Como saber se compensa investir em Bitcoin agora

Como saber se compensa investir em Bitcoin agora?

O mercado está otimista pelo potencial de crescimento da criptomoeda nos próximos períodos

Quando se trata de investimentos, um dos maiores dilemas é saber o momento certo para investir, e não à toa, existem muitas variáveis para se analisar, como o potencial de crescimento futuro, o momento presente, se o ativo está em viés de baixa ou alta, ou ainda as análises mais técnicas, como tendências de gráficos e linhas de suporte. No mercado de criptoativos não é diferente, em um mercado tão dinâmico, escolher o momento de iniciar os aportes pode encher de dúvidas o investidor.

O Bitcoin é certamente o ativo digital que mais desperta interesse. A primeira criptomoeda lançada no mundo segue sendo a mais forte, valorizada e a que costuma entregar os maiores ganhos.

Após um 2022 de desvalorização, impulsionado por uma espécie de ressaca econômica pós-pandemia que atingiu todo o mundo, 2023 tem sido um ano de intenso crescimento para o Bitcoin. Mês após mês, a moeda registrou expressivas valorizações, e, em outubro, já ultrapassava os 100% de valorização em relação à sua cotação em janeiro.

Mas, se o momento é de grande valorização, compensa investir em Bitcoin agora? Ainda há potencial de crescimento? Veja bons motivos para investir ainda em 2023:

Grande potencial de crescimento

Em 2021, após sucessivos rallies, a moeda digital ultrapassou a marca dos 65 mil dólares em outubro daquele ano, o que continua sendo sua máxima histórica. Atualmente, está cotada em cerca de 35 mil dólares, o que indica um enorme potencial de valorização ainda a ser explorado. (Cotação na data de 08/11/2023, fonte: Google/Morningstar).

Ano de recuperação

Como mencionado, 2023 vem sendo um ano de recuperação para o ativo após um 2022 difícil. Nesse sentido, a grande valorização vista neste ano não indica um crescimento com bases de alta próximas de serem alcançadas, pelo contrário, tratando-se de uma recuperação, a expectativa é de que haja ainda um longo caminho de valorização para o ativo nos próximos períodos, haja visto a distância que a moeda ainda se encontra distante de sua máxima histórica. A tendência é de que a moeda siga valorizando nos últimos meses do ano.

Próximo halving é esperado em 2024

O Halving de Bitcoin é um evento programado onde há um corte pela metade na recompensa que os mineradores recebem. O próximo evento deve acontecer em 2024 e tem grande chance de impactar positivamente no preço da moeda.

O evento tem a função de controlar a emissão do ativo, que tem sua quantidade limitada a 21 milhões de unidades. Quando a recompensa que os mineradores recebem é cortada pela metade, deixa de ser atrativa, levando a diminuição da velocidade de emissão de novas unidades, gerando escassez no mercado e, consequentemente, elevando seu valor.

Historicamente, os eventos de halving foram sucedidos por fortes valorizações do Bitcoin.

O momento ainda é oportuno para iniciar os investimentos

Sendo assim, o mercado segue otimista por um longo caminho de valorização do ativo, o que indica, sim, ser um bom momento para investir na moeda. 

Se você ainda não investe e espera pelo momento oportuno, esse pode ser um bom momento para entrar neste mercado em crescimento. Além disso, começar a investir em bitcoin é muito simples. O primeiro passo é criar a sua conta em uma corretora de criptomoedas, essa plataforma vai viabilizar a compra, a venda e fazer a custódia dos seus ativos. Conta aberta, basta transferir valor e começar a investir.