Móveis rústicos no quarto

Móveis rústicos no quarto: como usar?

Fique por dentro da tendência e veja dicas de quais móveis pode usar no cômodo

A decoração rústica pode aparecer em diferentes espaços da casa, inclusive nos quartos. A tendência cria um ambiente aconchegante e, dependendo da combinação, pode fazer parte de um décor moderno. Misturar estilos permite uma decoração marcante e equilibrada, mas se a preferência for por um único estilo, também é possível criar um visual totalmente rústico.

Uma forma de inserir móveis rústicos no quarto é reaproveitar aquele antigo guarda-roupa casal, herança de família. No entanto, existem diversas outras maneiras de seguir a tendência nos ambientes. Quer aproveitar os móveis do estilo para decorar seu quarto? Confira as dicas.

Mini-estante

Se você gosta de guardar seus livros por perto, aproveite para colocar uma mini-estante rústica no quarto. Ali você pode guardar também alguns objetos decorativos e tudo que consulta com frequência. Uma dica é trabalhar o fundo da estante em uma cor diferente, até mesmo mais chamativa. O vermelho é uma escolha interessante para dar mais destaque ao móvel.

Cômoda rústica

Essa dica é especialmente para quem prefere fazer pequenas mudanças na decoração, com móveis menores em estilo rústico. A cômoda pode ser usada para guardar roupas íntimas, pijamas ou roupas de cama. O tom natural da madeira transmite calma e dá charme ao ambiente. A cômoda nesse estilo é uma boa opção até mesmo para o quarto dos bebês, como uma substituta ao guarda-roupas.

Cama de madeira

Já pensou em dormir em uma cama enorme e muito confortável? As camas rústicas são feitas em madeira, com estrado e cabeceira e, caso seja necessário, podem ainda ser reformadas. Escolha um tom amadeirado que combine com o restante dos móveis e com o estilo do cômodo. O maior cuidado com a madeira é mantê-la envernizada, para garantir a qualidade do material.

Escrivaninha rústica

Vai estudar ou trabalhar no seu quarto? Aproveite para criar um espacinho rústico por ali. A escrivaninha rústica é um pouco mais robusta e tem os pés de madeira, lembrando uma mesa, além de gavetas que podem ser bastante úteis para manter por perto todo o material de escritório. Vale investir em tons de madeira mais claros ou escuros, considerando o restante da decoração do ambiente.

Guarda-roupa

Os guarda-roupas mais antigos eram feitos em madeira, grandes e bastante espaçosos. Se você herdou um modelo como este de sua família, vale a pena reaproveitá-lo em um quarto mais espaçoso, pois o armário será o grande destaque do cômodo. No entanto, também existem modelos atuais menores, que trabalham o mesmo estilo e podem ser usados em quartos com menos espaço.

Poltrona de madeira

Outra sugestão para quartos mais amplos é incluir uma poltrona de madeira. Ela pode ficar perto da TV ou ao lado de uma pequena estante de livros, destinada para um momento de lazer e descanso. Para complementar o visual, inclua almofadas coloridas, em tons como vermelho, amarelo e laranja, que dão um toque de alegria para o móvel.

Mesa de cabeceira rústica

Mais um móvel pequeno que pode ter o toque rústico e cabe perfeitamente na decoração dos mais variados quartos. É útil para quem não tem muito espaço, mas está procurando algo neste estilo de decoração que se encaixe no ambiente.

A mesa de cabeceira fica ao lado da cama e pode apoiar objetos como celular, livros e luminária. Vale investir em uma opção com gavetas para guardar outros objetos.

Prateleiras de madeira

As paredes também podem ser aproveitadas na decoração rústica, principalmente em quartos sem muito espaço. Coloque prateleiras de madeira bruta ou nichos neste mesmo estilo. Depois, é só escolher o que pretende guardar em cima delas. Livros e pequenos objetos são os mais recomendados, mas as prateleiras também servem como apoio de quadros.