dark web

O que é dark web e quais os riscos para empresas

Já imaginou sua vida sem internet? Seria um grande desafio, não é mesmo? 

Afinal, utilizamos a internet para realizar diversas atividades todos os dias, sendo uma ação praticamente automática e involuntária. 

Entretanto, podemos dizer que a web possui dois lados, um que facilita nossas vidas e outro que nos deixa vulneráveis.

E, assim, entramos em um assunto que pode colocar em risco a sua segurança e privacidade. 

Entenda sobre a dark web, a rede da internet oculta que só é possível acessar com um navegador específico.

Entenda sobre o que é dark web

Para definir: é um conjunto oculto de sites da internet usado para manter qualquer atividade anônima e privada, seja em âmbito legal ou ilegal. 

Para você entender melhor, podemos comparar com um iceberg, em que a parte visível é a web aberta e a dark web é a parte que é invisível e obscura no fundo do oceano. 

Podemos também incluir a deep web, que é uma camada menos profunda que a dark web.

Para se ter ideia, não se consegue acesso através dos buscadores que conhecemos e utilizamos no dia a dia.

É preciso um software específico que permite acessar esses sites ocultos. Por esse e outros motivos, a dark web se difere principalmente pelos dados anônimos e ilegais.

E quando falamos em dados, incluímos dados pessoais, golpes financeiros, drogas e armamentos, fóruns extremistas e muitos outros assuntos pesados. 

Em questão empresarial, usuários da dark web podem vender dados sensíveis que comprometem a segurança do negócio que podem gerar grandes prejuízos.

Quais são os riscos para empresas?

Alguns ataques que as empresas podem fazer estão relacionados a roubos de dados confidenciais, documentos e outros dados sigilosos.

Os prejuízos podem ser incalculáveis, já que essas exposições geram problemas, tanto para empresa como para os seus clientes. 

A seguir veja alguns riscos:

CPF e documentos vazados

Imagina os hackers vazarem dados sensíveis, como o CPF ou até outros documentos, de seus clientes e colaboradores na dark web? 

Dá para se ter ideia do problema e dos prejuízos.

Para começar, o seu negócio perde credibilidade no mercado, pode sofrer penalizações severas diante a justiça, principalmente em decorrência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), multas com valor de 2% do seu faturamento. 

E ainda sofrer outras penalidades e bloqueios.

Nesse momento estar preparado para evitar vazamento de dados é primordial para manter a reputação da sua marca e a privacidade de seus clientes.

Malwares e ransomwares

Também podem surgir malwares e ransomwares, que captam informações confidenciais da empresa

Os hackers podem vender esses dados ilegalmente na dark web e gerar os problemas que citamos acima.

Para piorar, na dark web há diversos cibercriminosos que estão produzindo pacotes de vírus que possuem até mesmo suporte técnico para os hackers, o que levanta um alerta sobre a complexidade que pode ser efetuar uma boa segurança de dados.

Golpes

Alguns golpes consistem em fazer chantagens contra a empresa, soltar os dados roubados para o público, cobrar valores exorbitante para tê-los de volta, dentre outras chantagens.

Como evitar vazamentos de dados e se proteger de hackers?

É essencial tomar medidas de segurança na sua empresa para evitar esses ataques e vazamento de dados. Algumas ações que você pode ter:

  • Monitoramento de roubo de identidade: é fundamental realizar a fim de evitar prejuízos, tanto da empresa como de seus clientes. Lembrando que com esses dados, os criminosos podem causar problemas com seu crédito, fazer roubos financeiros, violar outras contas online, entre outros.
  • Utilizar proteções anti-malware e antivírus: esses programas de seguranças são primordiais para proteger as informações de sua empresa. E há opção de software que além de fornecer defesas de antivírus, também monitoram a identidade, facilitando assim as ações de proteção de dados.
  • Ter uma equipe de tecnologia especializada em segurança da informação: esses profissionais saberão as melhores estratégias para proteger a empresa de hackers, realizando um monitoramento e ações eficazes de segurança da informação.

Agora que você já sabe o que é dark web e seus riscos, já pode tomar os cuidados para proteção de dados da sua empresa. 

Afinal, implementar uma inteligência para prevenir esses crimes é fundamental para manter a credibilidade do negócio. 

Assim, transfere mais confiança aos seus clientes, como também aos seus colaboradores.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para eles aprenderem mais sobre a dark web e a importância disso no mundo corporativo