Veja os locais mais procurados para estudo no Brasil

Veja os locais mais procurados para estudo no Brasil

Não é mais necessário sair do país para realizar um intercâmbio cheio de grandes experiências. Existem diversas universidades de renome no Brasil

Durante a graduação, muitos estudantes brasileiros almejam os famosos intercâmbios internacionais. No entanto, eles podem ser complicados, burocráticos e bastante caros, o que inviabiliza as trocas de experiências acadêmicas.

Contudo, como vivemos em um país imenso, as oportunidades de realizar um intercâmbio sem sair das fronteiras também são grandes. No Brasil, há diversas universidade tão renomadas quanto as internacionais, e quando falamos de trajeto, a UTIL passagens pode te auxiliar.

Pensando nisso, neste artigo, você verá os locais mais procurados para estudo no Brasil. Quer saber quais são? Basta seguir com a leitura!

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa já é o destino mais procurado pelos gringos. Não é por menos, já que o Rio de Janeiro possui praias e vistas de tirar o fôlego, além de conter monumentos históricos, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

A capital do estado homônimo também possui várias universidades de renome. Confira algumas delas a seguir.

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): também chamada de Universidade do Brasil, é um centro de excelência em ensino e pesquisa, tanto no país, quanto na América Latina;
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ): uma instituição ligada ao Ministério da Educação, disposta a oferecer ensino médio, técnico e superior de excelência,
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): com sede no bairro Urca, possui sistema de bibliotecas com arquivos totalmente informatizados.

São Paulo

A megalópole brasileira é o destino ideal para quem quer viver experiências ricas em cultura. Com seus mais de 13 milhões de habitantes, é possível encontrar, literalmente, um pouco do mundo inteiro dentro da capital paulista. Confira as principais universidades da cidade.

  • Universidade de São Paulo (USP): é uma das universidades públicas cuidadas pelo governo do estado de São Paulo, sendo a maior universidade pública brasileira e a mais importante do país;
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie: instituição privada de ensino superior, filantrópica e confessional do Brasil, é administrada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie;
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE): instituição de ensino superior privado, oferece cursos de graduação licenciatura e bacharelado, tecnólogo, pós-graduação Lato Sensu, especialização e MBA, além de pós-graduação Stricto Sensu, na modalidade presencial, semipresencial e à distância.

Campinas

Localizada ao noroeste de São Paulo, Campinas possui mais de 1 milhão de habitantes em uma área de 797,6 km². Além das belezas históricas, atrações naturais, a cidade é conhecida pelos enormes polos industriais. Quando falamos de ensino superior, destacam-se as universidades a seguir.

  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): instituição pública do estado de São Paulo, é considerada uma das melhores do país e da América Latina;
  • Faculdade de Administração de Empresas (FACAMP): conjunto de faculdades particulares, situado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, interior do estado de São Paulo. A FACAMP foi construída em terreno vizinho ao da UNICAMP.

Brasília

A última dessa lista, mas não a menos importante, é a capital do nosso país. Além de abrigar todos os políticos de alto cargo, é reconhecida pelas suas universidades de prestígio. Confira algumas delas.

  • Universidade Católica de Brasília: universidade particular, sediada em Taguatinga, Distrito Federal. Conta com campus em Brasília, Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia;
  • Universidade de Brasília: universidade pública federal, com o quarto maior orçamento oriundo do Ministério da Educação. É referência no exterior nos cursos: Relações Internacionais, Psicologia, Sociologia, Ciência Política, Economia, Direito e Antropologia,
  • Centro Universitário do Distrito Federal: funcionando como uma instituição particular, a sua sede principal fica no Centro do Distrito Federal. Atualmente, também oferece cursos de pós-graduação, mantendo expandindo-se a cada ano.

Viu só, esses são os locais mais procurados para estudo no Brasil, atualmente com a facilidade dos cursos online, muitas pessoas preferem estudar em casa, mas para quem gosta de ver pessoas, ou por qualquer motivo pretende estudar pessoalmente, essas dicas são úteis.