Dicas importantes para quem presta concurso público

10 Dicas importantes para quem presta concurso público

Milhares de pessoas tem apostado no concurso público, pois essa é uma carreira que oferece salário atrativo e no caso do regime estatutário, a pessoa goza de estabilidade. Por esses dois motivos, as pessoas têm dedicado horas e horas estudo em busca de verem seu nome na lista dos aprovados.

Contudo, essa batalha é árdua, pois exige disciplina, tempo, dinheiro e foco. Por isso, para te ajudar, preparamos uma lista simples com 10 dicas que vão te ajudar e muito nessa caminhada.

Logo de cara, já queremos tirar um mito da sua cabeça, você pode sim usar piercing ao ir fazer a prova. Quem gosta desses acessórios, pode tirar essa ideia da cabeça, porque nada impede o uso do piercing, ok?

Agora, vamos as dicas!

Primeira dica, é preciso ter em mente com qual área você se identifica. A carreira pode ser jurídica, para tribunais, polícia e outras. A pessoa precisa saber o que ela fará a partir do momento em que for aprovada e não pensar apenas no salário, pois é comum as pessoas larguem o concurso público, porque não gostam de trabalhar na área.

Segunda dica, o estudo deve ser planejado. Nada de ficar esperando o edital sair, pois quando isso acontece, normalmente o tempo pode ser curto. Uma dica é recorrer a editais e provas que já saíram.

Terceira dica, agora que já sabe o que costuma cair, é hora de fazer um plano de estudo. Aqui, a pessoa pode estudar sozinha ou recorrer aos cursinhos preparatórios. Mesmo no cursinho online, é preciso estudar e muito em casa.

Quarta dica, as pessoas ficam mais preocupadas com as horas de estudo do que com o conteúdo. Foque no cronograma a ser estudado e mantenha o foco. Evite distrações!

Quinta dica, quem está na luta pela aprovação em concurso público precisa estudar a parte teórica, mas também precisa resolver os exercícios. 70% de sua aprovação passa pela resolução de exercícios de forma exaustiva. Para isso, busque as provas anteriores, pois assim você saberá o estilo da banca e a forma como ela costuma cobrar determinado assunto.

É fundamental ainda identificar os erros, corrigi-los e ler os pontos que você errou com mais frequência.

A sexta dica é ter foco no conteúdo do edital. Nada de ficar estudando mais do que já consta nesse documento. Já é bastante coisa, por isso foque no edital.

A sétima dica é: deixa de lado a concorrência e o número de vagas que são oferecidos. Boa parte dos candidatos não se preparando adequando e mais uma parcela grande nem realiza a prova. Tais dados resultam em mais chances pra você, por esse motivo, fique focado.

O que fazer no dia da prova?

Ao acordar nada de tirar o piercing ao ir fazer a prova que você colocou no studio de piercing, porque esse acessório não é um impeditivo para a realização do exame e muito menos para sua aprovação. Por isso, a oitava dica é ao sair de casa, pegue todo o material que já deve ter sido separado no anterior.

A nona dica é: avalie o trajeto, pois pode ser que você enfrente um engarrafamento e como não é hora de se estressar, tente chegar sem pressa. Por fim, a décima dica é: ao chegar na sala, foque em escolher uma cadeira que seja confortável e que não ficará batendo sol, relaxe e sucesso!