Saiba como acumular pontos e viajar com milhas aéreas

Saiba como acumular pontos e viajar com milhas aéreas

10 dicas para você acumular mais milhas e gastá-las de forma consciente

Em linhas gerais, milhas são dinheiro. Elas funcionam como pontos que você adquire a partir de compras de passagens aéreas e gastos em determinados cartões de crédito ou estabelecimentos.

Essa pontuação pode ser trocada por viagens de avião e outros diversos produtos ou serviços. Assim, com o acúmulo de milhagem, é possível realizar aquisições e experiências, sem tirar um real do bolso.

Confira 10 dicas para acumular o maior número de milhas possível e utilizá-las com eficiência máxima:

  1. Em primeiro lugar, inscreva-se em um programa de milhagem confiável pela internet.
  2. Confira se você tem um cartão de crédito aceito pelas empresas de milhas. Assim, você poderá juntar seus pontos a partir de três vias: compra de passagens aéreas, conversão do valor da fatura do cartão e em lojas parceiras do seu programa.
  3. Saiba quais são as lojas e empresas parceiras do seu programa de milhas e dê preferência para realizar suas compras nestes estabelecimentos. Em muitos desses lugares, é possível somar pontos sem utilizar o cartão de crédito.
  4. São muitos os empreendimentos nos quais você pode acumular milhas. Além das passagens aéreas, hotéis, carros, Uber, shows, festas, teatro, cruzeiros, mercado, farmácias, postos de combustível e até pesquisas online podem aumentar sua pontuação.
  5. Não perca os prazos. Você tem até três meses após um voo para contabilizar as milhas adquiridas na compra da passagem. Confira na sua empresa de milhagem o tempo disponível para o registro dos gastos no cartão e em lojas parceiras para que seus créditos não expirem. 
  6. Dê preferência para os programas das companhias aéreas com as quais você mais viaja.
  7. Fique de olho nas promoções de transferências de milhas. Os programas de fidelidade de companhias aéreas e cartões de crédito fazem ofertas periódicas, nas quais você pode ganhar de 30% a 120% mais pontos no momento da conversão.
  8. Tenha um objetivo claro para juntar milhagem. Sem um foco e uma noção de quantas milhas você precisará juntar, será mais fácil cair em tentações e gastar seus pontos com produtos desnecessários.
  9. Conheça o sistema de contabilidade de pontos da empresa responsável pelo seu programa. Ao comprar uma passagem aérea, você receberá uma quantidade de milhas equivalente à classe tarifária e ao valor do bilhete. A distância do voo não entra na conta.
  10. Atente-se para benefícios extras. Dependendo do seu volume de milhas, você pode ter direito a mimos como acesso a salas VIP, upgrade de cabine e despacho grátis de mala. 

Avisos importantes

Para que você possa se programar, saiba que o custo médio de uma passagem para voos domésticos é de cinco mil milhas, mas pode variar. É muito importante ter ciência da taxa de conversão do seu programa. Em muitos lugares, você ganha uma milha a cada dólar gasto; em outros, como na Azul, a proporção é de um ponto por real. 

Caso seu desejo seja o exterior, prepare-se para juntar mais pontos: viagens na América do Sul ficam acima de 23 mil, para os EUA o preço passa dos 50 mil e na Europa o valor é acima dos 100 mil. Ademais, consulte os sites das companhias aéreas internacionais parceiras do seu programa para ver o preço das passagens.

Por fim, tenha responsabilidade com as finanças! Pode ser tentador gastar mais para acumular milhas mais rápido, porém nada disso funcionará se você se endividar.

Os programas de milhagens são oportunidades para você ir pagando viagens em suaves prestações, de pouquinho em pouquinho, até acumular a pontuação necessária, sem pesar no bolso. Com disciplina e paciência, você chega lá.