Entenda porque isso é tão importante e veja dicas para manter a sua pele sempre hidratada. Beber água é fundamental, mas não basta.

Hidratação

A hidratação faz parte da sua rotina de skincare diária? Se não, deveria. Esse é um cuidado que está presente em 10 de cada 10 listas sobre o que fazer para ter uma pele saudável e é mesmo essencial para que sua cutis fique bonita e brilhante.

Mesmo quem tem a pele oleosa precisa fazer da hidratação um hábito porque esse cuidado ajuda a regular a oleosidade da pele. Quando sua pele não está hidratada, o corpo entende que precisa produzir mais sebo, agravando o problema. Quer combater a oleosidade? Hidrate!

A falta de hidratação é uma das principais causas do envelhecimento precoce, visto que prejudica a produção de colágeno e a renovação celular. Isso sem falar que o ressecamento ajuda a acentuar as manchas, rugas, marcas de linhas de expressão. Quer manter a carinha de bebê por mais tempo? Hidrate!

A hidratação também ajuda a criar uma camada protetora contra os agentes externos, como o sol, poluição e outros radicais livres presentes no ar e que aceleram o processo de envelhecimento. Quer proteger a sua pele de agentes externos que fazem mal para ela? Hidrate!

Manter a pele sempre bem hidratada também tem tudo a ver com a luminosidade e sedosidade de sua superfície. Isso porque o hábito ajuda a incentivar a regeneração celular, que deixa a sua pele mais bonita e cheia de vida. Quer ter uma pele aveludada e viçosa? Hidrate!

Qual é o jeito certo de hidratar?


Agora que você já sabe que tem motivos de sobra para se preocupar com a hidratação do seu rosto, é hora de saber como fazer isso. O primeiro cuidado é sempre escolher produtos de marcas que você confia e que sejam adequados para o seu tipo de pele.

Além de usar os produtos certos — uma dica é conhecer as novidades e deixar a tecnologia trabalhar a favor da sua beleza —, você também precisa reforçar a proteção, não saindo de casa sem um bom bloqueador solar, por exemplo. O excesso de sol ajuda a ressecar a pele, o contrário do que você quer.

Também não é bom lavar o rosto muitas vezes ao dia, mesmo que a sua pele seja oleosa, porque isso pode causar um efeito rebote. Mas é importante fazer uma boa limpeza diariamente, com sabonete adequado ao seu tipo de pele. De preferência duas: uma de manhã e outra antes de ir para a cama.

Os banhos muito quentes são uma delícia, mas não são bons para a hidratação da pele, nem do cabelo. Mantenha o chuveiro em posição morna ou fria e, quando não resistir a um banho mais quente, evite que ele seja demorado.

A esfoliação também é uma etapa importante para favorecer a hidratação, pois ajuda a eliminar as células mortas e desobstruir poros, o que estimula a produção de colágeno. A frequência depende do seu tipo de pele, mas a indicação geral é de pelo menos a cada 15 dias.

Outra dica importante é usar maquiagens que não agridam tanto a pele, como as feitas à base de produtos mais naturais. De toda forma, nunca durma maquiada. Lave o rosto e elimine tanto os produtos químicos quanto as impurezas antes de ir para a cama. Se o sono permitir, bom mesmo é aplicar um hidratante em seguida.

Ter uma alimentação balanceada e beber água também são fatores essenciais para a hidratação. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água diariamente. Vale até usar um daqueles aplicativos de celular que te lembram de fazer isso. Em resumo: hidrate!