistas também gostam, especialmente, de algumas praias da região, que têm ondas propícias para a prática do esporte. 

Angra dos Reis

As mais de 350 ilhas são as grandes atrações de Angra dos Reis, município que fica a 152 quilômetros do Rio. Por isso, os passeios de barco são atividades muito procuradas por quem visita a cidade — e são realmente imperdíveis.

Com mar de água verde transparente e Mata Atlântica preservada, o destino é muito procurado por famosos, sendo que a presença deles é quase uma atração à parte por lá. Por conta disso, no entanto, esse não é um passeio que costuma custar muito barato. Fugir da alta temporada é uma dica para conseguir preços mais em conta. 

Búzios

Armação dos Búzios é um destino paradisíaco e com uma das melhores infraestruturas do litoral carioca. Muito procurado por turistas estrangeiros, o destino oferece ótimas opções de restaurantes e hospedagens de luxo. 

As praias, de águas calmas e cristalinas, são um convite para relaxar e aproveitar. No fim do dia, a dica é caminhar pela Rua das Pedras, que tem várias opções de lojas, galerias de arte e locais para comer e beber — para onde todo mundo vai. 

Trindade

Localizada no município de Paraty, a Vila de Trindade tem ganhado cada vez mais a atenção dos turistas interessados na tranquilidade e na beleza das praias ainda pouco exploradas e de águas transparentes.

Por lá, é possível encontrar cachoeiras, trilhas de mata conservada e piscinas naturais. A dica para quem quer explorar justamente a tranquilidade da vila de pescadores é evitar os finais de semana e os feriados, pois é quando a pequena cidade costuma lotar.