Saiba como estender a duração da bateria do celular em alguns passos

Saiba como estender a duração da bateria do celular em alguns passos

Medidas simples podem ajudar seu celular a segurar bateria por mais tempo

Administrar a bateria do seu smartphone quando está fora de casa pode ser um verdadeiro desafio, afinal os celulares mais modernos possuem tantos recursos que, muitas vezes, acabam descarregando sem nos darmos conta. A impressão que fica é que a bateria desses aparelhos não é de boa qualidade e não consegue segurar muita carga, mas não é bem isso que acontece.

É fato que as baterias de hoje não costumam chegar nem perto da durabilidade das antigas, mas não podemos nos esquecer que os primeiros celulares só serviam para fazer ligações e enviar mensagens de texto. O excesso de funções das versões modernas exige mais de suas baterias, além do fato de que elas naturalmente vão ficando mais fracas com o passar do tempo. Contudo, se o seu smartphone tem menos de um ano de uso e não consegue segurar muita carga, a causa provavelmente está nos aplicativos.

Confira algumas soluções práticas de como estender a durabilidade da sua bateria:

Desative a internet

É normal que a maioria das pessoas deixe a internet móvel do celular ou o Wi-Fi conectado o tempo inteiro, pois estamos constantemente trocando mensagens, checando redes sociais ou usando outras funções em rede do aparelho. Porém o simples fato de o celular estar conectado faz com que ele precise lidar com um fluxo constante de dados, o que leva a bateria a descarregar mais rapidamente.

Avalie bem os momentos em que você não precisará utilizar o celular e desligue todos os recursos de rede, inclusive a localização do GPS, que também consome bastante bateria. A melhor maneira de fazer isso é ligando o “modo avião”, que limita todas essas funções e deixa o smartphone em um estado de baixa energia. Apenas lembre-se que você ficará incomunicável nesse período.

Atenção aos aplicativos

Nas configurações do aparelho, é possível conferir quais aplicativos consomem mais bateria. Muitas vezes, mesmo quando estão fechados, alguns apps continuam utilizando dados da internet ou da localização do smartphone; atuando em conjunto, esses recursos podem gastar toda a bateria sem que percebamos.

Alguns apps são essenciais para o funcionamento do celular e não podem sofrer nenhuma interferência, mas diversos outros podem ser limitados para acessar a internet somente quando estiverem sendo utilizados. É possível alterar essas permissões individualmente dentro das configurações de cada app, então confira quais estão consumindo mais bateria e adapte de acordo com a sua necessidade.

Diminua o brilho da tela

Quanto maior o brilho da sua tela, mais rápido a bateria vai embora. Hoje em dia, os smartphones possuem funções inteligentes, em que o próprio aparelho consegue regular o brilho, de acordo com a iluminação ambiente; essa é uma ótima forma de usá-lo de uma forma satisfatória, sem exigir demais da bateria, mas, caso o celular não conte com esse uso dinâmico, o indicado é sempre deixar em um nível intermediário ou baixo.

Ajustar o tempo de bloqueio de tela também ajuda, já que, quanto mais demorar para bloquear, mais bateria vai gastar desnecessariamente. O ideal seria deixar entre 10 e 15 segundos, pois, seguindo a lógica, se não mexermos no celular dentro desse curto período, então ele não precisa ficar ligado.

Vida útil da bateria

Essas dicas certamente serão úteis e ajudarão todos a economizar mais bateria no dia a dia, mas, como já foi mencionado, é inevitável que os smartphones com mais de um ano de uso tenham baterias mais fracas. Esses componentes possuem prazo de validade e dificilmente apresentarão um desempenho satisfatório quando ultrapassam o período de dois anos, por isso esse costuma ser o tempo médio que as pessoas levam para trocar de aparelho. Para quem já vem sofrendo com a duração da bateria há algum tempo, a melhor alternativa seria aproveitar a Black Friday para trocar de smartphone. Uma bateria fraca continuará acabando rapidamente mesmo seguindo as dicas acima, por isso o mais recomendado sempre será adquirir um celular novo.