A comunicação social é um ramo bastante rico e que tem muito a agregar.

Além do mais, pode ser encontrada em diversas vertentes e é sobre elas que vamos explicar neste artigo.

Confira.

Comunicação social e suas vertentes


Comunicação social e suas vertentes


O tema comunicação social está presente em muitos cursos online. Influente, versátil e em constante transformação, essa área atrai novos estudantes a cada ano, os quais visam contribuir para a disseminação de informação, qualquer que seja ela.

A comunicação social é a área que representa o estudo sobre como a produção de informação e a divulgação dela a partir de meios diversos influenciam a sociedade, direta ou indiretamente.

Ela engloba todas as formas de interação social, que podem ter diferentes objetivos, como entreter, informar, ensinar, influenciar, criar identidades, entre outros.


Conheça abaixo os nichos principais.


Jornalismo


A definição básica do jornalismo sugere que este seja um serviço profissional com a responsabilidade de transformar informação em notícia. O profissional desta área deve selecionar aquilo que pode ser de interesse público e criar uma forma atraente desta informação chegar às pessoas, sempre mantendo a ética, a pluralidade e a verdade dos fatos.

Os jornalistas podem atuar tanto em instituições de mídia, atuando como editor, redator, repórter, pauteiro, produção, etc., quanto em empresas, em setores de comunicação interna, marketing, relacionamento, assessoria de imprensa, entre outros.

Muitos deles também têm investido no aprendizado em marketing digital com o objetivo de se tornarem produtores de conteúdo para web.

Relações Públicas


Qualquer marca precisa garantir uma boa reputação no mercado, diante de seu público, de parceiros, da mídia e até mesmo do governo, dependendo do negócio. O trabalho de Relações Públicas é o responsável por manter a imagem da empresa em alta e criar relacionamentos e facilitar entendimento entre as partes envolvidas.

Nesse sentido, o profissional dessa área auxilia na elaboração do plano de comunicação, textos para divulgação da marca, na organização de eventos diversos, condução de pesquisas de mercado, atua na gestão de relacionamentos e de crises, enfim, uma vasta lista de atividades. Ele pode atuar lado a lado com jornalistas e profissionais de marketing em setores de empresas e agências de comunicação.

Publicidade e Propaganda


Vertente que é comumente ligada à criatividade, também conta com inúmeras técnicas e conceitos para lançar marcas, produtos, serviços e ideias, além de trabalhar na construção e permanência da imagem diante dos públicos.

O publicitário atua na criação de campanhas adequadas às personas da marca, traça metas de comunicação estratégica, faz pesquisas de mercado, assessora seus clientes, entre outras ações.


Rádio, TV e Internet


Antigamente esta área era chamada somente de Radialismo. Incluía também o ensino de locução para TV, mas nada muito aprofundado acerca desta mídia.

Hoje a sigla é RTVI, e consiste na aplicação de fundamentos e práticas para a comunicação no rádio, na televisão e na internet, canal que mais cresce mundialmente e que precisou ser incluído instintivamente no âmbito da comunicação social.


Cinema


Por ser considerado a sétima arte, muita gente não sabe que o cinema faz parte também da comunicação social.

Essa mídia exerce um papel fundamental na formação da sociedade, informando, ensinando, influenciando grupos, estabelecendo paradigmas, aperfeiçoando sensibilidades, enfim, é uma forma de promover informações através de uma produção completamente diferente das outras já citadas.

No entanto, é possível usar o cinema para promover ações de marketing, debater questões sociais, fazer críticas diversas, trazer à tona realidades distantes da grande massa, etc.

Todas as vertentes de comunicação social podem ser associadas às pautas de comunicação e marketing.

Apesar de serem áreas que sobrevivam isoladas, tornam-se muito mais produtivas quando agrupadas, reunidas em um setor de comunicação em uma empresa ou em agências, podendo complementar o planejamento estratégico e a gestão de marketing visando o mesmo objetivo.