decoração de cozinha com palha

Como usar lustre de palha na decoração?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, a hora de escolher os itens de decoração é o momento mais esperado. Afinal, por meio dela é possível transmitir a personalidade dos moradores, além de trazer mais aconchego, conforto e beleza aos ambientes. Nesse sentido, a iluminação é um dos itens mais importantes, podendo transformar os espaços de uma forma inovadora, sem precisar investir em grandes reformas.

O lustre e a luminária de palha estão em alta, trazendo uma atmosfera de aconchego para a decoração. Contudo, ainda que sejam muito utilizados por arquitetos e designers nos projetos, sabemos que podem surgir algumas dúvidas na hora incluir esses itens na decoração. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar justamente sobre como utilizar lustre e luminária de palha em seus ambientes. Vamos lá? 

A decoração com palha

Japoneses e outros povos orientais utilizam a palha como elemento funcional e decorativo há milhares de anos. Afinal, esse é um material bastante flexível, o que permite criar diferentes itens para o mobiliário, além de acessórios que contribuem para uma rotina mais prática. Sendo assim, é possível criar peças variadas, como baús, esteiras, além dos modelos de lustre e luminárias de palha. 

Como usar o lustre de palha na decoração?

O lustre de palha é uma peça que ganha um destaque especial em qualquer cômodo da casa, podendo ser utilizado na sala, quarto, escritório, varanda e até mesmo na cozinha. Aqui, o mais importante é saber como incorporar a peça no estilo decorativo de cada ambiente. 

Seja em uma casa ou apartamento, o lustre de palha ganha cada vez mais destaque nas varandas gourmet, promovendo leveza e sofisticação para o espaço, ao mesmo tempo que cria uma combinação certeira com o estilo rústico. 

Outra alternativa de utilização é em uma sala tropical, acima da mesa de jantar ou até mesmo do sofá. Inclusive, quando combinado com tecidos brancos e plantas espalhadas no local, como ráfia ou bambu, o lustre de palha cria uma composição única e aconchegante. 

O colchão apoiado no chão ou em uma cama bem baixa é a principal característica de um quarto oriental. Contudo, incluir o lustre de palha é uma ótima pedida para deixar o ambiente mais aconchegante. Além disso, quadros com caligrafias chinesas ou japonesas dão o toque final. 

Para quem quer ter um escritório rústico, a madeira não é o único material que combina com esse tipo de decoração. Inclusive, além do lustre de palha, qualquer outro material natural será muito bem-vindo no espaço. Dessa forma, você consegue trazer mais leveza para o espaço, o que contribui para seu relaxamento e produtividade. Aqui, o lustre pode ser posicionado acima da escrivaninha ou da poltrona, criando um cantinho perfeito para leitura. 

Atente-se à intensidade da luz

É importante lembrar ainda que o lustre de palha promove uma intensidade de luz variada. Afinal, como cada peça é trabalhada de forma manual, ela terá diferentes tamanhos de trançados e tramas. Sendo assim, antes de adquirir um lustre para seu ambiente, observe a intensidade de iluminação para entender se será necessário incluir outros elementos para auxiliar. 

Como usar a luminária de palha na decoração?

A luminária de palha traz um toque de naturalidade e frescor aos ambientes, promovendo ainda um efeito luminoso bastante interessante, principalmente para quem preza por sofisticação e modernidade. 

Inclusive, sua resistência e facilidade em receber diferentes cores tornam a peça bastante versátil, combinando com os mais diferentes estilos. Os que mais conversam com a luminária de palha são o provençal, rústico, shabby chic, boho chic e contemporâneo. Contudo, com um bom planejamento também é possível incluir a peça em espaços clássicos e modernos.

Para garantir harmonia em qualquer tipo de ambiente, o ideal é trabalhar com o mesmo material em todo o projeto. As luminárias de chão, por exemplo, são ideais para criar cantinhos em que a luz direcionada é necessária, como sala, quarto e home office. Caso queira destacar a peça, opte por luminárias maiores, que mesclam a palha e madeira.

Além disso, as luminárias de teto são as preferidas, pois ajudam a iluminar o ambiente de forma equilibrada. Aqui, o design da peça deve ser mais aberto, com detalhes suaves e que favorecem a iluminação. Inclusive, ela vem na forma de sobrepor, junto ao alumínio ou vidro. Vale lembrar ainda que existem outros formatos diferentes, como os arredondados, retos, criativos, entre outros. 

Lustre e luminária de palha na decoração

Então, agora que você sabe como usar o lustre e a luminária de palha em sua decoração, já pode colocar em prática nossas dicas. É importante que você tenha um bom planejamento, a fim de garantir harmonia, leveza e sofisticação nos ambientes. Além disso, se possível, contar com especialistas, como arquiteto ou designer de interiores também é uma ótima pedida.