Como ser um influenciador

Como ser um influenciador? 10 dicas para o sucesso

Os influenciadores ganham dinheiro fazendo marketing de si mesmos e oferecendo sua presença digital como uma plataforma de marketing. Para começar com o marketing de influenciadores, você deve primeiro encontrar um tópico e uma plataforma adequados para você. Então você pode trabalhar para construir sua presença online, ganhar seguidores, etc.

Existe um preconceito de que ser influenciador não exige muito trabalho. A realidade é que esta atividade é um trabalho em tempo integral . A mistura de produção de conteúdo e autopromoção requer não apenas um alto nível de produtividade, mas também um bom conhecimento da atualidade, tendências e marketing. Você deve estar preparado para aprender muitas habilidades novas, além de usar as que já possui. Também é importante ter um certo nível de carisma. Prepare-se para ser o centro das atenções e descubra o que o espera se quiser se destacar neste mundo.

Como encontrar o seu nicho de influenciador e quais são os tópicos populares?

O primeiro passo em seu caminho para ser um influenciador é determinar seus pontos fortes e interesses. Você tem uma habilidade que muitas vezes atrai as pessoas para você ? Talvez você goste de tirar fotos, escrever ou se comunicar. Ou talvez você tenha experiência em um tópico específico. Usando essas informações, tente descobrir uma área para a qual você gostaria de criar conteúdo.

Isso não apenas contribui para o seu prazer pessoal, mas também aumenta a autenticidade. Mas atenção: muita gente espera transformar o hobby em profissão sendo um influenciador, e muda de ideia assim que surgem os negócios e as obrigações do dia a dia. Portanto, considere se seus pontos fortes e interesses ainda são motivadores quando você precisar usá-los profissionalmente.

Outra maneira de encontrar seu nicho de influenciador é analisar sua concorrência. Veja as postagens de outros influenciadores (ou micro-influenciadores) e tente descobrir uma lacuna no mercado. Faltam informações específicas sobre algo? Algum estilo de apresentação do conteúdo? Existe uma comunidade que não está bem representada? Tente usar algum elemento que consiga diferenciá-lo do resto. Um dos temas mais populares entre os influenciadores em alimentação, por exemplo.

Quais redes sociais são promissoras?

Depois de descobrir seu nicho, é hora de escolher a plataforma certa . Dependendo de qual você escolher, as formas de apresentar seu conteúdo serão diferentes. As redes sociais mais populares no negócio de influenciadores são Facebook, Instagram, YouTube, Snapchat, Twitter e Pinterest .

No começo, é aconselhável se comprometer com apenas uma plataforma para focar melhor. Se você tentar ser ativo em vários sites ao mesmo tempo, a qualidade do seu conteúdo pode ser prejudicada. Além disso, as funcionalidades das diferentes plataformas podem ser muito diferentes.

Pergunte a si mesmo com qual mídia (foto, vídeo, áudio, etc.) você gostaria de trabalhar. Você gosta de gravar vídeos mais longos? Em seguida, considere o YouTube e suas alternativas . Prefere uma mistura de conteúdo de foto e vídeo? Nesse caso, o que você procura é uma rede como o Instagram. A escolha da rede social também deve depender do tema do influenciador e seu público-alvo. Por exemplo, o Instagram é especialmente popular entre a geração mais jovem, enquanto o Facebook é mais usado por pessoas de meia-idade.

Como você ganha seguidores?

O próximo passo em seu caminho para ser um influenciador é ganhar seguidores. Antes de tudo, identifique seu público-alvo, ou seja, as pessoas para quem seu conteúdo é direcionado. O público-alvo de um blog de literatura fantástica, por exemplo, é formado por fãs desse gênero. E dependendo de qual conteúdo você cria e como o cria, você pode atrair certas faixas etárias, gênero, etc. Saber disso não é importante apenas para o marketing (posterior) do conteúdo, mas também para poder reagir melhor às tendências correspondentes em seu campo.

Idealmente, você deve fazer parte de seu próprio grupo-alvo . Nesse caso, você também seguirá influenciadores que o ajudarão a conhecer as novas tendências, tornando suas publicações mais relevantes. No entanto, não apenas copie as tendências atuais. É aconselhável adicionar aspectos novos e interessantes . Só assim você se destacará e seu público achará seu conteúdo enriquecedor.

Para aumentar seu número de seguidores, também é importante que você produza e compartilhe seus conteúdos regularmente. É uma boa ideia recomendá-lo a pessoas que possam se interessar por ele e possam ter um alcance maior. Dessa forma, você aumenta as chances de seu conteúdo ser compartilhado e viralizar. Anunciar em seu círculo de conhecidos pode ter um impacto positivo, desde que você o faça com moderação. Use as opiniões de outras pessoas para melhorar seu conteúdo e ganhar atenção e presença online.

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Como manter e expandir seu número de seguidores?

Depois de construir uma sólida base de fãs, o próximo passo é mantê-la e aumentá-la. A partir desse momento, é importante não apenas oferecer conteúdo constantemente, mas também manter um diálogo regular com os seguidores. Por exemplo, participe ativamente de tópicos de discussão que giram em torno do seu conteúdo ou visite e assine os perfis de determinados seguidores. Dessa forma, você não apenas tem uma ideia das pessoas que o seguem, mas também expande sua rede pessoal.

Como influenciador, você será o núcleo de uma comunidade e oferecerá conteúdo regularmente, mas ao mesmo tempo terá que transmitir acessibilidade e proximidade. Ao contrário das mídias tradicionais, como a imprensa ou a televisão, você deve apresentar conteúdos dinâmicos e interativos. Seu conteúdo não aparecerá em um determinado momento e não será separado de sua pessoa. Os influenciadores geralmente se tornam uma mistura de celebridade, jornalista e amigo de seus seguidores. Lembre-se de que você deve ser mais acessível que uma celebridade, mais autêntico que uma figura publicitária e mais profissional que um amigo .

Por que e como você deve se envolver com outros influenciadores?

Construir relacionamentos com outros influenciadores também contribui para o seu sucesso. Mesmo que essas pessoas sejam seus concorrentes, você deve sempre buscar um relacionamento amigável ou profissional com elas. Uma colaboração pode reunir diferentes bases de fãs. Outra vantagem é que outras pessoas podem te ajudar a expandir sua rede pessoal e base de conhecimento , por exemplo, com técnicas de produção de conteúdo que você não conhecia.

Faça networking com outros influenciadores, por exemplo, participando de eventos de influenciadores e buscando contato pessoal lá. Claro, você também pode tentar expandir sua rede de contatos online curtindo, compartilhando e enviando mensagens de texto. No entanto, é recomendável que você se concentre em pessoas com contas menores. Os influenciadores mais conhecidos recebem inúmeras mensagens todos os dias. Não importa com quem e onde você se comunica: ao estabelecer contato com outras pessoas, mantenha sempre a cortesia , gentileza e honestidade .

Qual é a melhor maneira de se promover?

A autopromoção é uma habilidade que requer talento, experiência e conhecimento. Depois de conseguir se estabelecer como um influenciador e se especializar em um determinado tópico, você pode se aventurar a comercializar parte do seu conteúdo. Como você terá apenas um pequeno alcance no início, é uma boa ideia segmentar pequenas empresas. Dependendo de como sua presença online se desenvolve, você pode segmentar empresas maiores ao longo do tempo.

Influenciadores de sucesso geralmente são contatados por empresas relevantes . Normalmente, os primeiros acordos tendem a ser pequenos. Produtos gratuitos são enviados a eles para integrar em seu conteúdo. Dependendo do alcance, podem ser oferecidos contratos de publicidade reais com os quais eles podem ganhar dinheiro. Não existe uma regra, como um número mínimo de seguidores.

O alcance com o qual você pode optar por um contrato de publicidade como influenciador chave depende, entre outras coisas, do seu campo, da sua concorrência, da sua plataforma principal e da avaliação individual feita do seu perfil. Os profissionais de marketing on-line geralmente investem em influenciadores de forma arbitrária, com base em especulações subjetivas. Se alguém na indústria vê um grande potencial em você, você pode ter um sucesso surpreendente no curto prazo. Da mesma forma, você pode não ser ouvido, apesar de ter um alcance considerável.

Com que frequência você deve postar conteúdo?

Como influenciador, você só terá um efeito duradouro se aparecer regularmente nos feeds de seus seguidores e tiver presença. Publique seu conteúdo nos intervalos mais curtos possíveis, sem spam de postagens supérfluas. Então você obterá o chamado fluxo de conteúdo .

Exatamente com que frequência você deve postar conteúdo também depende do tópico, plataforma e grupo-alvo . Os influenciadores do Instagram carregam conteúdo pelo menos uma vez por dia, enquanto os influenciadores do YouTube postam um novo vídeo duas a três vezes por semana, em média. Também depende de quanta atenção o conteúdo requer, ou seja, se é “ conteúdo para lanches ”. Encontre o meio-termo certo entre muito pouco conteúdo e muita informação .

Para que o conteúdo flua corretamente, também é importante uma análise do público-alvo . Dependendo do tipo de seguidor médio, deve-se prever um período de atenção mais ou menos pequeno. Por exemplo, se você fizer um podcast voltado principalmente para jovens trabalhadores, seus programas não devem durar mais de meia hora, pois geralmente são ouvidos no caminho para o trabalho ou durante o intervalo para o almoço. Coloque-se sempre no lugar do consumidor.

Como expandir sua própria esfera de influência?

O crescimento é um dos princípios essenciais da nossa economia e também deve desempenhar um papel importante para você como influenciador . Claro, em certo ponto você pode ficar satisfeito com sua base de fãs. Mas a maioria dos influenciadores tende a se esforçar para expandir sua esfera de influência . Isso pode ser feito com estas estratégias:

  • Estenda para outras plataformas . Existem muitas pessoas que estão ativas apenas em determinadas plataformas. É aconselhável compartilhar seu conteúdo em várias redes sociais diferentes após a fase inicial.
  • Crie perfis oficiais nas redes sociais. Denuncie o conteúdo que você oferece em sua plataforma principal na forma de postagens, tweets e muito mais para ganhar curtidas e compartilhamentos. Enquanto isso, dependendo do seu campo, também é aconselhável participar do reddit e vincular seu conteúdo a um subreddit relevante, se necessário.
  • Explorar novos campos. Você não precisa se limitar a apenas um tópico de influência. Diferentes tópicos de interesse podem ser combinados para atingir novos grupos-alvo, por exemplo, fitness e roupas esportivas.
  • Coopere com outros influenciadores. Como mencionado, faz sentido colaborar com outros influenciadores para alcançar sua base de fãs e transformar um deles em seu próprio seguidor.

Como você pode ganhar dinheiro?

Existem vários métodos para ganhar dinheiro no Instagram ou outras plataformas. Muitos influenciadores ganham dinheiro por meio de links de afiliados, publicidade ou postagens patrocinadas. Plataformas baseadas em assinaturas pagas, como o Patreon, também são usadas. Quanto mais conhecido for um influenciador, maior será sua renda.

Se você publica conteúdo regularmente, às vezes é aconselhável iniciar uma campanha de crowdfunding para gerar renda adicional. Em troca, você pode prometer a seus apoiadores conteúdo exclusivo ou, dependendo do tamanho da contribuição, recompensas não materiais (como uma menção em um vídeo) ou materiais (como mercadorias e produtos patrocinados).

Além desses métodos mencionados, há também a opção de comprar visualizações live facebook para suas transmissões ao vivo no Facebook, o que pode ajudar a aumentar sua visibilidade e alcance. No entanto, é importante lembrar que essa prática é controversa e pode prejudicar a autenticidade do seu perfil. É sempre melhor focar em criar conteúdo de qualidade e engajamento orgânico com seus seguidores. Além disso, é importante ter cuidado com parcerias e acordos de patrocínio, garantindo que sejam transparentes e éticos para manter a confiança e fidelidade dos seus seguidores.