Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF

Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF?

Descubra como ver pelo CPF se o seu Cadastro Único está ativo

Antes de falar sobre como saber se estou no cadastro único pelo CPF, é importante mencionar que existem diversos programas de incentivos sociais que fomentam o bem-estar e a qualidade de vida das famílias de baixa renda. 

Para que as pessoas tenham acesso aos principais recursos, é preciso fazer a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e, assim, contribuir com os seus dados para que mais pessoas sejam alcançadas pelos auxílios e programas do Governo Federal e Ministério da Cidadania.

Quer saber mais sobre o CadÚnico, como funciona, quais são os auxílios e os programas aos quais ele dá acesso, como saber pelo CPF se o seu cadastro está ativo ou como se cadastrar em 2022? Então, continue a leitura com a gente! 

O que é CadÚnico?

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é uma iniciativa do Governo Federal que identifica e reconhece as famílias brasileiras com baixa renda ou em situação de extrema pobreza. 

Sendo assim, o CadÚnico é um conjunto de informações sobre os usuários cadastrados, que ajudam o Governo Federal, os municípios e os Estados a implementarem políticas públicas que promovam a melhora da qualidade de vida dessas famílias. 

Ele é específico para famílias de baixa renda que ganham até um salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total na casa. Com ele, é possível entrar nos principais programas do Governo, como:

  • Bolsa Verde;
  • Bolsa Família;
  • ID Jovem;
  • Telefone popular;
  • Isenção em taxas de concursos públicos;
  • Casa Verde e Amarela;
  • Tarifa Social de Energia;
  • Programa DF Sem Miséria;
  • Programa Bolsa Alfa;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);
  • Programa Morar Bem;
  • Fomento às atividades rurais e produtivas;
  • Tarifa social de água;
  • Carteira do idoso;
  • Carta Social;
  • Redução da contribuição previdenciária para a aposentadoria de dona de casa;
  • Vale gás;
  • Auxílio emergencial do governo;
  • etc.

O Cadastro Único foi criado em 2011, pelo decreto nº 3.887, com o objetivo, como falamos no início do tópico, de trazer mais qualidade de vida às famílias em situação de rua, pobreza ou extrema pobreza, por meio de programas e incentivos sociais. 

Ele é coordenado pelo Ministério da Cidadania, que visa entender as necessidades desse público e como melhor atendê-los. Para ter acesso a todos os benefícios que o CadÚnico pode oferecer, é importante manter os dados do cadastro sempre atualizados. 

Por isso, se você já for cadastrado, lembre-se de, em caso de mudança de endereço, nascimento de um filho, mudança de trabalho, se alguém passa morar na mesma casa que você, por exemplo, procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e fazer as devidas atualizações. 

Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF?

O CadÚnico é a principal plataforma social do país e, com ela, é possível ter acesso a diversos benefícios, como o Auxílio Brasil. Por isso, manter o seu CPF ativo é indispensável para que o seu Cadastro Único também permaneça ativo.

O desligamento do programa, caso aconteça, não é notificado ao usuário. E pode acontecer em casos de violação das regras e dos termos de contrato. 

Além disso, como é uma plataforma social, para fazer o seu cadastro é preciso comprovar a situação de vulnerabilidade, seguindo os critérios especificados pelo governo, como, por exemplo:

  • Famílias com renda mensal total de até 3 salários mínimos (R$3.300,00);
  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$550,00);
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastro esteja vinculado à inclusão em programa sociais das três esferas do governo;
  • Pessoas que vivem em situação de rua;
  • etc.

Para consultar o seu cadastro e saber se o mesmo continua ativo, é só acessar o site oficial do Cadastro Único, preencher o formulário com o seu nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e selecionar o estado e município em que mora. 

Após preencher esse cadastro, clique em emitir e, assim, conseguir ver se o seu cadastro está ativo ou se de fato o seu CPF está cadastrado.

Para consultar pelo aplicativo, é só baixar o app do CadÚnico, logar com as suas credenciais, preencher o mesmo formulário que há no site e passar para a próxima etapa.

Assim, você conseguirá consultar se de fato o seu Cadastro Único está ativo ou se o seu CPF está mesmo cadastrado.

Como se inscrever no CadÚnico 2022?

A inscrição no Cadastro Único deve ser feita no CRAS, Centro de Referência de Assistência Social da sua cidade, de forma presencial. Por enquanto, ainda não é possível se inscrever no Cadastro Único online ou por aplicativo.

Primeiro, busque o CRAS mais próximo da sua casa e realize a entrevista pré-cadastro. A pessoa escolhida para fazer o cadastro deve ser maior de 16 anos, da família e que more no mesmo local, e estar com o seu CPF e Título de Eleitor em mãos. 

O dever de quem faz o cadastro é manter os dados da família sempre atualizados, para que o Cadastro Único dê acesso aos principais programas do governo.

Para realizar o cadastro você irá precisar de um comprovante de residência dos últimos três meses e ao menos um desses documentos: CPF, carteira de trabalho, RG, título de eleitor, certidão de nascimento ou certidão de casamento. 

Contudo, vale a pena lembrar que o cadastro passa por uma análise de idoneidade, ou seja, não é liberado na mesma hora.

É importante ressaltar, também, que estar inscrito no CadÚnico não garante contemplação em todos os programas aos quais a plataforma social é vinculada, e sim, nos auxílios e programas que o seu perfil corresponde. 

Se você for contemplado pela Bolsa Família, por exemplo, os órgãos regulamentadores entrarão em contato.

Agora que tem como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF. Se você faz parte do público indicado ao longo do post, é só checar se o seu cadastro está ativo ou procurar o CRAS mais próximo de você para se cadastrar.

Até o próximo post!