Clubes brasileiros investem em times profissionais e aquecem mercado de games. 

As mudanças trazidas para o universo dos games nos últimos anos permitiram o surgimento de novas modalidades, muitas delas mesclando realidade e ambiente virtual. Os jogos on-line são o principal exemplo disso, oferecendo experiências diversificadas, além de permitirem a interação entre os jogadores. 

Times de futebol

Uma das modalidades que promete ainda mais crescimento nos próximos anos é a de e-sports. Basicamente, trata-se de jogos esportivos disputados on-line. Em geral, eles são exibidos em tempo real pela internet, mas também podem acontecer com a presença de torcida presencial.

No Brasil, times importantes passaram a olhar para esses jogos com um pouco mais de atenção, explorando o potencial que os e-sports têm a oferecer nos próximos anos. Além de incentivarem a formação de novas equipes, os times têm a oportunidade de atrair mais torcedores. 

Videogame realmente levado a sério


Se, até os anos 2000, era comum que os torneios acontecessem em feiras e eventos dedicados aos games, somente por diversão, hoje em dia, eles ocorrem em verdadeiros eventos de disputa ao nível profissional.

Com a internet, não é mais necessário que todos os jogadores estejam na mesma sala para disputarem entre si, e os campeonatos passam a ter prêmios em dinheiro, muitas vezes, com valores exorbitantes.

League of Legends


Popularmente conhecido como LoL, o League of Legends é um dos jogos cujas competições batem recordes de público. O site Twitch, um dos mais utilizados pelo streaming de competições profissionais de games, chegou a registrar 4,5 milhões de visualizações durante uma única partida.

Esse jogo é conhecido pela modalidade MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). O campeonato mundial de LoL recebe cerca de 22 organizações que disputam o título. A INTZ, líder do CBLoL, integrou o grupo A do campeonato realizado na China em 2020.
 

FIFA


Sediado na Espanha, o campeonato FIFA de jogos eletrônicos reúne equipes profissionais de todo o mundo. Em 2021, a Libertadores ganhou uma versão on-line, que acontece entre janeiro e março, para todos os jogadores de FIFA 21. Os prêmios giram em torno de R$512 mil.

A competição será dividida em três fases, nos consoles PS4 e Xbox One. O FIFA é um dos games de futebol para console mais jogados ao redor do mundo, atraindo profissionais apaixonados pelo esporte dentro e fora dos campos. 

PES


Em 2020, o Botafogo anunciou a participação em campeonatos digitais de futebol. Em parceria com a Bird Cia, o time foca na modalidade PES (Pro Evolution Soccer).

Com a entrada no mundo digital dos games, um dos objetivos do time é atrair novos torcedores, além de incentivar a profissionalização de gamers brasileiros. Em 2020, o Botafogo disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol Digital PES 11x11, também conhecido como Brasileirão do Futebol On-line. 

Wendell Lira: dos campos para as telas


Ele foi um jogador profissional nos campos até o ano de 2016, atuando como atacante no time do Goiás. Destacou-se em inúmeros campeonatos, entre eles, o Brasileiro sub-20. Após diversas lesões e retorno aos campos em 2015, Wendell recebeu o Prêmio Puskas, destinado ao gol mais bonito do ano.

No ano de 2016, Wendell aposentou-se dos campos e fundou o seu canal no YouTube, que, atualmente, conta com mais de 500 mil inscritos. No canal, Wendell realiza streaming de campeonatos de futebol on-line, convidando personalidades como Valdívia para disputas conjuntas e divulgando os e-sports dentro do Brasil.