Saiba como deixar seu quarto aconchegante e organizado mesmo com pouco espaço

Guarda-roupa para quarto pequeno

Um dos principais itens de um quarto ou dormitório é o guarda-roupa. É nele que organizamos nosso vestuário, calçados e acessórios. Entretanto, ele costuma ocupar um espaço considerável do ambiente. Assim, quem tem quarto pequeno deve se atentar a alguns fatores antes de realizar uma compra nova.

De todo modo, independentemente do tamanho do cômodo, o guarda-roupa pode ser um item não só funcional, mas também charmoso e importante para a decoração do ambiente.

Para começar, a dica principal é ter em mãos a metragem quadrada do cômodo onde ele será colocado. A partir disso, você deve analisar aqueles que efetivamente cabem no espaço disponível e, com essas opções, escolher o modelo que melhor atende suas necessidades e preferências estéticas.

Aposte em modelos mais altos


Após identificar a metragem, o aspecto seguinte a se observar é a altura do pé direito da casa, ou seja, a medida da parede entre o chão e o teto. É comum que a parte acima do guarda-roupa vire uma espécie de "cantinho da bagunça" e uma maneira de evitar isso é apostar em modelos de guarda-roupa mais altos.

Armários embutidos ou feitos sob medida, por exemplo, já consideram essa área de cima como um espaço útil. Mas quem está pensando em comprar um modelo móvel poderá pesquisar aqueles que deixarão pouco espaço entre a parte superior do item e a superfície do teto. Contudo, é importante deixar em torno de 50 cm livre para facilitar a limpeza.

Invista em portas de correr


Uma característica crucial da escolha do guarda-roupa são as portas, uma vez que elas ocuparão parte do espaço de circulação no quarto, especialmente quando abertas. Uma solução bastante prática para que isso não seja um problema é investir nas portas de correr.

Como sua abertura é feita por deslizamento, esse tipo de porta não ocupa nenhum espaço a mais do que o próprio móvel. Além disso, ela ainda apresenta um design moderno, dando um ar sofisticado ao quarto.

Cor da peça


E, por falar em sofisticação, apesar de não contribuir para funcionalidade do espaço útil do seu quarto ou guarda-roupa, escolher a cor certa vai proporcionar uma maior sensação de amplitude e vale a pena considerar essa característica antes mesmo de realizar a compra.

Cores claras, de maneira geral, dão essa sensação de grandeza, pois refletem mais a luz. Assim, para ambientes pequenos, a dica é que tanto as paredes quanto o guarda-roupa estejam em uma paleta de cores mais clara. O branco é a cor clássica nessas situações.

Além de ajudar a resolver a questão sensorial do espaço, investir no branco e nas cores claras em geral vai deixar seu quarto com um ar minimalista – tendência mundial da decoração e do design de interiores.

Bônus: prefira portas com espelho


Existe, porém, um truque que melhora ainda mais a sensação de amplitude do seu quarto que as cores claras: espelhos. A razão disso é exatamente a mesma, o reflexo. Espelhos não só refletem mais a luz do que as cores claras, como também oferecem a ilusão de que o espaço é ainda maior.

Além disso, guarda-roupas com porta de espelho entram na categoria de móveis multifuncionais, aqueles que têm mais de uma destinação em um único item. Isso, de maneira geral, economiza espaço já que os dois elementos estão ocupando o mesmo lugar.

Por fim, se possível, evite que o espelho esteja virado para a cama e qualquer outro outro móvel grande, como mesa e poltronas, uma vez que estes serão, visualmente, duplicados. A sensação de amplitude continuará, é claro, mas será ainda mais evidente se o espelho estiver refletindo uma janela ou uma parede.