Crescimento no setor de serviços abrem oportunidade para desentupidoras em São Paulo

Crescimento no setor de serviços abrem oportunidade para desentupidoras em São Paulo

Em busca de novas oportunidades de trabalho ou pensando em abrir um negócio próprio, mas sem saber por qual ramo seguir? A dica é montar uma empresa Desentupidora, que oferece serviços de limpeza e desobstrução de esgoto, além de limpeza e manutenção de caixa de gordura, fossa séptica e até serviço de Caça vazamentos.

As desentupidoras são empresas com boa rentabilidade e pertence a um setor que só cresce no Brasil, mesmo em tempo de crise, por isso vale a pena conhecer esse mercado e investir em seu futuro promissor.

Mercado de trabalho no Brasil

Tentando se recuperar de uma das recessões mais graves de sua história, o mercado financeiro brasileiro tem mostrado sinais de recuperação, porém ainda abaixo do esperado.

Segundo dados recentes, o desemprego no Brasil bate a casa dos 11,2%, atingindo 11,9 milhões de pessoas. Pessoas trabalhando de forma informal chegam a 40,7% no primeiro trimestre de 2020, com um recuo em relação ao ano anterior.

Assim, fica claro a importância de novos negócios e novas oportunidades de trabalho, e nesse aspecto, vemos que alguns mercados não recuaram, mas sim cresceram e se expandiram, e o caso do mercado da limpeza profissional que as desentupidoras estão inseridas.

Crescimento do setor de limpeza profissional- Desentupidoras

Inserida no mercado de limpeza profissional e associada da Abralimp- Associação Brasileira do mercado de limpeza profissional, o crescimento desse setor chega a 6% em média ao ano.

Nos anos de 2011 e 2012, o mercado da limpeza profissional movimentou mais de 17 bilhões de reais e em 2017 os ganhos foram de 22 bilhões de reais. Até 2022 o setor espera movimentar mais de 26,6 bilhões.

Enquanto muitos mercados estão saturados e com dificuldade de crescer conforme a recessão diminui, o mercado da limpeza profissional só oferece oportunidades para pessoas que buscam começar a trabalhar, seja primeiro emprego ou recolocação profissional, mas também novos empreendedores que perceberam que vale a pena apostar nesse mercado no atual momento.

Empreendendo com desentupidoras

Cada vez mais comum, as desentupidoras que antes eram encontradas em grandes bairros, agora podem ser encontradas em regiões mais populares. Através de novas tecnologias e equipamentos mais eficientes, além de profissionais mais qualificados, as desentupidoras estão oferecendo mais custo benefício por menos tempo e com mais qualidade.

Por esse motivo ficou mais fácil abrir uma pequena desentupidora e com o mercado aquecido, obter crescimento rápido. Mas é importante conhecer o setor, seus custos, tipos de maquinário e investimento necessário ao longo do tempo, além das leis que regem o ramo.

Abrir uma desentupidora é saber que a empresa terá horários fora do limite comercial e deverá ter os recursos certos para todo tipo de problema para cada serviço prestado. Os serviços de desentupidoras são:

  • Desentupimento de esgoto;
  • Desentupimento de colunas prediais;
  • Desentupimento de canos, pias e ralos;
  • Desentupimento de vaso sanitário;
  • Esgotamento de fossa séptica, limpeza e manutenção;
  • Desobstrução, limpeza e manutenção de caixas de gordura;
  • Desentupimento de tubulações industriais;
  • Caça Vazamento

Além desses serviços, desentupidoras também podem oferecer serviços de dedetização e Caça Vazamentos, porém são serviços opcionais que não são obrigatórios a todas as empresas desse ramo. Os equipamentos mais utilizados são:

  • Máquina para desentupimento rotativa (Roto Rooter);
  • Máquina de micro jateamento de água;
  • Equipamentos diversos para uso nas máquinas ou pelos profissionais técnicos como ponteiras e cabos;
  • Caminhão de auto vácuo.

A desentupidora geralmente precisa de profissionais em desentupimento com qualificação e de preferência experiência na área, além de auxiliares para o serviço. Além dos profissionais envolvidos na execução do serviço, a empresa necessita de um departamento administrativo, financeiro e de atendimento eficaz para atender clientes, trabalhadores e fornecedores com a máxima qualidade.

Para quem busca trabalhar em uma desentupidora, o mercado oferece cursos técnicos em encanamento e em Caça Vazamentos, que possuem certificação para atuar na área e consequentemente em desentupimento de tubulações. É importante a experiência e especialização no setor, para trabalhar em serviços mais complexos e garantir serviços melhores e mais rápidos, dando ao cliente confiabilidade e segurança no trabalho prestado.

Como é a rotina de uma desentupidora

Uma desentupidora deve ter todos os recursos citados no tópico anterior, para oferecer um bom serviço e de qualidade. Primeiramente, desentupidoras devem ter horário 24 horas de atendimento e profissionais prontos para o trabalho a cada ocorrência.

O atendimento é fundamental para dar sequência ao serviço. A visita do profissional ao local do problema deve ser ágil e a avaliação já deve prescrever um orçamento do serviço, que assim que aceito pelo cliente, precisa ser executado com rapidez para evitar maiores transtornos e comprometimentos das tubulações.

No caso de entupimentos, são colocados cabos, ponteiras e hastes flexíveis que em conjunto com o maquinário, como por exemplo o Roto Rooter, que gira e perfura a obstrução, liberando o espaço da água e retirando a sujeira.

Na limpeza de fossas a execução é um pouco diferente, sendo usado um caminhão a vácuo que retira os excrementos da fossa e os descarta em local e da maneira correta segundo as leis do meio ambiente.

A limpeza de caixa de gordura é rápida e pode ser um serviço regular, principalmente em pequenos estabelecimentos comerciais do setor alimentício ou empresas e indústrias de grande porte, que necessitam de uma higienização constante deste dispositivo. A limpeza de caixa d´água também é importante e as desentupidoras podem oferecer, principalmente para locais com grande armazenamento de água.

Com o aumento das chuvas, da população e da complexidade das tubulações atuais, fica cada vez mais necessário as empresas desentupidoras, e dessa forma com mais serviços, os preços se tornam mais acessíveis e o negócio mais promissor a longo prazo.

Desentupidoras estão se tornando empresas online, ou seja, descobrindo que a partir da internet é possível obter mais clientes através da informação de seus serviços e a conscientização de novos hábitos no combate de obstrução de tubulações, além da orientação em limpeza e principalmente a favor do meio ambiente.