Quais os equipamentos necessários para dar aula on-line

Quais os equipamentos necessários para dar aula on-line?

Confira a lista de aparelhos que você precisa ter para dar aulas online com tranquilidade.

Ministrar videoaulas e cursos on-line requer uma série de ferramentas, visto que tanto a qualidade do conteúdo quanto a qualidade da transmissão são peças-chave para que o aprendizado atinja o mesmo nível das aulas presenciais.

No entanto, profissionais da área defendem que os aparelhos eletrônicos não são os fatores mais importantes para que a aula seja proveitosa. Sendo assim, é possível começar com o que você tem: computador conectado à internet, com microfone, uma webcam, uma mesa e uma cadeira de escritório.

No entanto, à medida que você se familiarizar com o trabalho e puder investir em equipamentos de qualidade superior, faça isso, pois certamente o investimento melhorará seu fluxo de trabalho.

Isso porque uma coisa é não permitir que a falta de equipamentos de qualidade te impeça de dar aulas, outra é deixar de produzir cursos com qualidade técnica superior tendo condições para isso.

Lista de equipamentos

De acordo com especialistas da área, há quatro categorias de equipamentos que merecem uma atenção diferenciada na produção de videoaulas. São eles: a webcam, o computador (ou notebook), o microfone e os softwares, chamados de ilha de edição.

Computador ou notebook

O computador é a base para o início da carreira de um professor de cursos on-line.

Caso você não possa investir inicialmente em uma câmera de qualidade e em um bom microfone, talvez o notebook seja a melhor opção, pois já possui webcam e microfone embutidos.

E, independentemente de optar por um notebook ou computador de mesa, é importante assegurar-se de que o aparelho será capaz de rodar os softwares de edição de vídeo e gravação da tela.

Webcam

No que diz respeito às câmeras, há vários tipos no mercado que podem ser usados para dar aulas on-line. Entretanto, a decisão vai depender única e exclusivamente de quanto você pode investir nesse equipamento.

As câmeras Digital Single Lens Reflex (DSLR) são as melhores opções disponíveis atualmente. Elas são mais robustas e entregam um nível bem superior de imagem em comparação às digitais compactas, porém possuem um nível maior de complexidade de manuseio e, é claro, um custo mais elevado.

Microfone

Em um curso on-line, a boa captação de som é imprescindível, visto que os alunos não indicarão seu curso caso não ouçam com clareza o que está sendo dito. Por esse motivo, é fundamental investir em um equipamento de áudio mais profissional.

Microfones internos de webcams e câmeras podem deixar o som mais abafado e captar barulhos externos. Portanto, embora seja possível utilizá-los, não são a melhor alternativa.

Se você não tiver condições de adquirir um microfone mais profissional, invista nos modelos de lapela, pois eles gravam o áudio com uma boa qualidade e ainda possibilitam que você fique um pouco mais longe da câmera, facilitando o enquadramento.

Softwares para videoaulas

Quando o assunto são softwares e programas que podem ser utilizados na produção de uma aula on-line, há como fazer algumas coisas com os clássicos Microsoft Powerpoint, Movie Maker e Quicktime.

No entanto, existem programas pagos que proporcionam um visual mais profissional ao seu produto. Os mais conhecidos são: Screenflow, Movavi, CyberLink PowerDirector e Sony Vegas. Todos disponíveis para Windows e Macintosh.

Há ainda três boas opções gratuitas de softwares de edição de vídeos, que são: Lightworks (disponível também para Linux), Filmora Video Editor (atualmente chamado de Filmora9) e Hitfilm Express, todos também disponíveis paraa Windows e Macintosh.