Diferença de preços entre veículos elétricos e a combustão deve cair nos próximos anos

Diferença de preços entre veículos elétricos e a combustão deve cair nos próximos anos

Pesquisas de mercado preveem a equivalência de preços entre modelos elétricos e a combustão em 2027

Com o grande aumento nos preços dos combustíveis fósseis nos últimos anos e as constantes preocupações das nações com as questões ambientais, o carro elétrico vem se tornando uma realidade cada vez mais próxima. 

Tendo em vista esse grande mercado, muitas montadoras de veículos começaram a produzir modelos elétricos que estão ficando cada vez mais baratos.

A União Europeia já deu um grande passo para a massificação da frota de veículos elétricos, isso porque foi aprovado, em junho deste ano, um plano da Comissão para reduzir a emissão de CO2 de veículos novos a partir de 2035. A proposta prevê o fim da frota de veículos movidos a gasolina e diesel, dando lugar a automóveis totalmente elétricos.

Aqui no Brasil, também foram aprovadas leis pelo Senado para a popularização de veículos elétricos e híbridos. A comissão de Ciência e Tecnologia aprovou um projeto de lei (PL 6020/2019), que prevê uma política de incentivo tributário a pesquisa e desenvolvimento na área de mobilidade elétrica.

Além dela, foi aprovada a PL 6470/2019, para que sócios de startups fiquem isentos do pagamento de taxas de passaporte, desde que as viagens sejam ligadas à atuação das empresas, incentivando assim a busca por novas tecnologias no exterior.

Segundo um estudo de mercado realizado pela consultoria Alvarez & Marsal, os veículos com motores elétricos e os modelos a combustão estarão com preços equivalentes entre os anos 2027 e 2028. 

Ainda segundo a pesquisa, o alto valor dos carros elétricos hoje é considerado um fator que impede sua massificação no mercado, porém é estimada uma grande redução do custo de produção de baterias em um futuro próximo.

É estimado que a participação de carros elétricos no mercado mundial pode chegar a 33% até 2028 e a 54% até 2035, segundo a empresa de consultoria AlixPartners. A projeção ainda prevê um investimento de 526 bilhões de dólares das montadoras de veículos entre 2022 e 2026. 

Somente no primeiro trimestre deste ano, a venda  dos modelos de emissão zero de CO2 chegaram a 10%, número maior que 2021, em que no ano esse percentual não chegou aos 8%.

Por estarem cada vez mais presentes e acessíveis no mercado automobilístico, os veículos elétricos tendem a se diversificar cada vez mais e modelos como o Caoa Cherry Icar, Chevrolet Bolt, Fiat 500e, Peugeot e-208, Renault Kwid e-Tech entre outros já estão disponíveis no mercado.

Além dos veículos, ainda existem muitos acessórios para essa nova geração de veículos como a capota marítima S10, engates, extensores de caçamba, racks de teto, entre muitos outros.

Com todos esses incentivos e empenho das montadoras, o futuro promete um gama de automóveis muito mais eficientes e ecologicamente corretos, transformando o mundo e a vida dos motoristas.