Contrato de aluguel

Contrato de aluguel: Direto com o proprietário ou através de uma imobiliária?

Descubra qual a melhor opção para alugar o seu próximo imóvel com segurança

De fato, se você está buscando por imóveis para alugar sabe que, geralmente, existem duas opções de negociação. As realizadas diretamente com o proprietário do imóvel e as intermediadas pelas imobiliárias, que são prestadoras de serviços especializadas neste tipo de transição.

De fato, ambas as modalidades apresentam vantagens e desvantagens. Por isso, para garantir uma tomada de decisão assertiva é preciso, antes de mais nada, avaliar as suas prioridades, necessidades e, principalmente, a sua situação financeira.

Se você está em dúvida sobre qual o melhor formato para alugar o seu próximo imóvel, siga com a gente e descubra qual tipo de contrato de aluguel é mais vantajoso: direto com o proprietário ou através de uma imobiliária.

Contrato de aluguel direto com o proprietário do imóvel:

Confira quatro vantagens:

Preço

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de negociar um contrato de aluguel diretamente com o proprietário do imóvel é o valor final. Isso porque, como neste tipo de negociação não existem intermediários e o locador não precisa arcar com os serviços imobiliários, o valor das parcelas acaba saindo um pouco mais em conta.

É constitucional

Embora muitas pessoas acreditem que alugar um imóvel sem intermédio de uma imobiliária seja ilegal, a verdade é que esse processo é totalmente constitucional e, inclusive, está descrito na própria Lei do Inquilinato, que determina todos os direitos e deveres das partes envolvidas na negociação.

Garante mais flexibilidade

Quando a negociação é feita diretamente com o proprietário do imóvel, ela se torna mais pessoal. Dessa forma, o locador garante mais flexibilidade na transação e cria um vínculo de confiança. Nesse contexto, as possibilidades de conseguir descontos ou quaisquer outras vantagens são maiores.

Relação pautada na confiança

Por fim, uma negociação direta favorece a credibilidade entre o locatário e o locador. Portanto, ao escolher alugar um apartamento em Sp ou casa nesse formato, é possível solucionar diretamente com o proprietário as irregularidades no contrato (caso haja) e definir como serão custeados os gastos que não estavam previstos.

Contrato de aluguel intermediado por uma imobiliária

Confira quatro vantagens

Um time de profissionais à sua disposição

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens em escolher o aluguel de imóveis em São Paulo com imobiliárias é poder contar com um time de especialistas à sua disposição. No caso das imobiliárias confiáveis, é possível contar com profissionais sérios e capacitados para esclarecer dúvidas e garantir uma negociação segura.

Qualquer problema é rapidamente solucionado

Ao negociar o aluguel de uma casa ou apartamento com uma imobiliária responsável, você garante que qualquer problema ou incidente no imóvel, como defeitos, necessidade de manutenção ou vistoria irregular, seja solucionado diretamente pela prestadora do serviço. Portanto, caso surja qualquer imprevisto, basta acionar a empresa e aguardar a resolução que, normalmente, ocorre rapidamente e sem nenhum tipo de conflito com o proprietário.

Mais opções

Outra grande vantagem de buscar uma imobiliária é a grande oferta de imóveis disponíveis. Dessa forma, é possível filtrar pelas propriedades que mais te interessam e levar as suas necessidades e estilo de vida em consideração para garantir a propriedade perfeita para você.

Documentação regular

Por fim, antes de uma imobiliária aceitar ser responsável pela negociação do aluguel de um imóvel, ela se certifica sobre a regularidade e documentação da propriedade. 

Além disso, a empresa também é a responsável pela checagem das taxas e situação judicial do local, mesmo que seja imóveis no padrão das Casas Alto de Pinheiros tem que checar a documentação.

E aí, depois de ler este artigo ficou mais fácil decidir qual a melhor forma de alugar o seu próximo imóvel? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.