cidades brasileiras com colonização italiana para visitar

5 cidades brasileiras com colonização italiana para visitar

Maioria dos municípios se encontram no sul do país

Mais de um milhão de italianos emigraram para o Brasil no final do século XIX. Com a abolição da escravidão em vias de ser consolidada, os donos de terra convidaram imigrantes para substituírem a mão de obra que se perdia com a libertação dos escravizados. Famílias com até 15 pessoas chegavam aos montes e, consequentemente, diversas colônias e cidades repletas de traços da Itália perduram até hoje no país.

Assim sendo, elencamos cinco cidades com colonização italiana para você se sentir na Itália sem sair do Brasil e conhecer um pouco sobre a história das famílias com ascendência na terra da bota.

Bento Gonçalves

Povoada por italianos do Vêneto, a região de Bento Gonçalves está a 122 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e se tornou uma área próspera devido à cultura da uva e do vinho.

No entorno da cidade existe uma rota turística de 12 km muito conhecida por manter vivo o patrimônio cultural construído pelos imigrantes chegados em 1875, chamada de “Caminhos de Pedra”.

As atrações dessa rota são muitas. Além de restaurantes e vinícolas, é possível conhecer plantações, casas de tomates e massas, criações de ovelhas e a fabricação da erva-mate. A arquitetura antiga e amadeirada, o sotaque dos vendedores e os nomes tradicionais das ruas fazem os turistas se sentirem na Itália.

Nova Veneza

Uma das mais charmosas colônias italianas do país, Nova Veneza está localizada em Santa Catarina, a 230 km da capital Florianópolis. Também povoada por imigrantes vindos da região do Vêneto, no ano de 1891, a cidade não abriu mão das origens e permanece com símbolos do passado, como nomes de loja, placas em duas línguas, casarões históricos, ladrilhos nas ruas e uma culinária bastante característica.

Uma das estrelas da cidade é a gôndola Lucille, que já esteve nas águas de Veneza e foi doada pelo governo italiano.

Nova Trento

Localizada na rota do “Caminho Italiano”, Nova Trento é muito conhecida pelo Santuário da Santa Paulina, a primeira Santa brasileira, cuja canonização ocorreu em 2002. A região recebeu muitos imigrantes de Trentino Alto Ádige, no norte da Itália.

Eles foram fundamentais no desenvolvimento econômico do local, contribuindo para a transformação da cidade vizinha, São João Batista, em um polo da indústria de calçados.

Em Nova Trento e no Caminho Italiano encontram-se vinícolas, produtos artesanais e também objetos em referência ao período colonial. O Museu do Imigrante oferece um acervo histórico completo sobre o processo imigratório, e o Sítio Nona Lurdes cumpre a cota gastronômica do passeio.

Pedrinhas Paulista

Única representante do Sudeste nesta lista, Pedrinhas Paulista fica às margens do Rio Paranapanema, na divisa com o estado de São Paulo com o Paraná, e próxima a Londrina. Conhecida como a “Roma brasileira”, se desenvolveu um pouco mais tarde, a partir de um acordo entre Brasil e Itália, selado em 1949. 

A cidade foi praticamente construída pelos imigrantes, que recebiam 25 hectares de terras, animais e sementes para poderem praticar a agricultura. Assim, colunas e estátuas, muito presentes na Itália, são comuns no município.

Caxias do Sul

Maior cidade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é o segundo maior município do estado e também fica em segundo lugar entre os mais populosos. Localizada na rota turística da uva e do vinho, é repleta de vinícolas, parreirais e cantinas, sem abrir mão do tradicionalismo gaúcho. Além das rotas de plantações, vinícolas e atrações naturais como cachoeiras, rios, cânions e matas nativas, Caxias oferece um forte roteiro urbano, com museus e opções artísticas. Um ponto forte da cidade é o aeroporto de Caxias do Sul, destacado por sua acessibilidade e que conta com aluguel de carros para facilitar a visita de turistas.