comunicação assertiva


Se você chegou até aqui, é porque já sabe ou ouvir falar sobre a comunicação assertiva e deseja desenvolvê-la a fim de melhor se posicionar na conquista de seus objetivos.

Como tudo na vida, seja no ambiente pessoal ou profissional, o bom entendimento é essencial. Afinal de contas, ele evita:

  • Mal-entendidos;
  • Conflitos;
  • Má interpretação;
  • Problemas de convivência;
  • E muito mais.

No entanto, a boa expressividade vai além quando feita de forma clara e objetiva, pois, ajuda você alcançar o sucesso ainda mais rápido!

O Que É Comunicação Assertiva?


Você já reparou que pessoas consideradas boas líderes são aquelas que sabem se comunicar bem, se fazendo entender com respeito e de maneira não agressiva?

Acontece que, comunicação assertiva não tem a ver com dizer o que "é certo" e, sim, se expressar bem. Seja na oratória, com gestos ou comportamentos.

Baseada ainda na autoconfiança, assertividade é uma forma direta, simples e clara de se voltar aos demais sem que isso gere confusões, dúvidas ou más interpretações.

Importante em todos as esferas de nossa vida, tal habilidade é essencial para aquilo que consideramos sucesso. Já que através dela, nós conseguimos expressar bem:

  • Ideias;
  • Opiniões;
  • Sentimentos;
  • Comportamentos;
  • Nossa imagem.
Tudo isso, de forma exata e transparente, o que traz mais equilíbrio para tomada de decisões e segurança de executar suas ações.

Saindo da zona de conforto e liderando com consciência nossa comunicação é possível melhor se posicionar estrategicamente na vida, para alcançar metas e objetivos.

Dicas para desenvolver a comunicação assertiva:


  1. Autoridade: a coisa mais importante para atingir uma comunicação assertiva é ter conhecimento daquilo que você fala/expressa. Pois, a falta deste torna automaticamente sua comunicação falha. Então, para ter uma boa argumentação aprenda e busque fontes de confiança;
  2. Momento certo: nada melhor do que ter conhecimento, é saber entender o momento de se expressar. Principalmente, se for uma opinião, já que essa deve ser dada quando há oportunidade;
  3. Clareza e objetividade: ao se expressar, vá sempre direto ao ponto para prender realmente a atenção do ouvinte. Mas, sem que supra demais as informações deixando algo importante de fora, o que pode causar dúvidas;
  4. Tenha empatia: a comunicação assertiva não
  5. trata só da capacidade de expor sua mensagem com clareza. Como também, compreender terceiros e por isso, é essencial que você se coloque no lugar destes;
  6. Linguagem: ela deve ser trabalhada de forma geral, existem inúmeros meios de se comunicar como a oratória, escrita, gestos e muito mais. Lembre-se que ao expor algo, você deve presar pela linguagem ideal em cada situação, adaptando-se a elas;
  7. Capacite-se: essa dica é essencial para o meio profissional. Uma vez que, para se expressar de maneira assertiva é preciso autoridade como dito antes. Então, busque sempre aprender mais a fim de se tornar referência em seu meio;
  8. Linguagem corporal: por fim, lembre-se ainda de desenvolver a forma como você se porta com o corpo. Ou seja, seus olhares, gestos, postura e controle emocional na hora da comunicação. Isso porque eles devem transmitir o mesmo que sua mensagem, sem causar insegurança.


Conclusão


Sendo assim, foi possível ver neste artigo a importância da comunicação assertiva para a conquista de objetivos e alcance do nosso sucesso, seja ele pessoal ou profissional.

Então, coloque essas dicas em prática agora mesmo. Mas, não se esqueça de mostrar aos seus amigos e familiares, para que eles também possam desenvolvê-la!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem