Transcrição de áudio

Transcrição de áudio: o que é, como funciona e quais são os tipos

transcrição de áudio é um serviço muito interessante e se tornou um dos mais procurados em diversas áreas do mercado.

Muito difundida no universo acadêmico, esse modelo ganhou destaque nos mais variados nichos devido ao seu poder de organizar informações e torná-las mais simples de serem transmitidas.

Por melhor que seja um conteúdo, a atualidade mostra que é interessante a presença dele em uma boa variedade de formatos para atender a objetivos diferentes.

Basta observar que para encontrar informações é possível ouvir podcasts, realizar a leitura de livros e outros modos.

A transcrição de áudio se popularizou muito por trazer conteúdos para outro formato. Assim, esse serviço se tornou um dos mais úteis no mercado. Conheça os motivos para esse destaque neste artigo!

Entenda o que é transcrição de áudio

A transcrição de áudio trata-se de transferir um conteúdo em áudio para o formato escrito. Assim, além de ser possível consultá-lo sem a necessidade de um aparelho para reproduzir o som, trazer o material ao modelo escrito permite que ele seja bem mais utilizável em outras situações.

A necessidade de trazer informações transmitidas pelo som para a escrita é um ato bem antigo. Quando se está em uma aula copiando o que o professor fala, por exemplo, é uma situação perfeita de transcrição.

No entanto, um trabalho mais profissional envolve técnicas mais rigorosas para garantir a qualidade máxima daquele material.

Como funciona e quais são os tipos de transcrição de áudio?

A transcrição de áudio funciona através da captação e entendimento do profissional a respeito do material que o cliente quer a transcrição.

Após a negociação ser feita, o arquivo de áudio será ouvido e, a depender do tipo de transcrição escolhida, o material será transformado em texto de acordo com as regras dela.

Os três principais tipos são a literal, adaptada e transcrição para norma culta. Entretanto, existem algumas variações muito utilizadas e conhecidas no mercado que merecem suas devidas citações. Confira, portanto, 5 tipos de transcrição de áudio!

Transcrição literal

O nome dessa transcrição é bem intuitivo, ou seja, trata-se daquela que não altera nada do material original. Logo, desde informações importantes até vícios de fala são mantidos da mesma forma com o objetivo de fidelizar o máximo possível o primeiro material.

Os contextos nos quais a transcrição de áudio literal é bem recebida são em entrevistas para guiar estudos da psicologia, por exemplo.

Como nessas situações é extremamente necessário saber quais foram exatamente as falas das pessoas consultadas, escolher por esse tipo de transcrição oferece um material mais preciso, ótimo para avaliação de dados.

Transcrição adaptada

A transcrição adaptada, por sua vez, se caracteriza por estar sujeita a alterações de partes irrelevantes do material original.

O principal objetivo desse formato de transcrição é deixar o conteúdo escrito o mais objetivo possível com o máximo de fidelidade ao primeiro material.

Nesses casos, a transcrição de áudio adaptada pode ser interessante para entrevistas de clientes. Pelo fato de existir um objetivo bem mais direto, pode ser mais interessante para sua estratégia ter informações mais relevantes para agir com maior rapidez.

Transcrição para norma culta

A transcrição para fala culta analisa todo o material do cliente e traz para a escrita sem erros gramaticais. Essa talvez seja a mais complicada da lista porque além de exigir bastante atenção do profissional, ela pede muito conhecimento da gramática da língua.

Por causa desse caráter de correção, a transcrição para fala culta se assemelha muito com uma revisão e, portanto, poucos costumam citar este formato.

Transcrição para palestras

A transcrição para palestras é um formato bastante interessante devido à capacidade de oferecer ao palestrante a noção de como foi a apresentação dele após o acontecimento.

Esse modelo destaca as ocasiões mais relevantes devido a todas as variáveis que ocorrem nas palestras (ruídos, momentos de brincadeira para atrair atenção e derivados).

Com o uso desse tipo de transcrição é possível gerar melhorias ao palestrante com a constante revisão do material escrito, já que ele pode observar a qualidade das falas dele e ver pontos de correção para outras palestras futuras.

Degravação

A degravação sempre foi bem conhecida pelos profissionais do contexto jurídico, pois esse tipo de transcrição pode ser utilizado como prova nas audiências.

Por seu contexto, a degravação costuma ser feita de maneira literal, ou seja, não há nenhuma alteração do áudio para o arquivo escrito.

Após a transcrição, o juiz recebe o arquivo para ler na audiência e, dessa forma, guia o julgamento adequadamente.

Qual a diferença de ferramentas online e dos serviços de transcrição de áudio?

As ferramentas online se baseiam em Inteligência Artificial que, através de um grande corpo de dados, realiza a transcrição de áudio.

Utiliza-se o microfone ou o próprio arquivo de áudio que, quando analisado pelo mecanismo, irá gerar as palavras no documento.

Portanto, a transcrição é realizada de forma bem técnica pelas ferramentas e pode gerar certa agilidade para usuários constantes disso, como jornalistas, por exemplo.

Porém, não se pode esperar que uma máquina consiga analisar fatores humanos em uma transcrição, como detectar sotaques de região, saber quais partes podem ser retiradas do arquivo, dentre outras necessárias para qualidade do trabalho.

No entanto, ao contratar um serviço de transcrição de áudio profissional, você terá uma equipe extremamente preparada para transformar o seu áudio em escrita da melhor forma possível!

Além de oferecer a qualidade técnica necessária, é garantido a fidelidade ao material original e todo o componente humano capaz de dar ao seu arquivo um caráter único.

Para oferecer uma noção da diferença, imagine que você possui um excelente audiobook e, devido ao seu sucesso, há o desejo de transformar a obra no formato físico.

Para não precisar reescrever toda a obra do zero, é possível contratar um serviço de transcrição de áudio eficiente e realizar a sua tarefa.

Com o livro em formato escrito, diversas pessoas que possuam interesse no seu conteúdo podem fazer uso dele e, dessa forma, aumentar sua base de público. Portanto, não perca a oportunidade de aproveitar as vantagens de um serviço de transcrição!

Como escolher um serviço de transcrição de áudio?

A escolha de um serviço de transcrição de áudio depende principalmente da empresa que você escolher para executar a tarefa.

Apesar da variedade de negócios que realizam a transcrição de áudio, é possível avaliar se eles realizam um bom trabalho através da verificação dos seguintes pontos:

  • Avalie a recomendação da empresa;
  • Confira se há profissionais capacitados e especializados;
  • Tenha os objetivos de seu material em mente;
  • Esteja atento aos prazos de entrega.

É inegável que observar a qualidade da empresa é o primeiro passo para a escolha de um bom serviço de transcrição de áudio.

Analisar a reputação da companhia e a qualidade dos outros trabalhos realizados por ela permitirá que você tenha ideia de como ficará o resultado final de seu pedido.

Ter essa projeção é fundamental para garantir a qualidade necessária que sua transcrição precisa. Saber os objetivos de seu material fará com que você conheça qual modelo de transcrição será mais adequado. Através disso, garantem-se chances de satisfação e eficiência com o serviço solicitado.

Consequentemente, é preciso ter noção do prazo de entrega que a empresa lhe fornecerá para que você possa se orientar melhor e ver se ele te agrada.

E aí, entendeu tudo sobre transcrição de áudio? Então, aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!