Gestão de contas

Gestão de contas online: concentre tudo em um só lugar

Uma gestão de contas bem executada é fundamental para controlar as finanças e caminhar para o sucesso. Nesse processo, se controla as entradas e saídas, ou seja, as contas a pagar e as receber. Inclua-se todas as contas e receitas, tanto as recorrentes como aquelas pontuais de uma empresa de qualquer porte.

Assim, é possível ter um bom monitoramento das finanças, bem como tomar decisões mais assertivas, influenciando diretamente no sucesso a longo prazo. Quer saber mais sobre o assunto? Veja a importância e soluções que podem te ajudar nesta missão a seguir!

Entenda mais da gestão de contas

Entenda mais da gestão de contas

Esse conceito se refere ao gerenciamento de todos os recursos de um negócio, ou seja, o controle de cada gasto e entrada que a empresa obtém. Estruturar as finanças detalhadamente é fundamental para conquistar essa administração de recursos, e se deve considerar pontos importantes do setor.

Destacamos entre os pontos, os compromissos financeiros relacionados à manutenção de um negócio, por exemplo. E também as cobranças e entradas de caixa.

A finalidade é conquistar um equilíbrio financeiro, com todas as contas quitadas e os recebimentos totalmente em dia. Lembrando que muitas empresas quebram por não saberem o que especificamente gastam e recebem, não sabendo nem seu lucro real.

Para entender melhor, veja abaixo o que compreende cada etapa:

Contas a pagar

Inclui-se todas as despesas fixas e pontuais do negócio. Em contas fixas, pode-se adicionar: folha de pagamento, aluguel, energia, água, telefonia, serviços terceirizados, e tudo mais que seja recorrente.

Já em pontuais, são todas que não estavam previstas, aquelas emergências que surgem no decorrer do mês, como uma manutenção repentina, uma reforma devido a um evento anormal, etc. 

O ideal é tentar tornar essas contas o mais previsível possível, podendo executar uma média dos últimos 12 meses e reservando parte da receita para esses gastos eventuais. Para isso, tenha tudo documentado detalhadamente.

Contas a receber

E para fazer um bom controle das contas é necessário recursos. A partir disso, é necessário realizar o gerenciamento de entradas ou contas a receber. Ter tudo organizado minuciosamente, inclusive com datas, principalmente daquelas entradas já fixas em contrato, é uma excelente maneira de controlar e ter uma previsão de receita.

Com esses dados, o gestor consegue realizar um bom planejamento, essencial para o sucesso da empresa. Dentre as ações para esse planejamento, se consegue pensar em maneiras de aumentar o faturamento, através de metas bem definidas e objetivos claros, por exemplo.

Dado essas informações, uma boa gestão financeira auxilia no planejamento do futuro do negócio, permitindo gerir seus recursos, como também, precificar seus produtos ou serviços, saber detalhadamente o custo de cada processo, analisar falhas e desperdícios, e muito mais.

E há maneiras de realizar a gestão de contas de forma online, facilitando e agilizando os processos do setor financeiro.

Dicas para realizar uma boa gestão de contas online

Dicas para realizar uma boa gestão de contas online

Já falamos como a gestão de contas deve ser prioridade na sua empresa, mas fica a dúvida: Como fazer isso? A melhor e mais moderna maneira é utilizar a tecnologia ao seu favor. Afinal, acelera os processos, diminui erros humanos, deixa claro as etapas e dados, entre outras vantagens.

Separamos as dicas a seguir para você empregar na sua empresa. Veja:

Aposte na tecnologia

Hoje existem diversas ferramentas, softwares e aplicativos que podem te ajudar nesse processo de maneira fácil e muito simples.

Contar com ajuda de aplicativos é um grande exemplo disso. Já imaginou pagar e parcelar os boletos online de maneira rápida e simples? No aplicativo Carteira Digital Serasa é totalmente possível. Gerencie todas as contas em um só lugar, e ainda, controle sua saúde financeira com um toque.

Essa é uma ótima maneira para quem está no início de um negócio, ou é empreendedor informal. Já para aqueles que possuem uma grande empresa, há softwares automatizados completos que permitem o controle de todas as contas, receitas e muito mais.

Centralize o processo em um time especializado

Uma dica é centralizar as finanças e a contabilidade em uma pessoa ou um time de profissionais qualificados para realizar esse controle de contas. Assim, não dispersa as informações e nem se perde dados por falta de comunicação ou de não saber quem lida com a atividade. Treinamentos e cursos na área são bem-vindos para capacitar e atualizar ainda mais o setor.

Documente tudo

Torne obrigatório o registro de todos os dados financeiros importantes em um determinado local, como em planilha ou outro software. Faça isso detalhadamente, com data, valores e justificativas. Assim, fica mais fácil controlar as entradas e saídas, além de ter sempre um histórico detalhado para uma futura análise ou planejamento.

Faça um bom controle das notas fiscais

Com a globalização, é possível fazer esse controle por meio digital através de softwares específicos. Assim, você não perde nenhuma nota fiscal, facilita e organiza o controle, e ainda tem as informações sempre que precisar, de maneira ágil e fácil, apenas acessando o sistema.

Tenha os processos bem definidos

Padronize os processos financeiros da sua empresa, pensando na otimização e em resultados positivos. Assim, se evita erros, desperdício de tempo, melhora o controle das ações, entre outras vantagens. Como também, ao trocar de funcionários no setor, já se tem um processo criado para treinar os novos, facilitando assim o aprimoramento das atividades.

Gostou do artigo? Agora você já pode realizar uma boa gestão de contas de modo online e muito simples. Compartilhe com seus amigos e ajude eles também neste gerenciamento essencial para o sucesso do negócio!