comunicação assertiva


Se você chegou até aqui, é porque já sabe ou ouvir falar sobre a comunicação assertiva e deseja desenvolvê-la a fim de melhor se posicionar na conquista de seus objetivos.


Como tudo na vida, seja no ambiente pessoal ou profissional, o bom entendimento é essencial. Afinal de contas, ele evita:


  • Mal-entendidos;
  • Conflitos;
  • Má interpretação;
  • Problemas de convivência;
  • E muito mais.


No entanto, a boa expressividade vai além quando feita de forma clara e objetiva, pois, ajuda você alcançar o sucesso ainda mais rápido!

O Que É Comunicação Assertiva?


Você já reparou que pessoas consideradas boas líderes são aquelas que sabem se comunicar bem, se fazendo entender com respeito e de maneira não agressiva?


Acontece que, comunicação assertiva não tem a ver com dizer o que "é certo" e, sim, se expressar bem. Seja na oratória, com gestos ou comportamentos.


Baseada ainda na autoconfiança, assertividade é uma forma direta, simples e clara de se voltar aos demais sem que isso gere confusões, dúvidas ou más interpretações.


Importante em todos as esferas de nossa vida, tal habilidade é essencial para aquilo que consideramos sucesso. Já que através dela, nós conseguimos expressar bem:


  • Ideias;
  • Opiniões;
  • Sentimentos;
  • Comportamentos;
  • Nossa imagem.

Tudo isso, de forma exata e transparente, o que traz mais equilíbrio para tomada de decisões e segurança de executar suas ações.


Saindo da zona de conforto e liderando com consciência nossa comunicação é possível melhor se posicionar estrategicamente na vida, para alcançar metas e objetivos.

Dicas para desenvolver a comunicação assertiva:


  1. Autoridade: a coisa mais importante para atingir uma comunicação assertiva é ter conhecimento daquilo que você fala/expressa. Pois, a falta deste torna automaticamente sua comunicação falha. Então, para ter uma boa argumentação aprenda e busque fontes de confiança;
  2. Momento certo: nada melhor do que ter conhecimento, é saber entender o momento de se expressar. Principalmente, se for uma opinião, já que essa deve ser dada quando há oportunidade;
  3. Clareza e objetividade: ao se expressar, vá sempre direto ao ponto para prender realmente a atenção do ouvinte. Mas, sem que supra demais as informações deixando algo importante de fora, o que pode causar dúvidas;
  4. Tenha empatia: a comunicação assertiva não
  5. trata só da capacidade de expor sua mensagem com clareza. Como também, compreender terceiros e por isso, é essencial que você se coloque no lugar destes;
  6. Linguagem: ela deve ser trabalhada de forma geral, existem inúmeros meios de se comunicar como a oratória, escrita, gestos e muito mais. Lembre-se que ao expor algo, você deve presar pela linguagem ideal em cada situação, adaptando-se a elas;
  7. Capacite-se: essa dica é essencial para o meio profissional. Uma vez que, para se expressar de maneira assertiva é preciso autoridade como dito antes. Então, busque sempre aprender mais a fim de se tornar referência em seu meio;
  8. Linguagem corporal: por fim, lembre-se ainda de desenvolver a forma como você se porta com o corpo. Ou seja, seus olhares, gestos, postura e controle emocional na hora da comunicação. Isso porque eles devem transmitir o mesmo que sua mensagem, sem causar insegurança.


Conclusão


Sendo assim, foi possível ver neste artigo a importância da comunicação assertiva para a conquista de objetivos e alcance do nosso sucesso, seja ele pessoal ou profissional. Aqui ficou demonstrado que a comunicação efetiva é importante para tudo, desde uma reclamação para a uber até uma reclamação na ONU, rsrs.

Então, coloque essas dicas em prática agora mesmo. Mas, não se esqueça de mostrar aos seus amigos e familiares, para que eles também possam desenvolvê-la!























































Dedetizadora Matinseto - Porto Alegre, Grande Poa e Litoral RS

Conteúdo em parceria com a Dedetizadora Matinseto - Porto Alegre, Grande Poa e Litoral RS, a dedetizadora atua em várias localidades, além de dedetização, atua como Desentupidora em Capão da Canoa, atua também em cidades como Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburo. E nas cidades do Litoral como Torres, Arroio do Sal, Capão Novo, Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Atlântida, Rainha do Mar, Cidreira, Pinhal, Magistério e demais praias. Enfim, precisou de desentupidora em Porto Alegre, procure a Dedetizadora Matinseto.