A maioria dos investidores de criptoativos são jovens

A maioria dos investidores de criptoativos são jovens, do gênero masculino e de maior poder aquisitivo, aponta pesquisa

Estudo realizado pelo Mosaiclab em parceria com o Mercado Bitcoin, levantou dados interessantes sobre os investidores do mercado de criptomoedas

Nos últimos anos, os criptoativos têm sido o centro das discussões no mundo dos investimentos. Acompanhado por um crescimento exponencial ano após ano, o mercado tem chamado cada vez mais a atenção dos investidores ao redor do mundo. 

O recente estudo “Revolução do sistema financeiro e tendências da criptoeconomia”, realizado pelo Mosaiclab em parceria com a exchange de criptomoedas Mercado Bitcoin, levantou dados interessantes sobre o perfil dos investidores que têm dominado o mercado de criptoativos. 

O estudo contou com a participação de 1020 pessoas e foi realizado de forma online, abrangendo as regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Os participantes do estudo possuíam idade entre 18 e 55 anos, pertencentes às classes econômicas A, B e C1. 

Um resultado que chamou a atenção é que, a maioria das pessoas que investem no mercado são jovens, do gênero masculino e com maior poder aquisitivo. 

Maior participação masculina no mercado

Embora a quantidade de mulheres que investem no mercado cripto venha aumentando e tenha uma significativa participação, o gênero masculino segue representando a maioria dos investidores. O estudo indica que 56% dos investidores são homens. 

Investidores do mercado de criptoativos têm maior poder aquisitivo

Outro dado interessante está relacionado à classe social dos investidores. A grande maioria tem poder aquisitivo elevado. O estudo aponta que 62% pertence à classe B, sendo que 11% é pertencente à classe A, representando um total de 73% dos investidores nas classes que compreendem as maiores rendas. 

Os investidores jovens têm maior adesão ao mercado

O target considerado no estudo mostra que 53% dos investidores são jovens, com faixa etária entre 18 e 34 anos.

Tendo a juventude como característica marcante, é possível inferir que a alta adesão desse público esteja ligado, em parte, à maior disposição que apresentam para conhecer e utilizar novas tecnologias. 

As criptomoedas são cercadas de ideias de inovação e de tecnologia, além de representar uma forma de liberdade econômica, descentralização e não sofrer com interferências de terceiros, como os governos, por exemplo. É comum que esses temas despertem um interesse maior do público mais jovem. 

Outro fator que ajuda a explicar o perfil demográfico pode estar na falta de regulamentação que havia no mercado até a época de realização do estudo, considerando que haja uma predisposição acentuada do público mais jovem para exposição a riscos em função de obterem ganhos mais elevados. 

Vale a pena citar que esse cenário sofreu uma importante mudança, a partir do Marco Legal das Criptomoedas, que entrou em vigor, via decreto, em junho deste ano, prometendo trazer maior clareza e segurança jurídica para o setor, e pode a partir de agora se tornar também mais atraente para os investidores mais conservadores.