variação do câmbio

É possível lucrar com a variação do câmbio?

Existem diversas formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro, as mais conhecidas são o investimento em renda fixa e em ações e fundos imobiliários, no entanto, também é possível lucrar com a variação do câmbio.

Poucas pessoas conhecem e fazem o uso de fundos cambiais ou de operações que envolve o câmbio, já que essa é uma parte bastante específica do mercado financeiro, contudo existem alguns especialistas nessa área que focam sua atuação nisso, para saber mais, leia até o final!

O que é câmbio?

O que é câmbio

O câmbio é a operação de troca entre duas moedas distintas, como o real e o dólar ou o dólar e o euro. Ele faz parte do Sistema Monetário Nacional e suas negociações devem ser realizadas apenas por agentes autorizados pelo Banco Central, onde existe uma regulamentação sobre a compra e a venda de diferentes moedas.

Como o mercado de câmbio funciona?

O mercado de câmbio funciona através do chamado mercado de balcão onde as operações são realizadas de maneira direta entre compradores e vendedores, não existindo um agente que organiza e centraliza esse processo, como é no caso de ações e fundos imobiliários que são listados na Bolsa de Valores (B3).

O Banco Central atua como fiscalizador e regulador desse mercado, podendo aplicar multas e sanções às instituições que operam nele. Devendo todas elas necessariamente estarem autorizadas a fazer isso.

Vale ressaltar que existem fraudes nesse mercado, por isso, é importante garantir que a instituição financeira que você pretende operar o câmbio possui autorização para fazer isso.

As principais operações do mercado de câmbio são:

  • Compra de moedas;
  • venda de moedas;
  • pagamento em moeda estrangeira;
  • transferência para o exterior;
  • investimento em outros países;
  • recebimento de moeda estrangeira.

Atualmente, qualquer pessoa física ou jurídica pode negpciar dentro do mercado de câmbio sem nenhuma restrição de quantias, existindo apenas os documentos de identificação e a parte documental necessária para operar.

Como comprar moeda estrangeira?

Como comprar moeda estrangeira

Para comprar moedas estrangeiras é necessário fazer isso em instituições reguladas e autorizadas pelo Bacen. Geralmente o câmbio de turismo tem um maior preço, devido ao maior custo envolvido no processo. 

Uma das opções nesse caso é utilizar as agências de câmbio, que possuem taxas mais atrativas que o banco e não possuem o custo de transação bancária. Outra possibilidade é abrir conta em bancos estrangeiros ou em fintechs brasileiras que permitem a conta em dólar, a compra da moeda e até mesmo o gasto internacional com o saldo que você possui na conta da instituição financeira.

Uma parte importante disso, é avaliar os custos e taxas cobradas no processo para que você possa identificar quais são as mais baratas e se há uma diferença grande entre elas.

Fundos cambiais

Fundos cambiais são fundos que, de acordo com a ANBIMA, investem 80% do patrimônio em ativos ligados a moedas que não sejam o real brasileiro, sendo mais comumente o dólar americano.

Em relação a parte de cotas, eles funcionam de maneira similar aos fundos imobiliários em que você compra cotas e vai adquirindo uma maior participação dentro do fundo e uma maior exposição de seu patrimônio. 

Além disso, também de maneira similar aos fundos imobiliários, eles possuem gestão especializada, que é responsável por alocar o dinheiro e acompanhar o desempenho do fundo. 

O lucro desse tipo de fundo depende das moedas que ele está exposto e da posição que ele tem em cada uma delas, dessa forma, com o passar do tempo, se um fundo que está comprado em dólar versus real e o dólar está subindo de preço, suas cotas vão se valorizar.

Mini contratos de dólar

Os mini contratos de dólar atuam no mercado futuro, ou seja, negociam o direito da compra ou da venda de dólar em uma data que ainda vai acontecer. Eles são padronizados em relação ao vencimento, tamanho do contrato e pontuação.

Eles sofrem ajustes diários, ou seja, você vai ter lucro ou prejuízo na operação ajustado diariamente devido a flutuação do câmbio em relação ao dólar. Se você está vendendo o contrato, espera que o real se valorize versus o dólar, se está comprando, espera o contrato.

A liquidação ocorre no vencimento, não sendo necessário você entregar a moeda, mas sim arcar com o resultado financeiro da operação, seja ele de lucro ou prejuízo.

Não existe um valor mínimo para começar nesse mercado, ou seja, ele é inclusivo para que qualquer investidor possa começar a se expor ao câmbio em contratos de mini dólar. No entanto, é necessário ter bastante expertise nesse mercado, já que o câmbio pode ser bastante volátil e existem inúmeros fatores macro e microeconômicos que influenciam ele.

A maioria desses contratos são ofertados por corretoras nacionais, portanto, caso o investidor possua o desejo de começar a atuar em compra ou venda de mini contratos de dólar, basta abrir conta numa corretora que permita essa operação ou checar se a corretora em que ele já possui conta aberta permite com que isso seja realizado.