Conforto no trabalho

Conforto no trabalho: o que você pode mudar para tornar o ambiente mais saudável

Saiba como deixar seu espaço mais confortável para o dia a dia. 

Quem trabalha em lugares como um escritório ou mesmo no famoso home office sabe o quão necessário é ter um ambiente de trabalho saudável, já que este é o lugar onde você passa grande parte do seu dia. 

Para deixar o espaço mais agradável é preciso manter alguns cuidados em dia, como ter um ambiente com luz adequada, bem como regular a temperatura do ar de acordo com o calor ou frio que está fazendo.

Além disso, é preciso acrescentar uma boa dose de organização, a aquisição de uma cadeira e um mesa que sejam ergonômicas para tornar esse ambiente mais confortável. Por fim, basta dar um toque especial com uma decoração adequada e você terá um espaço muito mais saudável e gostoso de se trabalhar. 

Como deixar seu ambiente mais saudável?

Falar em saúde no meio ambiente de trabalho tornou-se algo cada vez mais comum nos dias de hoje. Isso porque, cada vez mais, fica evidente o quanto a relação com o trabalho pode melhorar ou piorar a qualidade de vida de uma pessoa. 

Quem trabalha em um espaço mal ventilado, com uma iluminação inadequada, com bagunça para todo lado e móveis completamente desconfortáveis, certamente não se sentirá tão bem realizando suas tarefas como quem as realiza em um local bem ventilado, iluminado, organizado e com móveis ergonomicamente confortáveis.

Para criar um ambiente assim não é obrigatoriamente preciso fazer um super investimento. Muitas vezes o que está faltando pode ser algo simples, como organizar um pouco mais a papelada ou simplesmente instalar um ar-condicionado em um espaço sem janela, por exemplo.

O que mais impressiona, no entanto, é saber que mudanças aparentemente simples podem trazer benefícios imensuráveis para o trabalhador. Portanto, saiba que mudando seu ambiente de trabalho você está colaborando para melhorar também a sua qualidade de vida. 

Tenha um ambiente ventilado e iluminado

Você já parou para pensar o quanto uma boa iluminação é fundamental para qualquer espaço e o quanto ela faz diferença? Lugares escuros, sem janela e com lâmpadas de baixa voltagem dificultam o trabalho, porque acabam gerando cansaço nas vistas e até sonolência excessiva.

Então, procure trocar as lâmpadas e acrescentar pontos de iluminação caso seja necessário. O mesmo vale para a ventilação do local — principalmente onde não há janelas. Se for instalar um ar-condicionado no espaço, lembre-se de manter a limpeza do aparelho em dia para não acumular sujeiras e mofo. 

Opte por móveis ergonômicos

Outro aspecto que faz toda a diferença quando se pensa em meio ambiente de trabalho saudável é a tal da ergonomia. Isso significa ter móveis que sejam ajustados ao seu tamanho e sua altura, por exemplo, oferecendo consequentemente muito mais conforto.

Para quem trabalha por longas horas sentado, então, é fundamental ter pelo menos uma cadeira ergonômica. A mesa também deve ter um tamanho adequado, de forma que você consiga dispor de seus materiais com facilidade. 

Organize todos os materiais

Em qualquer lugar, manter a organização em dia faz toda a diferença. E no ambiente de trabalho não é diferente. Manter a sua mesa limpa, com tudo em ordem — deixar a papelada guardada nas gavetas ou organizadas em pastas, ter nichos para guardar objetos extras — tudo isso ajuda e muito.

No entanto, mais importante do que a organização por si só, é mantê-la no dia a dia. Afinal, de nada adianta ajeitar tudo em um dia para bagunçar de novo no outro. Tente manter os objetos sempre no mesmo lugar e da forma mais harmônica possível. 

Decore o ambiente (sem exageros)

Um último ponto que traz um ar de saúde ao seu ambiente de trabalho é a decoração. Obviamente, esse aspecto é muito pessoal e deve considerar o gosto de cada pessoa. É super válido, no entanto, deixar um pouco da sua marca no lugar onde você trabalha, ou seja, personalizar seu espaço.

Ter algumas plantas, porta-retratos, quadros ou outros itens de decoração são algumas das várias possibilidades. Mas lembre-se sempre de usá-los com parcimônia e sem exageros.