Estratégias de inbound marketing

O que é e as principais estratégias de inbound marketing

O crescimento da competitividade entre as empresas nunca foi tão forte como atualmente. Por isso, conhecer as estratégias de inbound marketing para desenvolver mecanismos de atrair mais clientes é essencial.

Um dos ambientes mais disputados entre as empresas é o ranqueamento em sites de buscas e para fazer seu site se destacar é preciso ter bom conhecimento de estratégia de seo, o que possibilita uma melhor posição da sua marca nos buscadores.

Portanto, esse texto é muito importante para você gestor ou empreendedor que deseja alavancar os lucros e imagem da empresa. Com isso, confira agora tudo o que você precisa saber sobre o que é e as principais estratégias de inbound marketing.

O que é inbound marketing?

Para melhor entender as estratégias de inbound marketing é necessário compreender o que é inbound marketing. Portanto, de maneira geral, ele é o conjunto de táticas desenvolvidas pela empresa para atrair e converter mais os clientes.

Diferente do marketing tradicional e mais conhecido, as estratégias de inbound marketing buscam através de um bom conteúdo cativar o usuário a se interessar pela sua marca, ou seja, cria caminhos e mecanismos para que o cliente chegue até a empresa voluntariamente.

As etapas antes de criar as estratégias de inbound marketing

Antes de conhecer de fato as principais estratégias de inbound marketing é muito importante compreender 4 etapas principais que envolvem o desenvolvimento do inbound marketing, são elas: atrair, converter, vender e fidelizar os clientes.

Para o funcionamento certeiro dessas etapas é preciso entender o termo do funil de vendas. Ou seja, a jornada de compra de um cliente, onde cada etapa do funil representa um processo de decisão

Assim, o funil pode ser dividido em topo, meio e fundo. O topo do funil é o momento que o cliente está no processo de descobrir a necessidade de algum produto ou serviço. O meio é quando ele após um estudo prévio de seus bons conteúdos passa considerar a compra.

Por fim, mas não menos importante, o fundo do funil de vendas é que após saber que precisa de algo e já está decidido a comprar, o cliente ou usuário decide comprar e escolhe a melhor empresa para isso. 

Portanto, as 4 etapas do inbound marketing precisam constar de maneira coerente e bem elaborada no processo de funil de compra do cliente. Só assim, o objetivo final de atração e conversão pode ser atingido.

3 estratégias de inbound marketing

1- Redes Sociais

Certamente você já sabe que as redes sociais têm papel fundamental no processo de compra dos consumidores e também uma das principais estratégias de inbound marketing. Afinal, é cada vez mais comum as pessoas e as marcas estarem conectadas.

Portanto, são fundamentais para atrair e fidelizar os clientes. Para aumentar o engajamento nos perfis da marca é essencial que se tenha o costume de criar conteúdos ricos e que respondam possíveis dúvidas do público-alvo.

Por isso, evite apenas realizar publicações de cunho comercial, sem tantos benefícios de aumentar o entendimento e engajamento do cliente para com a sua marca. É importante que ele sinta a necessidade de continuar acompanhando seus conteúdos.

2- Geração de leads

Uma das principais estratégias de inbound marketing é a geração de leads, ou seja, a capacidade da empresa criar um relacionamento e futuros novos negócios com o cliente. Ele é o responsável por gerar maior tráfego de clientes.

As principais ferramentas utilizadas nessa estratégia são criação de landing pages, webinars e pesquisas. Portanto, ferramentas que visam atrair e sanar possíveis dúvidas dos clientes durante o processo de decisão de compra.

3- SEO

Como dito anteriormente, entre as estratégias de inbound marketing está o SEO, que é o conjunto de técnicas que favorecem ao site da marca um melhor posicionamento nos buscadores.

Portanto, é essencial para que sua marca possa ser visualizada por um número maior de clientes. Com isso, é necessário que a empresa desenvolva um bom planejamento de marketing de conteúdo para blogs e sites.

Benefícios das estratégias de inbound marketing

Agora que você já sabe o que é e as principais estratégias de inbound marketing, é preciso descobrir quais são os principais benefícios de implementar ele em sua empresa. Portanto, confira agora as vantagens do inbound marketing.

1- Definição do público-alvo

Além da possibilidade de atrair mais clientes, as estratégias de inbound marketing também possibilitam alcançar de maneira mais direta e certeira o público-alvo de cada empresa. Uma vez que seu conteúdo é mais segmentado, o cliente consegue entender melhor suas necessidades e se interessar pela sua marca.

2- Maior conversão

É evidente que ao realizar conteúdos e estratégias mais ricas e direcionadas, a possibilidade de converter e atrair clientes é maior. Portanto, o inbound marketing torna mais poderoso o poder de persuasão perante aos clientes e os aproxima mais da marca.

3- Menor ciclo de vendas

Com todas as estratégias de inbound marketing bem desenvolvidas, um dos seus benefícios é encurtar o processo de venda, ou seja, desde a descoberta da necessidade de compra até a compra em si, já que o cliente passa pelas etapas do funil mais rapidamente.

4- Corte de custos

Como em qualquer estratégia ou desenvolvimento de empresas, diminuir custos é essencial. Portanto, encurtar ciclo de vendas e aumentar a assertividade de conversão, favorecem para a diminuição de gastos desnecessários com outras estratégias e serviços.

Conclusão

Agora que você já sabe algumas das principais estratégias de inbound marketing, assim como o que ele é e seus principais benefícios, fica evidente o porquê ele está tão em alta no mercado atualmente, certo?

Além disso, torna ainda mais claro a sua importância para enfrentar a concorrência nos diferentes mercados, afinal, ao mesmo tempo que existem milhares de possíveis clientes, existem milhares de empresas disputando as primeiras colocações nos buscadores.

Portanto, é essencial que você implemente uma política de inbound marketing para ter a possibilidade de aumentar a atração e conversão dos seus clientes. Por fim, lembre-se de investir em conteúdo de alta qualidade e que de fato respondam as dúvidas do seu público-alvo.