As consequências de sentar com uma má postura

Hoje em dia, mais pessoas trabalham em um tipo de trabalho sedentário, ficando horas e horas sentadas atrás de uma mesa de escritório.

Além disso, com a pandemia do Covid-19, várias estão trabalhando em esquema home office, e temos visto um aumento considerável de casos de problemas na coluna.

É importante ter em mente que, manter uma boa postura é fundamental, pois caso contrário, pode trazer sérias consequências à sua saúde e bem-estar.

Nesse artigo, separamos quais os efeitos que uma má postura pode gerar e algumas dicas para minimizar todos eles.

As consequências de uma má postura sentada

Então, o que pode acontecer com nosso corpo quando passamos longos períodos sentados ou com a postura inadequada?

1.Artrite

A má postura pode acarretar um desalinhamento da sua coluna, assim como gerar tensão ao nível dos joelhos.

Só que isso pode aumentar o risco de artrite nos joelhos, em decorrência da pressão sobre as articulações, provocando dores que acabam afetando sua qualidade de vida, além é claro, de reduzir o bom funcionamento dos seus joelhos.

2.Reduz a circulação sanguínea

Ficar sentado durante longas horas todos os dias aumenta de forma considerável o risco de reduzir sua circulação sanguínea.

E pior, se estiver sentado de maneira errada, você bloqueia a circulação, causando, por exemplo, varizes na maioria das mulheres.

3.Dor na coluna

Você sabia que quando estamos sentados, a coluna vertebral a nível lombar recebe em torno de três vezes mais pressão que quando estamos em pé?

E essa pressão é quatro vezes mais se, sentado, você inclina ligeiramente para frente?

Está mais do que provado que uma má postura pode acarretar dores na coluna, e dependendo do caso, o problema pode acabar se complicando.

4.Dores de cabeça

Uma má postura sentada pode sobrecarregar os músculos do pescoço, causando uma má curvatura da sua coluna e pelo efeito dominó, levar a dores de cabeça.

5.Diminui sua respiração

Para respirar normalmente, é preciso que o diafragma possa ter espaço suficiente na sua cavidade torácica para se estender e contrair a cada respiração.

Uma má postura e um desalinhamento da sua coluna podem impactar a sua respiração, assim como todos os órgãos que precisam de oxigenação.

6.Afeta seu humor

Pode parecer estranho, mas uma má postura também afeta nosso humor!

Foi feito um estudo sobre o comportamento que mostrou que a postura pode ter resultados benéficos sobre o estado do nosso humor, e principalmente em pessoas que sofrem de depressão leve.

7.Aumenta a fadiga

Como você pode pensar, a fadiga acontece mais rapidamente quando estamos em uma postura inadequada.

Isso porque você vai tensionando certas partes do corpo, e com o tempo, nossos ossos e articulações são mais requisitados, gerando assim mais fadiga.

Se você percebeu os efeitos negativos de uma má postura sentada geralmente surgem na coluna vertebral, e por isso que é tão importante manter uma postura adequada.

Mas caso você perceba que a dor na coluna chegou a um grau que está impedindo você de realizar movimentos mais simples, o melhor a fazer é procurar um Ortopedista especialista em coluna.

Ele vai avaliar seu caso e lhe orientar da melhor maneira possível, inclusive sobre o que deve fazer para minimizar esses efeitos.

Por falar nisso, vamos passar umas dicas para ajudar você que está sofrendo com dor na coluna, que provavelmente deve ser por conta de uma má postura ou por ficar muito tempo sentado.

Dicas de como evitar dor na coluna quando estamos sentados

Provavelmente, em um momento ou outro, praticamente todas as pessoas irão sofrer com algum tipo de dor na coluna.

Mas o primeiro passo é aprender como se sentar e manter a postura correta:

Usando o computador

Geralmente, as queixas mais comuns estão relacionadas à coluna cervical, pois as pessoas ficam longos períodos em posição de flexão.

Veja como evitar:

  • O ideal é manter sua coluna alinhada, encostada totalmente na cadeira;
  • Suas pernas devem formar um ângulo de 90º;
  • Os pés devem estar apoiados no chão;
  • Mantenha a tela do computador na linha dos olhos;
  • Regule a altura das cadeiras de acordo com a sua altura;
  • Faça pausas e levante-se de tempos em tempos.

No carro

Problemas na coluna são frequentes entre caminhoneiros, motoristas de ônibus, táxi e aplicativos, pois ficam muito tempo sentados.

Mas é fundamental tomar algumas medidas:

  • A coluna lombar e os glúteos devem estar apoiados totalmente no banco;
  • O encosto da cabeça deve estar alinhado;
  • Os joelhos devem estar na mesma altura dos quadris e não muito dobrados;
  • Os braços no volante não podem ficar muito elevados.

É óbvio que existem outras más posturas que podem gerar problemas na coluna, como alunos que ficam muito tempo na mesma postura em sala de aula, quando estamos deitados ou andando.

Mas o nosso foco aqui foi tratar mais de pessoas que estão ficando mais tempo sentadas por causa do trabalho e estão apresentando alguns problemas na coluna.

Com todas essas dicas e nunca se esquecendo de caso a dor esteja afetando o seu dia a dia, consulte logo um médico especialista em coluna para não piorar.

É muito melhor prevenir do que uma simples dor na coluna se tornar um problema muito mais sério.