Hoje em dia, o sonho da grande população brasileira é ser aprovado em um concurso público. Porém, o que é necessário para ver o seu nome no Diário Oficial?

Dicas para ter sucesso em concursos públicos

Há alguns anos, é percebido que existem grandes fatores que podem influenciar dentro da performance na hora de fazer o concurso.

Neste artigo, vamos abordar algumas dicas sobre como ter sucesso nos concursos públicos e como eles funcionam. Vamos apresentar dicas para passar em concursos públicos.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Dicas para passar em concurso público


A nossa primeira dica é sobre a sustentação para que existe a aprovação em um concurso público será, o conhecimento.

Compreender sobre como estudar para concursos, é muito importante que, às vezes, é um dos fatores que vai influenciar muito na preparação do candidato.

Se a pessoa não tiver o conhecimento necessário para passar no concurso, dificilmente ela conseguirá ter o sucesso esperado na hora da prova.

Com o objetivo de construir uma ótima base de conhecimento, será necessário muito tempo de estudo e de dedicação.

É fundamental que o tempo de estudo seja utilizado de maneira muito eficiente. E para isso, é ideal conhecer as melhores dicas para passar se em concurso público, entre essas dicas, destacamos:


Essas dicas que mencionamos podem lhe auxiliar na construção do pilar do seu conhecimento.

Uma das principais dicas que podemos mencionar sobre o concurso é que você precisa conhecer como o seu cérebro trabalha. O conhecimento que é adquirido deve ser totalmente armazenado na nossa memória ao longo prazo. É por causa disso, que a forma de estudar para concurso público é bem diferente do estudo na época do colégio e faculdade.

Como já mencionamos, o conhecimento é apenas um dos pilares para conquistar sucesso em concursos. Abordaremos a seguir sobre o segundo fator que podemos definir como determinante para a sua aprovação.

Compreender sobre como fazer a prova de concurso público


Não é sempre que o concurseiro que tem o maior conhecimento é aprovado no concurso.

É essencial, que a gente tenha a ideia de que o conhecimento é uma condição necessária, porém não será o suficiente para ter sucesso na prova do concurso público.

Muitos concursos, ultimamente, têm cobrado em suas provas além do conhecimento básico de cada disciplina, eles cobram raciocínio e uma forma de pensar na prova que vai muito além do mero conhecimento teórico. O concurseiro deve ter a habilidade de saber lidar com as dificuldades que se apresentam durante a prova.

Atualmente, o tempo tem se tornado um grande inimigo implacável de alguns concursos. Com isso, mesmo que o aluno conheça 100% do conteúdo programático do concurso, ele não teria tempo suficiente na prova para ler, analisar e fazer todos os exercícios no tempo disponível.

Ter domínio sobre todas as dicas de como fazer uma boa prova, irá muito além do conhecimento do conteúdo que é cobrado na prova. O concurseiro deverá ter os conhecimentos sobre as devidas técnicas para resolver questões do concurso, e por isso, o concurseiro deverá desenvolver as seguintes técnicas:

  • Resolver todas as questões no menor tempo possível;
  • Tomar as decisões certas de pular alguma questão;
  • Priorizar alguma disciplina que tem pontuação maior.

Você deverá conhecer a banca examinadora e sobre como ela tem cobrado os certos pontos de cada disciplina, pois é necessário para fortalecer o que você deve focar na prova, ajudando assim você a resolver a prova no menor tempo possível.

O fator de sucesso irá depender do seu conhecimento e treino prévio sobre a prova.

Condicionamento físico e mental


Alguns concurseiros se preocupam muito em estudar, fazer os devidos exercícios e conhecer a banca examinadora, porém muitos se esquecem de um fator que pode trazer esse esforço naufragar na hora da prova.

E esse fator é a pressão psicológica, a pressão pode atrapalhar muito na hora da prova. Nesse momento a pressão será algo enorme, em especial, para aqueles concurseiros que tiveram que esperar durante anos para prestar a prova.

Mesmo durante a preparação para a prova, é muito complicado não ter os momentos em que você terá incertezas, aborrecimentos e pouca vontade de estudar.

E por causa disso, uma dica para passar em concursos públicos, é desenvolver um verdadeiro condicionamento mental e físico, com a finalidade de aguentar a pressão da prova.

Além do condicionamento mental e físico, a motivação é outro fator que também faz parte da vida do concurseiro.

Muitos concursos chegam a ter quatro provas de três a cinco horas em um único final de semana. E se a pessoa não tiver um bom condicionamento mental e físico para aguentar essa maratona de provas, as dores no corpo podem acabar prejudicando o raciocínio durante a prova.

Essa preparação só será criada quando você aplicar durante a preparação da prova, que será no dia a dia dos seus estudos. Assim, jamais deixe de planejar o seu condicionamento físico.

Se você deseja prestar concursos públicos, jamais deixe de estudar, sempre busque o auxílio de Cursos Online, com o objetivo de melhorar o seu conhecimento e qualidade para fazer a devida prova.

Depois de ler sobre as dicas para ter sucesso em concursos públicos, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.