Como ser um criador de NFT

Como ser um criador de NFT?

Os tokens não fungíveis (NFTs) estão se tornando referência no mercado cripto, principalmente depois das coleções compradas por famosos, como o  “NFT do macaco” (Bored Ape Yatch Club), adquirida até pelo jogador de futebol Neymar. 

Os NFTs estão mudando o mercado das artes. Com os direitos autorais registrados em Blockchain, os artistas podem garantir a autenticidade de uma obra digital a partir da tecnologia. Algo que também está mudando é o nosso conceito sobre o que é arte e nosso modo de consumi-la. 

O que é NFT?

Esses tokens não fungíveis são ativos digitais únicos e colecionáveis, além de obras de arte, podemos ter NFTs de músicas, vídeos, entre outros. Cada NFT emitido possui um identificador próprio que se distingue dos demais e garante o registro de direito autoral para a pessoa, isso significa que não pode ser alterado, multiplicado ou reproduzido. Além de ser fácil e prático começar a vender sua obra de arte.

É simples ser um criador de NFT no espaço da Web3

Criar um NFT é super simples, você precisa começar entendendo o seu público, conhecer o valor do seu trabalho e ter o desejo de começar a comercializá-lo. Com essas 5 dicas vai ser fácil ser um criador no espaço da web3

1 – Escolha sua mídia 

Imagens estáticas são o formato mais comum nesse universo, entretanto, você pode explorar sua imaginação artística e vender até vídeos, músicas e outros formatos que a plataforma permitir. 

2 – Pense no valor da criação

Após a escolha do seu arquivo, pense no valor considerando o que está por trás do seu token colecionável. Por exemplo, um NFT relacionado a um fenômeno cultural tende a ser mais duradouro, com previsão de permanecer relevante por muito tempo.

3 – Conecte-se com pessoas que pensam parecido no espaço 

Networking é sempre importante e essencial para tornar seu nome e sua obra de arte conhecida. Plataformas on-line como Telegram, Discord e Twitter são ótimas opções para construir relacionamentos.

4 – Cultive sua comunidade

Construir networking ajuda a ter uma comunidade engajada em cima do seu NFT. Por isso, cultivar uma comunidade de NFTs permite que você tenha mais espaço. Invista em transmissões ao vivo, sorteios de prêmios e AMAs (ask me anything). 

5 – Construa sua marca pessoal

Sua marca pessoal é tão importante quanto a narrativa por trás do seu NFT. Uma marca pessoal forte ajuda no engajamento e apoio ao seu projeto, portanto, sua reputação é outro fator a ser trabalhado e explorado para que mais pessoas possam apoiar o seu projeto. 

Todas essas dicas vão ajudar a definir o sucesso de um NFT, ativo esse que está mudando o mundo da arte. Entretanto, isso leva tempo, dificilmente o artista se torna famoso de um dia para o outro, isso exige além do conceito do NFT uma dedicação para trabalhar o marketing pessoal e do token. 

Por que os NFTs estão mudando o mundo das artes? 

Além de transformar o mercado e tornar cada obra de arte única e colecionável, os tokens não fungíveis trazem como benefícios prova de propriedade, liberdade de emissão e imutabilidade dos registros. 

Esse mercado está mudando a forma como criamos, colecionamos e possuímos arte, pois gera uma conexão maior com o artista e o público geral. Os NFTs são bem mais inclusivos para artistas emergentes e conceitos de arte de nicho, isso permite que qualquer artista consiga criar um NFT fora das galerias e estruturas tradicionais.

Outro ponto é a eliminação de intermediários. Por meio dos marketplaces de NFT, o artista pode interagir diretamente com os usuários. 

Também existe a vantagem da transparência nas transações, que são todas registradas em blockchain, minimizando significativamente os riscos de falsificação. 

Outro ponto a se considerar quando falamos de tokens não fungíveis são as novas chances de inovar no espaço da arte e a facilidade de receber royalties sobre ela.

Os contratos inteligentes ajudam nos royalties de artistas

Os NFTs que “habitam” nas blockchains são gerenciados por contratos inteligentes (smart contracts), quando o artista dá início a um projeto e faz a emissão de NFTs, ele está configurando o código do contrato inteligente subjacente que decide as qualidades de seus ativos cripto. 

Quando o artista finaliza as configurações e coloca seu NFT à venda, toda vez que uma coleção é comprada, o proprietário recebe uma porcentagem do preço da venda. Os artistas podem escolher a porcentagem que querem receber por sua arte. 

Sendo assim, fica acessível para o artista criar um NFT, trabalhar com contrato inteligente de forma simples e poder determinar o quanto gostaria de receber pela sua obra de arte, além de conseguir receber royalties conforme o usuário vende sua arte para outra pessoa.

Entretanto, para seu NFT ter a oportunidade de sucesso, vale pensar bem no preço que será colocado para a venda do token, seja razoável com suas expectativas e não exagere no valor inicial. 

Refletir sobre esses conceitos e dicas apresentadas vão ajudar o artista a entrar para essa nova economia digital, revolucionar o mercado com suas obras de artes em NFT e a construir uma carreira como criador de tokens de sucesso.