Em qual lugar da cozinha instalar a geladeira

Em qual lugar da cozinha instalar a geladeira?

Refrigeradores não devem ser colocados perto do fogão; entenda o motivo e veja dicas de como escolher a posição do eletrodoméstico prezando pela praticidade

A decoração da cozinha é tão importante quanto a de qualquer outro ambiente da casa. O estilo depende de você, mas é importante que esse seja um ambiente equipado com eletrodomésticos básicos e também que eles estejam posicionados de forma que favoreça seus usos, bem como a circulação no ambiente.

Uma regra básica é que aparelhos que esfriam, como freezer, geladeira e refrigerador, não sejam posicionados perto de fontes de calor, como fogão, forno e aquecedores. Esse cuidado ajuda no desempenho e pode significar uma economia significativa na sua conta de luz.

Alguns estudos mostram que a proximidade do fogão pode aumentar o consumo da geladeira em até 20%. O número fica ainda mais relevante se lembrarmos que esse é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em uma casa, já que fica ligado 24 horas por dia.

A explicação é simples: as temperaturas opostas podem prejudicar o funcionamento tanto de um quanto do outro. Para compensar o calor do fogão, o refrigerador precisa trabalhar de maneira mais pesada, o que faz com que ele gaste mais energia e acabe se desgastando excessivamente, diminuindo também sua vida útil.

Por esse mesmo motivo também é importante que, sempre que possível, a sua geladeira não fique em uma parte da cozinha que recebe luz direta do sol. De preferência, em nenhum horário do dia.

Onde colocar então?

Agora que você já sabe onde o refrigerador não deve ficar, pode tomar melhores decisões sobre o local em que vai instalá-lo. A recomendação básica é de que os refrigeradores fiquem a, no mínimo, 1,2m do fogão, mas se possível, o melhor é que fique a, pelo menos, 2m.

Se o seu espaço não permitir respeitar essas medidas, a dica é utilizar um móvel de mais de 10cm para distanciar os equipamentos. Separá-los pela bancada da pia também pode ser uma saída interessante e que, geralmente, garante um bom distanciamento mínimo.

Essa posição também é excelente para garantir uma boa funcionalidade à sua cozinha. Você pode retirar os alimentos do eletrodoméstico e já posicioná-los em um lugar onde eles poderão ser manuseados para o preparo.

Outra boa posição para colocar o refrigerador é formando um triângulo com a pia e o fogão. Nesse caso, o fogão fica numa parede, a pia na outra e o refrigerador na outra. Essa localização também favorece a circulação e é uma das mais práticas para quem vai cozinhar.

Muitas cozinhas já são planejadas com um cantinho preparado para a geladeira, onde o eletrodoméstico só tem que ser encaixado. Caso a ideia seja embutir o aparelho refrigerador nesse espaço, a recomendação é manter uma distância mínima de 10cm de todos os lados — laterais, fundo e topo.

Colocar o eletrodoméstico encostado na parede ou em outros móveis também pode contribuir para que ele esquente, causando ruídos e diminuindo sua durabilidade. No entanto, é uma boa ideia usar os outros elementos da cozinha para “esconder” as laterais da geladeira, que podem ser robustas e “pesar” na decoração.

Os cantos também são boas localizações para instalar os refrigeradores, porque eles ajudam a camuflar o eletrodoméstico, especialmente se ele tiver uma capacidade maior e, por isso, for grande.

Independentemente de onde você achar melhor posicionar o aparelho, é fundamental lembrar de garantir espaço suficiente para que ele não fique encostado na parede, pelos motivos que já falamos acima. Além disso, faça um teste abrindo e fechando as portas para verificar se é possível fazer os movimentos sem encostar em nada.

Por último, você precisa verificar se o local escolhido fica próximo a uma tomada na voltagem correta do seu refrigerador. E, caso escolha uma geladeira com dispenser de gelo e água na porta, também é interessante que ela fique próxima a uma saída de água. Em alguns modelos, é preciso acoplar uma mangueira.