Concurso público nada mais é que um processo seletivo que visa analisar as competências de candidatos, por meio de uma ou mais provas, e encaminhá-los a um cargo público adequado.

Confira as principais vantagens de ser concursado e ter um cargo público

A cultura de cargos concursados surgiu na China, por volta de 2.300 a.C. À época, os militares que servissem ao exército pelo prazo de três anos precisavam passar por testes de aptidão física para avaliar a possibilidade de promoção ou de demissão.

Desde então, participar de processos avaliativos para conquistar um cargo público passou a ser comum em vários países. 

No Brasil, o processo é considerado o mais difícil do mundo, isso se dá pela necessidade de extremo preparo intelectual do interessado.

Geralmente, as avaliações são direcionadas de acordo com a área desejada pelo concorrente e seu grau de estudo. 

Existem vagas direcionadas a pessoas com o ensino médio completo e outras direcionadas a quem concluiu o ensino superior, por exemplo.

O prazo de duração de um concurso pode chegar até dois anos, dependendo das regras presentes em seu edital, todas as provas têm um valor que deve ser pago até o dia de sua realização, por meio de planos de internet.

Para conquistar um cargo público com uma média salarial superior à oferecida pelo mercado empresarial, é necessário possuir uma boa bagagem de conhecimento, e consequentemente, uma formação acadêmica.

Entre as áreas oferecidas pelos vários estados brasileiros, pode-se listar as seguintes:

  • Administrativa;
  • Bancária;
  • Tributária;
  • Jurídica.
  • Fiscal;
  • Pedagógica;
  • Médica.

Independentemente da escolha profissional, é primordial que o candidato se prepare para as provas. 

Para isso, pode contar com o auxílio de apostilas, livros, videoaulas e até mesmo cursos específicos para esse período preparatório.

É importante ressaltar que qualquer cidadão brasileiro pode disputar uma vaga. Para isso, basta cumprir algumas exigências básicas, como habilitação eleitoral, idade a partir de 18 anos, nível de escolaridade exigido para o cargo, e adequação física e psicológica.

Como um cargo público pode melhorar a sua vida?

A principal vantagem, sem dúvida, é a boa estabilidade financeira que um cargo público pode proporcionar para qualquer profissional. Imagine o caso de um médico cardiologista que acaba de concluir seus estudos.

O primeiro passo dado por ele é procurar emprego em clínicas de cardiologia, para que possa dar início a sua carreira. 

Porém, ao se deparar com a faixa salarial do cargo desejado, ele começa a repensar sua estratégia.

Nessa fase de dúvidas, ele resolve utilizar a sua reserva financeira para abrir a própria clínica de cardiologia. A ideia pareceu atrativa e suas economias serviram para encontrar um local adequado, porém, os gastos e investimentos não pararam por aí.

Além dos equipamentos para realizar os seus atendimentos, era preciso investir em uma recepção e consequentemente, na contratação de uma equipe, materiais como mesas para escritório e cadeiras, internet e telefone, além de computadores e outros detalhes.

Com todos esses investimentos, a saída era optar por uma nova transição profissional. Foi então que ele teve a ideia de se preparar para um concurso público para trabalhar em um dos melhores hospitais de sua cidade.

Depois de meses estudando, finalmente conquistou a vaga de seu interesse. O salário era bem maior, o tempo de trabalho e o consultório adequados, com cadeiras para escritório e todos os equipamentos necessários para realizar os seus atendimentos.

Prestar concurso para uma vaga de alta remuneração pode ser considerada a solução para os problemas de muitos profissionais, independentemente da área de atuação ou grau de escolaridade.

Pense, agora, em uma segunda situação, um jovem de 17 anos acaba de concluir o ensino médio, porém, até o momento, não tem ideia de qual carreira seguir e nem em quais vagas se inscrever para conseguir um trabalho.

Por enquanto, a sua renda vem do seu atendimento em uma assistência técnica especializada em conserto de notebooks, celulares e computadores. 

Até que, um dia, fica sabendo de um concurso público na área administrativa de uma prefeitura.

O salário é interessante e proporcional para sua idade e grau de instrução. Então, ele resolve se preparar e fazer parte do processo seletivo. Em menos de um ano, a sua realidade foi transformada e a sua vida financeira estabilizada.

Além da boa remuneração mencionada nos dois casos apresentados anteriormente, um concursado a um cargo público pode possuir conquistar os seguintes direitos e benefícios:

  • Estabilidade (após três anos de exercício); 
  • Direito a aposentadoria integral;
  • Sem exigência de experiências anteriores;
  • Bons benefícios (como ausência abonada e ajuda de custo).

Embora seja possível alcançar todas essas vantagens, um cargo público, em alguns casos, traz desvantagens. 

Por conta da comodidade e tranquilidade da rotina, o concursado pode acabar se estagnado e se acomodando profissionalmente.

De que forma conseguir passar em um concurso público?

O primeiro passo é saber em qual concurso você deseja passar, saber para onde quer ir é essencial para traçar estratégias que te auxiliem em sua trajetória. 

Em seguida, tenha em mente que esse sonho levará tempo e exigirá dedicação para ser realizado.

É necessário focar na busca por destaque em meio aos milhares de concorrentes que realizarão a mesma prova, e além disso, focar em suas motivações, alta remuneração, status, estabilidade ou realização profissional.

Após ter todos estes tópicos em mente, o segundo passo necessário é otimizar o seu tempo para que haja um melhor aproveitamento dos estudos. 

Criar uma rotina, estabelecer horários e prioridades é primordial para garantir sua tão sonhada vaga.

Nessa fase, o processo de aprendizagem deverá ser conciliado com outras atividades do seu dia a dia e com os momentos de lazer. Manter sua saúde mental equilibrada é essencial para conquistar um bom rendimento.

Outro ponto importante é descansar bem, para que o seu corpo esteja pronto para enfrentar os momentos de concentração, dedicação e, muitas vezes, tensão. A sua saúde é tão importante quanto a sua aprovação.

O último, mas não menos importante, passo é a organização dos estudos. Para isso, monte um cronograma que te auxilie a estudar e invista em equipamentos de estudo, quem sabe até uma locação de impressora laser colorida, que te ajude a imprimir conteúdos necessários para leitura.

A partir daí, defina quais serão as disciplinas estudadas nos horários escolhidos e quanto tempo dedicará a cada uma. 

Além disso, divida seu tempo entre estudos de teorias e práticas em diferentes plataformas, como apostila, vídeo, áudio, simulados.

É primordial, também, que o ambiente utilizado para esses momentos seja propício ao aprendizado, estimulando a sua concentração e foco. Outro ponto de atenção é a manutenção de notebooks, para que seja possível acessar os conteúdos facilmente.

Carreira pública ou privada?

Existem diferenças entre uma carreira pública ou privada, antes de optar por uma das opções, é necessário conhecê-las. 

Em ambas alternativas haverá uma alta concorrência, cabe a você saber o que deseja para sua vida profissional.

Ao concorrer uma vaga privada, é necessário realizar provas, dinâmicas individuais ou em grupos, além de precisar contar com uma indicação para alcançar um destaque no processo. Já em vagas públicas, será necessário apenas realizar um concurso.

Outro ponto importante é a questão da burocracia por parte dos cargos públicos. Se o seu foco for crescer e inovar, saiba que enfrentará muitas dificuldades em um ambiente público. Já no privado, o sistema costuma ser mais flexível e favorável.

A qualificação também é um ponto a ser considerado. Em setores privados, é primordial ter nível superior para ter um bom salário inicial, já em setores públicos não é bem assim. 

Existem vagas atraentes para candidatos que apenas concluíram o ensino médio.   

Para os graduados, optar por uma carreira pública é uma ótima opção, pois as chances de atuação em sua área de formação são grandes. 

Geralmente, as vagas abertas são direcionadas a setores específicos e exigem perfis profissionais adequados.

Em contraponto, a grande concorrência por cargos públicos torna-se um obstáculo para muitas pessoas, considerando que, para conquistá-lo, é preciso dedicar meses ou talvez anos da sua vida ao preparo de um concurso.

Considerações finais

Diante da crise econômica vivenciada em um período pós-pandemia, investir em um cargo que proporcione estabilidade financeira parece tentador. 

Em meio ao desemprego e às poucas oportunidades, investir na área pública pode ser uma opção.

Se esse é um dos seus pensamentos, mantenha-se firme e focado em seu objetivo. Dedicação é primordial para alcançar o sucesso em sua vida profissional. Estude, planeje-se e mentalize a vaga desejada.

Explore todas as possibilidades, se for preciso, até mesmo um aluguel de computador que te dê acesso aos milhares de conteúdos direcionados à preparação para o concurso. Determinação é o combustível que te levará ao seu destino.